Arquivo Nirez

 Arquivo Nirez para 2 de dezembro na História de Fortaleza:


  • 1875 - Instala-se o Gabinete Cearense de Leitura, por Fausto Domingues da Silva e João da Rocha Moreira.
  • 1877 - Lançada a pedra fundamental do Asilo de Mendicidade, começado por subscrição pública, promovida por Joaquim da Cunha Freire, o Barão de Ibiapaba. Foi demarcado grande terreno no Outeiro, futura Aldeota, que recebe o nome de Praça Barão de Ibiapaba, que naquele local começou a erguer o Asilo de Mendicidade. Depois foi Praça do Asilo, Do Colégio Militar, Benjamin Constant, e hoje é Praça da Bandeira, conhecida por “Praça do Cristo-Rei” por nela ficar a Igreja do Cristo Rei.
  • 1886 - Inaugura-se o ramal da linha de bondes de tração animal que vai até o matadouro público.
  • 1904 - Morre, na madrugada, em Fortaleza, aos 37 anos de idade, o lazarista Alfredo Otoni de Carvalho, vice-reitor do Seminário de Fortaleza. Era mineiro de nascimento.
  • 1923 - Partem, da frente da sede da Fênix Caixeiral, na Praça Marquês do Herval (hoje Praça José de Alencar), os escoteiros cearenses Manuel Bastos de Oliveira, José Limaverde Sobrinho e Artur Batista Nepomuceno, com o intuito de tentar travessia, a pé, por nove estados, indo até São Paulo.
  • 1937 - Acontece nova sessão do Aero-Clube do Ceará, que elege nova diretoria, tendo na presidência o capitão José Sampaio de Macedo.
  • 1937 - Determinado, pelo Decreto-Lei nº 37, de Getúlio Vargas, a dissolução de todos os partidos políticos do País.
  • 1938 - Ocorre a abertura da I Feira de Amostras do Ceará, na Praça José de Alencar, com mais de 80 expositores, sendo inaugurada pelo interventor Francisco de Menezes Pimentel.
  • 1939 - Funda-se o Clube Recreativo Pedro Jorge Frassati, formado por moços católicos. Aconteceu no Restaurante Ramon, na Praia de Iracema, com a presença do Padre Geminiano Bezerra de Menezes.
  • 1941 - Funda-se em Fortaleza o Centro Espírita União e Caridade Francisco de Assis, por Olívio Silva, Francisco Inácio da Ponte, Guiomar Pires, Aníbal Justa, Francisco Emídio e Mafina Feitosa, na Rua Barão do Rio Branco nº 1741, que hoje tem sede própria na Rua Senador Catunda nº 117, esquina com Rua Confúcio Pamplona, no Benfica.
  • 1942 - Instala-se, no quartel da Polícia Militar do Ceará, o 29º Batalhão de Caçadores (29ºBC), sob o comando do tenente-coronel Luís Batista, criado exclusivamente para o período da guerra. O batalhão da polícia mudou-se provisoriamente para o quartel de Barro Vermelho (Antônio Bezerra).
  • 1945 - Realizam-se, na mais perfeita ordem, e com grande afluência de eleitores, as eleições em Fortaleza, para Presidente da República, Senador e Deputado Federal, as primeiras depois da ditadura do Estado Novo. Os candidatos à Presidência da República foram: Brigadeiro Eduardo Gomes (União Democrática Nacional - UDN), Eurico Gaspar Dutra (Eurico Dutra) (Partido Social Democrata - PSD), Yedo Fiuza (Partido Comunista do Brasil - PCB) e Mário Rolim Teles (Partido Agrário Nacional - PAN). O resultado no estado do Ceará foi: Brigadeiro Eduardo Gomes, 164.682 votos (51,66%); General Eurico Gaspar Dutra, 108.363 votos (37,94%); Yedo Fiuza, 12.543 votos (4,39%) e Mário Rolim Teles, 7 votos (0,02%), mas em todo o país o vencedor foi o general Eurico Gaspar Dutra (Eurico Dutra). Para o Senado foram eleitos Plínio Pompeu e Olavo Oliveira (UDN-PPS). Concorreram também Francisco de Menezes Pimentel (PSD) e César Cals de Oliveira (PSD) e ainda Luís Carlos Prestes e Jeová Mota (PCB).
