Futricas Fortalezenses


  • Arquivo Nirez para 7 de fevereiro na História de Fortaleza:
  • 1890 - Toma posse na direção da Estrada de Ferro de Baturité - EFB, interinamente, o engenheiro João Câncio Teixeira da Silva.
  • 1924 - Apresenta-se em concerto o flautista alemão Walter Schulz. No Theatro José de Alencar, com início às 20h30min.
  • 1928 - Surge a Loja Maçônica Fortaleza nº 3, em sessão realizada na Faculdade de Farmácia e Odontologia do Ceará, na Rua Barão do Rio Branco nº 309 (atual nº 1321), tendo como venerável Teodoro Cabral. Depois ela passou a funcionar na Avenida do Imperador nº 125.
  • 1933 - O Partido Republicano Conservador e a Aliança Liberal fundem-se no Partido Republicano Nacionalista. Eram seus dirigentes: Carvalho Lima, Vicente Alves Linhares, João Marinho de Albuquerque Andrade (João Marinho de Andrade), José Pompeu Pinto Acioli (José Acioli), Manuel Sátiro, Olavo Oliveira e Stênio Gomes da Silva.
  • 1938 - Fundado por Antônio Filgueiras Lima e Paulo Sarasate Ferreira Lopes, o Instituto Lourenço Filho (depois Colégio Lourenço Filho), funcionando em prédio na Rua Floriano Peixoto nº 963, entre a Rua Pedro Pereira e Rua Pedro I. Hoje é Faculdade e fica na Rua Barão do Rio Branco esquina com Avenida Domingos Olímpio.
  • 1943 - Morre, aos 40 anos incompletos, o guarda-livros e comerciante Jorge Vieira, cearense de Maranguape nascido a 01/03/1903.
  • 1947 - A Escola Normal Justiniano de Serpa passa a chamar-se Instituto de Educação do Ceará, pelo Decreto-Lei nº 2.007.
  • 1957 - Assume a direção da Faculdade de Medicina do Ceará, o professor José Waldemar Alcântara e Silva (Waldemar de Alcântara), primeiro diretor nomeado pelo presidente da República.
  • 1969 - Assume o novo Capitão dos Portos do Ceará. Em substituição ao capitão de fragata Luís Carlos de Faria Vecchio, entra o também capitão de fragata, Luís Carlos Veiga do Amaral.
  • 1970 - Inaugura-se oficialmente a Cervejaria Astra, com fábrica no Papicu, do Grupo J. Macedo.
  • 1973 - O farmacêutico cearense Eudson Veras Vieira falece, em São Paulo, onde se encontrava fazendo um curso de pós-graduação.
  • 1974 - Fechado o Centro de Abastecimento Duque de Caxias, por completa falta de higiene, como se não fosse possível a higienização. Ficou abandonado, transformando-se numa favela. Acontece sempre em Fortaleza: abandona-se o equipamento e depois de degenerado ao invés de sanear, destrói-se. Os equipamentos tanto federais, estaduais como municipais são descartáveis. E a população que sofra.
  • 1975 - Inaugurado o Instituto de Oncologia do Ceará, na Rua Major Facundo nº 1344, dirigido pelos médicos cancerologistas Paulo Ernesto Montenegro Cavalcante, Cândido Pinheiro de Lima, Francisco Álvaro de Andrade Neto, Manuel Albano Amora Filho e Francisco de Paula Fortaleza.
  • 1977 - Na presença do governador José Adauto Bezerra de Menezes é assinado o contrato entre a Companhia de Água e Esgoto do Ceará - Cagece e o Consórcio Pecal-Engenharia, Indústria e Comércio, de Fortaleza e Itapema Construção e Saneamento, do Rio de Janeiro, para construção do Interceptor Oceânico Leste.
  • 1984 - Anúncio de boas chuvas em todo o território cearense. Em Fortaleza, precipitação que mede 127 milímetros.
  • 1992 - Morre, em Fortaleza, o empresário Antônio Teixeira Leite, sócio da Livraria e Papelaria Educativa.
  • 1998 - Inaugurado oficialmente o novo Aeroporto Pinto Martins, isto é, a nova gare, no local da antiga estação, no Cocorote, obra executada pela Construtora Queirós Galvão S. A., tendo sido construída, para o acesso, uma nova avenida, ligando o bairro do Montese à BR-116, a Avenida Senador Carlos Jereissati, em cujo nº 2000 fica o aeroporto. O novo terminal tem uma área construída de 36mil m2, com quatro pavimentos, e possibilidade de atender 1.660 passageiros/hora, pátio que comporta 19 aeronaves, sendo sete conectadas diretamente às pontes de embarque (sanfonas) e estacionamento para mil veículos. O aeroporto é o mesmo. Infelizmente foi privatizado e perdeu o nome, chama-se atualmente Fortaleza Ayrport.
  • 2004 - Eleitos o Rei Momo e a Rainha do Carnaval para 2004. Renato Fagundes Diógens Viana, 120 quilos, 1,80m de altura., 24 anos de idade e Amanda Lopes Veloso, universitária do curso de Educação Física da Unifor, 18 anos de idade, 1,58m de altura e 58 kg foram eleitos em festa realizada no Oásis, promovida pela Associação dos Cronistas Carnavalescos do Ceará e a Funcet, com apoio da Federação das Agremiações Carnavalescas do Ceará. A corte momina também é composta pelo rei e rainha infantis Ranier Oliveira e Caroline Albuquerque, escolhidos no Teatro São José. Os reis do carnaval 2004 serão coroados no dia 14, durante o Baile da Saudade, no Náutico Atlético Cearense e farão a abertura oficial do carnaval de rua da Avenida Domingos Olímpio. Os reis infantis recebem a coroa e a faixa no baile infantil de carnaval do BNB Clube no mesmo dia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tidy Odonto

Futricas Fortalezenses