Há 11 anos anos morria Chico Anysio

 Eis o Arquivo Nirez para 23 de março, na História de Fortaleza:

  • 1884 - A Escola Normal instala-se na Rua Liberato Barroso, 525, esquina com Rua 24 de Maio, na então Praça Marquês do Herval (hoje Praça José de Alencar), em prédio próprio, projetado pelo engenheiro civil, austríaco, Henrique Foglare, construído pelo engenheiro Henrique Théberge, sendo executante o mestre pedreiro Francisco de Sousa Brasil. Fora criada pela Lei Provincial 1.790, de 21/12/1878. O local onde se instalou foi depois o Grupo do Norte da Cidade, Grupo Escolar José de Alencar, a Faculdade de Farmácia e Odontologia, a Faculdade de Medicina e desde 1987 é ocupado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional-IPHAN. A pedra fundamental havia sido lançada em 2/10/1881. Quando a Escola Normal saiu de lá, o prédio sofreu reforma em seu telhado e em toda a sua fachada. Em 23/12/1923, mudou-se para a Praça Figueira de Melo, para novo prédio, cuja construção havia se iniciado no dia 11/8/1922, na administração do presidente Justiniano de Serpa e sua inauguração, já na administração de Ildefonso Albano. Mas o prédio só foi concluído no Governo Revolucionário de 1933-1934. O Projeto foi do arquiteto José Gonçalves da Justa, no estilo flamengo moderno. Depois, a Escola Normal passou a denominar-se Escola Normal Pedro II (28/8/1925); Escola Normal Justiniano de Serpa (2/4/1939); Instituto de Educação do Estado do Ceará (7/2/1947); Instituto de Educação Justiniano de Serpa (6/1/1952); Colégio Estadual de Fortaleza (15/1/1960) sendo desmembrados os Cursos Primário e Normal que vão para prédio no bairro de Fátima, recebendo a denominação de Centro Educacional do Ceará; e hoje chama-se Colégio Estadual Justiniano de Serpa (26/1/1961).
  • 1891 - Assume, interinamente, o cargo de Capitão do Porto, o capitão-tenente Sabino de Azeredo Coutinho, quando o titular Raimue Forrtalezado de Melo Furtado de Mendonça deixou o cargo.
  • 1920 - Fundada oficialmente, depois de várias reuniões dos principais dirigentes do nosso futebol, entre eles Alcides Queijado, Alcides de Castro Santos, Clóvis Eduardo de Alencar Matos, Edmar Vilar, Eurico Salgado Duarte e Oscar Araripe, a Associação Desportiva Cearense-ADC, da qual faziam parte os clubes Bangu, Ceará Sporting Club, Guarany e Fortaleza Esporte Clube. Seu primeiro presidente foi Sílvio Gentil de Lima. Depois seria transformada em Federação Cearense de Desportos. Portanto 103 anos de fundação da hoje Federação Cearense de Futebol (FCF).
  • 1924 - Inaugura-se em Fortaleza mais uma Casa de Hospedagem, a Pensão Chic, da firma Holanda & Carmo, no Centro.
  • 1927 - Ocorre um assalto na Avenida Alberto Nepomuceno na hora do almoço, na agência do Loide Brasileiro, sendo levada grande importância em dinheiro.
  • 1932 - No Salão do Clube Iracema, no Palacete Ceará, a abertura da Exposição de Caricaturas do artista baiano Manuel Paraguassu que retrata com seu lápis mais de quinhentos vultos do meio social fortalezense.
  • 1944 - Assume a Capitania dos Portos do Ceará, o capitão de fragata Jorge Ferreira Landim, em substituição ao capitão de corveta Henrique César Moreira, que no dia 9 fora transferido para o comando do Destroier “Santa Catarina”.
  • 1944 - O 6º Corpo de Base Aérea passa a denominar-se Base Aérea de Fortaleza (BAFz). Portanto 79 anos de fundação da Base Aérea de Fortaleza.
  • 1945 - Instala-se, em Fortaleza, a Seção Cearense da Associação Brasileira de Escritores, sob a presidência do escritor Francisco Martins (Fran Martins).
  • 1953 - Inaugura-se a Praça Tenente Coronel Alfredo da Costa Weyne, em Parangaba, com a presença do prefeito Paulo Cabral, sendo a solenidade transmitida pelo Ceará Rádio Clube.
