Arquivo Nirez

Eis o Arquivo Nirez para 22 de Novembro na História de Fortaleza:

1877 - O comerciante Joaquim da Cunha Freire (Barão de Ibiapaba) faz doação da quantia de dez contos de réis e de um terreno entre a Rua do Sol (Rua Costa Barros), Rua Dona Leopoldina, Rua da Soledade (Rua Nogueira Acioli) e Rua do Colégio das Órfãs (Avenida Santos Dumont), para a construção de um prédio destinado a um Asilo de Mendicidade. O prédio foi construído, mas a tal entidade nunca funcionou. Depois de dois anos de abandono, o prédio foi doado pelo Presidente do Ceará ao Governo Federal para instalação da Escola Militar, que funcionou de 1889 a 1897, passando a ser ocupado pelo Colégio Nossa Senhora de Lourdes. Lá esteve, de 1911 a 1917, a Força Pública do Estado. Em 1917 foi ocupado pelo 9º Regimento de Artilharia Montada que ficou até 1919. Com a criação do Colégio Militar o prédio foi entregue a ele, que em 1938 foi transformado em Colégio Floriano, ficando ali até 1941. Em 1942, foi criada a Escola Preparatória de Fortaleza, que foi extinta em 1961, quando foi restabelecido o Colégio Militar que iniciou suas atividades em 1962.
1882 - Instala-se em Fortaleza, no sobrado na esquina da Rua Floriano Peixoto com Rua Dr. João Moreira, o Grande Hotel do Norte, de Silvestre Rendall, que no mesmo ano recebeu como hóspede ilustre o libertador José Carlos do Patrocínio (José do Patrocínio) e sua esposa D. Maria do Patrocínio. Depois o hotel pertenceu ao francês Norberto Paulo Golignac (Norberto Golignac). O prédio construído em 1872 abrigou a Sociedade União Cearense e foi alugado pelo Correio em 04/03/1895 que lá ficou até 1935 quando se mudou para sede própria e o prédio foi vendido a Light, que nacionalizada em 1948 passou a ser Serviluz, Conefor, Coelce, no correr do tempo. Em abril de 2001 desmoronou-se parcialmente e no final do ano foi adquirido pela Federação das Indústrias do Estado do Ceará - FIEC.
1904 - O comerciante português João de Pontes Medeiros (Coronel João Pontes) adquire de Gerson Gradhvoll 620 ações da Empresa Telefônica do Ceará assumindo o controle acionário da mesma.
1909 - O advogado Manuel Matos Corrêa de Menezes assume o cargo de Chefe de Polícia do Estado.
1922 - Instala-se em Fortaleza, a oficina de alfaiataria de Venâncio Moura & Irmão, firma composta por Venâncio Pereira de Moura e Domingues Pereira de Moura, a Alfaiataria Moura, na Travessa da Boa Vista (Rua Floriano Peixoto) nº 8 (antigo).
1930 - Inauguração do prédio do Vacinogênio Rodolfo Teófilo. Na ocasião discursou o interventor Manuel do Nascimento Fernandes Távora.
1935 - Funda-se em Fortaleza, por iniciativa do musicólogo Francisco Paurilo Barroso, a Sociedade de Cultura Artística, instalada no dia 30.
1937 - Assume o comando do 23º Batalhão de Caçadores - 23BC, o coronel Alípio de Almeida Nunes.
1939 - São afixadas as placas da Avenida Barão de Studart, ligando a Praia de Iracema ao Alto da Balança.
1942 - Inaugurado o Preventório Eunice Weaver ou Educandário Eunice Weaver, estabelecimento de ensino para filhos de hansenianos asilados na Colônia Antônio Justa, no Maracanaú, com a presença da homenageada Eunice Weaver, presidente da Federação das Associações de Assistência aos Lázaros e Defesa Contra a Lepra. A bênção foi oficiada por Dom Antônio de Almeida Lustosa, Arcebispo Metropolitano de Fortaleza.
