Pular para o conteúdo principal

Junho Verde 💚


O mês de junho foi escolhido para ser o período de conscientização sobre as causas e tratamentos da escoliose. A condição nada mais é que a curvatura lateral da coluna vertebral, geralmente com forma de “S” ou de “C”. Ela afeta 3% da população mundial. 

O médico  Valmir Fernandes, ortopedista e membro titular da Sociedade Brasileira de Coluna (SBC), explica que a escoliose não é uma doença.  

"A a condição consiste em uma alteração para alguns dos lados da curvatura natural da coluna vertebral. É uma deformidade, podendo ou não ser acompanhada de rotação das vértebras", explica.

Os sintomas mais comuns da escoliose são ombros ou quadris que parecem assimétricos, coluna vertebral curvada para um dos lados e sensação de desconforto muscular. 

Existem vários tipos de escoliose, mas as mais comuns são: congênita, neuromuscular e idiopática.

"Na congênita, o problema é a má formação da da estrutura vertebral decorrente de um problema com a formação dos ossos da coluna vertebral (vértebras) ou de um problema de fusão dos ossos da coluna. A neuromuscular acomete o paciente após  doenças ou distúrbios que acometem o sistema nervoso central, os nervos e os músculos como paralisia cerebral ou muscular, sequela de doenças neurológicas (como a poliomielite) e distrofia muscular", afirma o médico.

Já a escoliose idiopática tem este nome por não possuir causa conhecida, não sendo possível determinar a origem do desvio da coluna. Ela é a mais agressiva quando não tratada e por isso justifica a necessidade da conscientização.

"Em síntese, a escoliose, se não for tratada, pode causar, junto com as disfunções estéticas, complicações cardiorrespiratórias e até musculoesqueléticas", alerta. 

O tratamento, contudo, envolve o uso de órteses e coletes, além da cirurgia. "Vai depender da idade óssea e do valor angular da escoliose. Até 20 graus, observamos. De 20 a 40 graus, utilizamos o colete. A partir de 40, indicamos a cirurgia", encerra doutor Valmir.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Fortalezenses

Publicado no Diário Oficial do Município de Fortaleza, o edital de convocação do primeiro chamamento do Concurso da Câmara de Fortaleza contempla 39 profissionais. O processo para a posse dos novos servidores inicia com a entrega de documentação entre os dias 7 e 14 de abril, seguindo para comparecimento à junta médica entre os dias 22 a 25 de abril. O anuncio da convocação foi realizado pelo presidente da Câmara de Fortaleza, Leo Couto (PSB). O concurso com oferta de 78 vagas efetivas na Casa, sendo 30 cargos para nível médio e outros 48 cargos para nível superior, foi realizado em abril de 2024. 🔹 A entrega de documentação segue o seguinte cronograma: Nos dias 7, 8 e 9/4: Agente Administrativo, Analista de Gestão de Pessoas, Contador, Engenheiro Civil. Nos dias 10, 11 e 14/4: Advogado, Analista de Informática, Analista de Comunicação Social, Pedagogo, Analista de Redação, Analista de Revisão, Consultor Legislativo (todas as áreas). 🔹 O comparecimento junta médica segue o seguinte ...

Futricas Culturais

 

Futricas Fortalezenses

A Rádio Fortaleza FM 90,7 apresentou de sexta-feira (28) a domingo (30/3/3035), a Série de três Reportagens 'Além do Hobbie: a Trajetória de Mulheres, que abraçaram o Esporte'. A Série fala de personagens femininas inseridas no Mundo Esportivo. Bruna Braga Corrida, Natação em Águas Abertas e Triathlon. Essas modalidades mudaram a vida das entrevistadas na Série.  Augusta Barbosa A contadora Augusta Barbosa, a pesquisadora Lívia Barreto e a empreendedora Bruna Braga têm algo em comum: a paixão pelo Esporte, que escolheram para a vida e que vai muito além de um Hobbie.  Livia Barreto Para a diretora da Rádio Fortaleza FM, Jocasta Pimental, a Série 'Além do Hobby', tem a proposta de mostrar mulheres, que têm três profissões diferentes.  Uma contadora, uma pesquisadora da Universidade Federal do Ceará (UFC) e uma empreendedora são mulheres, que encontraram no Esporte mais do que uma diversão, mais do que um Entretenimento. - O Esporte transformou a vida dessas mulheres. E c...