  • 1954 - Fundado, à noite, na sede do Náutico Atlético Cearense-NAC, o Clube dos Leões (Lions Clube de Fortaleza) organização internacional fundada em 1917 nos Estados Unidos. Presidiu a solenidade Nivaldo Navarro, membro da direção geral, que veio a Fortaleza com a finalidade de orientar a formação da referida agremiação. Os vinte e oito sócios fundadores elegeram a Diretoria provisória, que foi renovada em 30 de junho, a qual ficou assim constituida: Presidente, Edmilson Barros de Oliveira; 1º Vice-presidente, Frederico Maia; 2º Vice-presidente, Rocha Furtado; 3º Vice-presidente, José Dias de Macedo; Secretário, Antônio Carlos Campos de Oliveira; Tesoureiro, Pedro Coelho de Araújo; Diretor Social, Rui Caminha Barbosa; Animador, Stênio de Azevedo; Vogal (1º ano), Raimundo Vasconcelos de Arruda; Vogal (2º), Bichara Ibrain Safadi; Vogal 2º ano, Alvado de Oliveira Filho; e mais os companheiros Guilherme Lilienfeld, José Hugo Bastos de Oliveira, José da Rocha Furtado, Mário Câmara Vieira, Rômulo Ramos Siqueira (Rômulo Siqueira).
  • 1955 - Inaugura-se a Usina Termoelétrica do Mucuripe, do Serviço de Luz e Força de Fortaleza-Serviluz, para resolver o problema da energia elétrica em Fortaleza, realização da administração Paulo Cabral de Araújo. Daí o nome dado hoje ao bairro onde ficava a Usina.
  • 1958 - Após reforma reabre o Estádio Presidente Vargas (PV), com o torneio-início do Campeonato Cearense de Futebol, realizando-se um desfile dos clubes participantes.
  • 1967 - Inaugurada uma Placa, na Praça Barão de Aquiraz, com os seguintes dizeres: “Praça Marechal Otávio da Silva Paranhos. Inaugurada em 23 de março de 1967, sendo Prefeito municipal de Fortaleza o General Murilo Borges Moreira”.
  • 1970 - Criada pelo Decreto 4.845 a Escola de 1º Grau Francisco Nunes Cavalcante, na Rua 2, 561-1ª Etapa do Conjunto Prefeito José Walter Cavalcante.
  • 1971 - Assume a direção de Imprensa Oficial do Ceará-Ioce, em substituição a Nehemias Castelo Branco, Anastácio Martins Camelo.
  • 1972 - Fundada em Fortaleza a Cooperativa de Teatro e Artes-Cooperarte, iniciativa de Marcelo Costa e José Carlos Matos.
  • 1973 - Inaugurado o Terminal Rodoviário Engenheiro João Tomé, de Fortaleza, projeto do arquiteto Marrocos Aragão, no antigo bairro da Gameleira, entre o Bairro de Fátima e o Parreão, com a presença do ministro dos Transportes, Mário David Andreazza. Hoje está privatizada. Portanto 50 anos de fundação do Terminal Rodoviário Engenheiro João Thomé, em Fortaleza-Ceará.
  • 1974 - O prefeito de Fortaleza, Vicente Cavalcante Fialho sanciona Lei, dando o nome de Avenida José Limaverde à via em construção, à margem do Rio Ceará, ligando a Avenida Marechal Castelo Branco (Avenida Leste-Oeste) à Avenida Perimetral, homenagem ao radialista do antigo Ceará Rádio Clube.
  • 1977 - Inauguração da Casa do Leão, entidade que congrega os membros do Distrito L-15 do Lions Club, no momento que completa 25 anos de fundação. Seus representantes prestam homenagens ao fundador do Lions Club Centro, Edmilson Barros de Oliveira, emprestando seu nome ao auditório da Casa do Leão que está localizada na Rua Carlos Vasconcelos, 1481. A solenidade conta com a presença de numerosos convidados e familiares do homenageado, que além de fundar o primeiro Lions Club da região possui a comenda Leão 1 do Norte e Nordeste. Em nome da família, agradece a honraria o José Edmar Barros Oliveira.
  • 1983 - Morre, vítima de enfarte, o escritor Paulo Veras, com apenas 30 anos de idade.
  • 1988 - Inaugura-se a sede própria do Clube dos Empregados da Petrobras, na Avenida Dioguinho, 5530, Praia do Futuro, projeto do arquiteto Jaime Leitão.