1943 - Incêndio destrói, à noite, a Mercearia J. Mitoso, da firma Viúva J. Mitoso & Filho, na esquina da Rua Senador Pompeu com Rua Senador Alencar.
1947 - Inaugura-se a sede provisória do Clube Líbano Brasileiro - seção do Ceará, na Avenida Santos Dumont nº 1028, na Aldeota.
1951 - Criado, pela Lei nº 1153, o distrito de Mondubim, hoje bairro. Até então era um lugarejo nascido da estação de trem da antiga Estrada de Ferro de Baturité, depois Rede de Viação Cearense - RVC e, posteriormente, Rede Ferroviária Federal Sociedade Anônima - RFFSA.
1952 - Instalado o Vice-Consulado do Líbano no Ceará, que tem como primeiro titular o comerciante Aziz Ary, dentro das comemorações de aniversário da independência da República do Líbano, com a presença do general Humberto de Alencar Castelo Branco, comandante da Décima Região Militar: desembargador Humberto Damasceno, presidente do Tribunal de Justiça; advogado Vilebaldo Monteiro, representante do Governador do Estado; Clóvis de Alencar Matos, representante do Prefeito; coronel Amangá, comandante da Escola Preparatória; e representantes dos órgãos consulares. Usaram da palavra inicialmente, no transcurso da magnífica recepção, Pedro Lazar, presidente do Clube Líbano Brasileiro, e Aziz Ary, primeiro vice-cônsul libanês. Falou em seguida o sr. Tufic Safady, membro do Conselho Diretor do Clube Libanês da capital da República.
1954 - Morre, às primeiras horas da madrugada, aos 79 anos de idade, o banqueiro e homem público, Adolfo Gonçalves da Siqueira (Adolfo Siqueira), funcionário do Banco do Brasil S.A., onde exercia as funções de chefe de secção de cobranças, e que já foi prefeito e vereador em Fortaleza, em 1923, bem como Presidente da Câmara Municipal de Fortaleza. Também trabalhou no Banco Frota Gentil, por 44 anos, tornando-se acionista. Era cearense de Fortaleza nascido em 12/10/1874. Hoje é nome de Rua no Joaquim Távora.
1958 - Os Diários Associados do Ceará, com seus jornais Unitário e Correio do Ceará, inauguram a nova máquina impressora, a rotativa Goss, de fabricação norte-americana. As redações e oficinas dos dois diários ficava na Rua Senador Pompeu n.º 856/864.
1961 - Fundada em Fortaleza a Agripec, hoje Agripec Química e Farmacêutica S. A.
1961 - Na Assembleia Legislativa acontece sério incidente entre os deputados Edísio Meira Tejo e Antônio de Oliveira Castro (Antônio Castro), tendo este disparado 5 tiros no outro que saiu ileso.
1964 - Morre, no Estado do Rio de Janeiro, advogado Thompson Soares Bulcão (Tompson Bulcão), que foi secretário de Polícia e Segurança Pública na gestão de Acrísio Moreira da Rocha. Hoje é nome de Rua no Luciano Cavalcante. Nascera em Uruburetama, em 28/02/1892.
1966 - Os jornais divulgam a íntegra do Decreto-lei nº 66, do dia anterior, que cria o Instituto Nacional de Previdência Social - INPS, que congregará todos os antigos institutos previdenciários. Os institutos extintos são: Instituto de Aposentadoria e Pensões dos Marítimos - IAPM; Instituto de Aposentadoria e Pensões dos Comerciários - IAPC; Instituto de Aposentadoria e Pensões dos Bancários - IAPB; Instituto de Aposentadoria e Pensões dos Industriários - IAPI; Instituto de Aposentadoria e Pensões dos Empregados em Transportes e Cargas - IAPETC; e Instituto de Aposentadoria e Pensões dos Ferroviários e Empregados em Serviços Públicos - IAPFESP.