  • 1946 - O terreno que fica no bairro de Rodolfo Teófilo, entre a Rua Francisca Clotilde, Rua Gustavo Braga, Rua Frei Marcelino e Rua Tavares Iracema, que é uma praça de esporte em frente ao Grupo Antônio Sales, recebe o nome de Praça Manuel Francês.
  • 1946 - Na administração do prefeito Romeu Coelho Martins (Romeu Martins), a praça existente em frente à Igreja de Santa Teresinha, no Arraial Moura Brasil, recebe a denominação oficial de Praça Araripe Júnior, embora o povo a chamasse de “Praça Santa Teresinha”. Com a abertura da Avenida Presidente Castelo Branco (Avenida Beira-Mar), a praça desapareceu, restando apenas a igrejinha.
  • 1947 - Eleito diretor da Faculdade de Medicina do Ceará, pelo Instituto de Ensino Médico, o médico Jurandir Marães Picanço (Jurandir Picanço).
  • 1947 - Morre, às 4h30min, aos 80 anos de idade, o engenheiro civil, historiador e escritor João Franklin de Alencar Nogueira (João Nogueira), autor do livro Fortaleza Velha. Era cearense de Fortaleza nascido em 25/10/1867 e membro efetivo do Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico). Por lei municipal foi dada a uma rua de Fortaleza seu nome, mas nunca foi aplicada.
  • 1949 - Instala-se a primeira empresa de recauchutagem e regeneração de pneus de Fortaleza, a Tyresoles do Ceará Ltda., na Rua José Avelino 226, de J. Gentil Barbosa & Companhia.
  • 1952 - Fundada em nossa Capital, na sede do Centro dos Retalhistas, em assembleia, a que compareceu elevado número de sócios-fundadores, a União de Defesa das Classes Produtoras, sendo os trabalhos presididos pela diretoria provisória, ali aclamada, integrada por presidente - Almir Rodrigues; vice-presidente - Patriolino Ribeiro; secretário - Eliseu de Sousa Pereira; e tesoureiro - Vicente Sales Linhares.
  • 1954 - Toma posse no cargo de diretor geral do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas - DNOCS, o engenheiro Elísio Carlos Dale Coutinho, que substitui o engenheiro Domingos Rômulo da Silva Gomes.
  • 1954 - A Lei municipal nº 903 dá o nome de Rua Grijalva Costa a uma via de Fortaleza, proposta do vereador Luciano Campos de Magalhães (Luciano Magalhães) (UDN).
  • 1958 - Inaugura-se, em Fortaleza, uma agência do Banco Hipotecário do Lar Brasileiro, na Rua Major Facundo, 303.
  • 1960 - Criada, pela Resolução nº 96, a Estação de Biologia Marinha, hoje Laboratório de Ciências do Mar - Labomar, na categoria de Instituto aplicado.
  • 1970 - Grava depoimento para o Museu Fonográfico do Ceará (Arquivo Nirez) o compositor e maestro pernambucano Nelson Heráclides Alves Ferreira (Nelson Ferreira), entrevistado pelo locutor Aldemar Paiva, no Recife.
  • 1971 - Com a presença dos governadores do Ceará, Piauí e Maranhão, além do presidente do Superior Tribunal do Trabalho, ministro Hélio Monteiro, é inaugurada a nova sede do Tribunal Regional do Trabalho - TRT, na Avenida Santos Dumont nº 3384. Expressando o pensamento daquela corte falou o juiz Francisco Osmundo Pontes.
  • 1972 - Na Guanabara, morre, aos 86 anos de idade, o jornalista Tancredo de Araújo Moraes (Tancredo de Moraes), alagoano que fez jornalismo no Ceará.
  • 1973 - Morre, aos 61 anos de idade, o médico pediatra e político de esquerda Alísio Borges Mamede (Alísio Mamede), fundador da Sociedade Cearense de Pediatria. Exerceu o mandato de vereador de 1947 a 1950 chegando a ocupar a presidência da casa. Era filho do farmacêutico Mário Borges Mamede, da antiga Farmácia Mamede. Foi sepultado no Cemitério de São João Batista no dia seguinte. Era nascido em Fortaleza a 05/05/1912. Existe hoje uma rua com seu nome na Varjota e Mucuripe.
  • 1973 - Ocorre o primeiro final de competição no Estádio Plácido Castelo “Castelão”, quando o Sport Club Maguari vence o América Futebol Clube, sagrando-se campeão do Torneio Breno Vitoriano.