  • 1988 - 35 anos da morte do médico pediatra cearense João Valente de Miranda Leão, professor Emérito da Universidade Federal do Ceará-UFC.
  • 1988 - 35 anos da morte do psicanalista e escritor Hélio Pellegrino.
  • 1993 - Instalação da Faculdade de Veterinária em prédio na Rua Princesa Isabel, 1236, esquina com Rua Meton de Alencar.
  • 1996 - Falece em Fortaleza, aos 83 anos de idade, o militar e deputado por cinco legislaturas, Cincinato Furtado Leite, cearense de Santana do Cariri nascido em 2/11/1912.
  • 2001 - 22 anos da morte vítima de insuficiência renal, aos 74 anos de idade, o vendedor pracista, rádio técnico e violonista José Maria Romanholi, que por muitos anos atuou no Programa “Coisas Que o Tempo Levou”, de José Limaverde, no Ceará Rádio Clube. Trabalhou por largo tempo na loja O Gabriel. Fez parte do Conjunto “Vocalistas Orientais”. Foi radioamador com prefixo PY7-VJA. Seu corpo foi velado na Capela do Cemitério Jardim Metropolitano, onde foi sepultado em 24 de março de 2001, às 11 horas. Era cearense de Fortaleza, onde nascera 4/2/1927.
  • 2001 - Lançado, às 19 horas, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, na Rua Dragão do Mar, 81, na Praia de Iracema, o livro Dragão do Mar e Seu Tempo, de autoria de Audifax Rios, com prefácio de José Blanchard Girão Ribeiro.
  • 2003 - Partida final do Campeonato Cearense de Futebol no Estádio Plácido Aderaldo Castelo-Castelão, quando o Fortaleza Esporte Clube sagra-se Campeão 2003 ao derrotar o Ferroviário Atlético Clube pela contagem de 2x1 jogando pelo empate. O Fortaleza Esporte Clube jogou com Jefferson; Erandir, Fernandão (Carlinhos) e Ronaldo Angelim; Sérgio (Chiquinho), Dude, Wendell, Alysson (Fabrício) e Marcos Paulo; Calmon e Clodoaldo. Técnico: Luís Carlos Cruz; o Ferroviário Atlético Cearense formou com Zezinho; André Luís, Aldemir, Marcos Aurélio e Júnior Cearense; Júnior Juazeiro (Renatinho), Édio, Pastor e Adriano Leite (Guedinho); Gil Bala (Júnior Jardel) e Adriano Silva. Técnico: Roberto Palmiéri. O árbitro da partida foi Manuel Moita tendo como Assistentes: Nogueira da Silva, Jorge Luís, Avelar Rodrigo e Gerson Silveira. O público presente foi de 26.400 (23.245 pagantes e 3.155 não pagantes)
  • 2006 - A Câmara Municipal de Fortaleza-CMFor realiza, à noite, solenidade de entrega da Medalha Boticário Ferreira ao desembargador Fernando Luís Ximenes Rocha. A homenagem é concedida pelos relevantes serviços prestados pelo desembargador na área jurídica no Estado do Ceará. Autoridades do Poder Legislativo, Executivo e Judiciário, além de representantes de órgãos e entidades da sociedade civil estiveram presentes à solenidade. Também esteve presente o presidente do Tribunal de Justiça do Estado, desembargador Francisco da Rocha Vítor. Os vereadores José Carlos Beserra Carvalho (Cacá) e Luiz Carlos Andrade Moraes (Lula Moraes) foram os autores do requerimento.
  • 2012 - 11 anos da morte, às 14h52, aos 80 anos, no Hospital Samaritano, no Rio de Janeiro-RJ, após meses de internamento, do multi artista, show man, pintor, escritor, humorista, radioator, locutor, dublador, produtor, roterista, ator, poeta, cantor e compositor Francisco Anysio de Oliveira Paula Filho (Chico Anysio) cearense de Maranguape, nascido em 12/4/1931. Mudou-se, com a família, para o Rio de Janeiro quando tinha seis anos de idade. Adolescente fez concurso para o Rádio iniciando-se cedo na profissão na Rádio Guanabara. Começou a gravar suas composições em 1953. Na Televisão iniciou em 1957 na TV Rio. O Velório é no Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Seu corpo é cremado no Cemitério do Caju e suas cinzas são metade jogadas na Serra de Maranguape, sua terra natal e a outra, para o estúdio do Projac da Rede Globo, em Jacarepaguá-RJ.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tidy Odonto

Futricas Fortalezenses