1976 - O Diário Oficial do Município - DOM nº 6.039A publica a Lei nº 4.779, do dia 16, cria o Largo dos Engenheiros Agrônomos, entre a Rua Padre Guerra e a Rua Humberto Monte, na Bela Vista. Com o alargamento da Avenida Humberto Monte a praça desapareceu.
1976 - O neurocirurgião Djacir Figueiredo, cearense, considerado um dos mais importantes do Brasil na especialidade, por ocasião do XI Congresso Brasileiro de Neurocirurgia, realizado em Gramado, RS, assume a presidência da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia - S.B.H, devendo dirigir os destinos da mesma no período de 1977/1978.
1977 - Recebe a Medalha Carlos Gomes da Ordem dos Músicos do Brasil - Regional do Ceará, o professor Antônio Gondim de Lima, autor da melodia do Hino de Fortaleza.
1978 - Dado à pracinha do Conjunto Habitacional Marajó o nome de Praça Lauro Matos Pereira. Fica na Maraponga, entre a Rua Inglaterra e a Avenida Cambará.
1979 - Morre, em Buenos Aires, vítima de colapso cardíaco, aos 72 anos de idade, o romancista e cronista Joaquim Braga Montenegro, membro da Academia Cearense de Letras - ACL, e do Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico). Nascera em Maranguape, em 28/02/1907.
1986 - O governo federal anuncia uma nova moeda, o Cruzado II.
1992 - Chega no Aeroporto Pinto Martins o herdeiro do trono brasileiro, príncipe Dom Luís de Orleans e Bragança, sendo recepcionado pelos monarquistas da terra.
1994 - O violonista José Menezes de França, conhecido também por José Cavaquinho, cearense radicado no Rio de Janeiro, grava depoimento para o Arquivo Nirez, com a presença do compositor e produtor Calé Alencar.
1995 - Recebem a Medalha Lauro Maia, da Fundação Cultural de Fortaleza, o pesquisador Miguel Ângelo de Azevedo (Nirez), o cantor e compositor Antônio Carlos Gomes Belchior Fontenele Fernandes e o professor Antônio Gondim de Lima (in memoriam) no Anfiteatro Lauro Maia. Fala em nome dos agraciados, o compositor Belchior que por sinal só falou em seu próprio nome. Ignorando os outros agraciados.
1996 - Recebe a Medalha Lauro Maia, na Fundação Cultural de Fortaleza, o pesquisador Christiano Câmara.
2004 - A Lei n.º 13.539, institui a Medalha Maestro Alberto Nepomuceno com que o Governo do Estado do Ceará, por intermédio da Secretaria da Cultura distinguirá personalidades eminentes que haja, direta ou indiretamente, prestado serviço à causa da Cultura, na área da música, em qualquer de suas manifestações, no Estado do Ceará ou pelo Estado do Estado do Ceará.
2006 - Toma posse, como membro do Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico), o professor Ednilo Gomes de Porto Soárez (Ednilo Soárez), eleito para a cadeira antes ocupada pelo médico José Borges de Sales, sendo saudado pelo presidente da agremiação, escritor Manuel Eduardo Pinheiro Campos (Eduardo Campos). A solenidade tem lugar na sede do Instituto, na Rua Barão do Rio Branco nº 1554, na Praça do Carmo.
2006 - Às 19h30min a entrega da Medalha Lauro Maia à Rádio Universitária FM, à professora Vanda Ribeiro Costa, ao compositor Luís Gonzaga Assumpção (Luís Assunção) in memoriam, requerimento do vereador Guilherme Sampaio, no plenário da Câmara Municipal de Fortaleza, na Rua Thopson Bulcão nº830, no Luciano Cavalcante.
Pode ser uma imagem de texto que diz "Ο dia de hoje na história de FORTALEZA"
Raimundo Gomes e 1 outra pessoa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tidy Odonto

Futricas Fortalezenses