  • 1975 - Choque entre um ônibus e um trem, no Jacarecanga, deixa quatro mortos e 23 feridos.
  • 1975 - A Avenida Capistrano de Abreu volta a ser Avenida João Pessoa. O prefeito de Fortaleza, Evandro Ayres de Moura, sanciona lei restabelecendo a antiga denominação da via que vai da Rua Padre Cícero até Parangaba, alterando, assim, lei de 1960 que oficializava o nome de Avenida Capistrano de Abreu. É que o historiador cearense já estava homenageado ao ser nome de uma das praças de Fortaleza, a antiga Lagoinha.
  • 1976 - Iniciada a demolição da Igreja Presbiteriana, na esquina da Rua Sena Madureira nº 840 com Rua Pedro Borges, que foi vendida a Clóvis Rolim, do grupo C. Rolim. Na ocasião foi encontrada a Pedra Fundamental com a data de 12/10/1898.
  • 1977 - Às 17h instala-se, no Centro de Convenções, a Academia Cearense de Língua Portuguesa, tomando posse a primeira diretoria, que tem na presidência o professor Hélio de Sousa Melo (Hélio Melo); primeiro vice-presidente, José Rebouças Macambira; segundo vice-presidente, Itamar de Santiago Espíndola (Itamar Espíndola); primeiro secretário, José Alves Fernandes; segundo secretário, Myrson Melo Lima (Mirson Lima); primeiro tesoureiro, Itamar Macedo; segundo tesoureiro, Hamilton Andrade; e diretor de publicações, Abdias Lima.
  • 1978 - Grava depoimento para o Museu Cearense de Teatro de Ricardo Guilherme e para o Arquivo Nirez, o teatrólogo Pascoal Carlos Magno.
  • 1980 - Inaugurado, pelo governador Virgílio de Moraes Fernandes Távora (Virgílio Távora), o Museu da Imagem e do Som - MIS, da Secretaria de Cultura do Estado, que ficava no prédio da própria secretaria, o mesmo da Biblioteca Pública Menezes Pimentel, na Avenida Marechal Castelo Branco (Leste-Oeste) nº 255, na Praça do Cristo Redentor. Ali ficou até 1986. Hoje está na Avenida Barão de Studart.
  • 1984 - Morre, vítima de desastre automobilístico, o escritor Yehudi Bezerra.
  • 1987 - Morre em Caucaia, onde nascera em 09/11/1899, aos 88 anos de idade, o ex-deputado, tenente do Exército Edson da Mota Corrêa, o “Tenente Edson”, que foi constituinte de 1947 e presidente da Assembleia Legislativa em 1957, vítima de edema pulmonar agudo.
  • 1989 - Incêndio criminoso destrói três armazéns de cereais na Rua Meton de Alencar, na Praça Paula Pessoa, em frente ao Mercado São Sebastião.
  • 1999 - Fecham as Lojas Paraíso, após mais de 12 anos de atividades, em virtude da decretação de sua falência.
  • 2000 - O Grupo Ângelo Figueiredo perde seu Diretor-Presidente, quando morre Djanir Figueiredo.
  • 2004 - O Secretário de Educação do Município, Paulo de Melo Jorge Filho (Paulo Petrola), morre vítima de aneurisma da aorta. Ele passou mal durante a solenidade do programa Linguagem das Letras e dos Números, desenvolvido pela Secretaria da Ciência e Tecnologia - Secitece, no Centro de Convenções após emocionado discurso que proferiu. Foi levado ao Hospital São Mateus mas não resistiu. Paulo Petrola era escritor, ex-reitor e professor de Filosofia da Universidade Estadual do Ceará - UECE. Seu sepultamento ocorre no dia seguinte, à tarde, no Cemitério São João Batista, após ser velado na Funerária Ternura, Rua Padre Valdivino nº 2255, na esquina com a Rua Tibúrcio Cavalcante e na UECE.
  • 2004 - A historiadora e escritora Valdelice Carneiro Girão recebe o título de Cidadã de Fortaleza em sessão da Câmara Municipal. de Fortaleza realizada no Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico), onde a homenageada é sócia efetiva,. na Rua Barão do Rio Branco nº 1594, na Praça do Carmo.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Fortalezenses

Tidy Odonto

Futricas Fortalezenses