Futricas Fortalezenses

Eis o Arquivo Nirez para 14 de agosto na História de Fortaleza.
  • 1894 - Chega em Fortaleza o poeta Raimundo Correia.
  • 1898 - O jornal crítico, literário e noticioso "A Capital", sai pela primeira vez, impresso pela Tipografia Minerva, na Rua da Assembleia, 41. Eram redatores Juarez Amaral e Geminiano Bezerra. Apesar de anunciar sair duas vezes por mês, não passou do primeiro número.
  • 1910 - Inaugura-se a Igreja dos Remédios (Igreja de Nossa Senhora dos Remédios), na antiga avenida do Benfica, atual Avenida da Universidade. Foi levantada por promessa feita pelo comerciante português João Antônio do Amaral, que doou o terreno, mas não viu a igreja pronta, pois faleceu logo depois da doação (cinco de maio de 1878). Sua esposa, dona Maria Corrêa do Amaral, tomou a frente da empreitada e assentou a pedra fundamental, em oito de dezembro de 1878, às 17 horas, já em terreno doado por Joaquim Álvaro Garcia. A construção demorou muito e sua inauguração deu-se em 1910, embora o templo já funcionasse desde o início do século. Em 31 de maio de 1917, houve a entrega do templo aos Padres Lazaristas. Em 1934, passou a ser paróquia, no arcebispado de Dom Manuel, e o primeiro pároco foi o padre Guilherme Vaessen. Até 1926, a igreja era só a nave central, mas em 1927 foram inaugurados os dois corredores laterais, custeados pelo benfeitor José Gentil Alves de Carvalho, e a colocação do relógio de quatro faces na torre da igreja, vindo da torre do Cristo Redentor. Em 1936, houve uma grande reforma que mexeu com as colunas internas.
  • 1910 - Morre, em Juazeiro do Norte, aos 67 anos de idade, professor latinista, abolicionista José Joaquim Teles Marrocos (José Marrocos), cearense do Crato nascido em 26 de novembro de 1842.
  • 1912 - Fundada em Fortaleza a Ordem da Cruz Vermelha, com o fim de pugnar em prol das classes desamparadas, que hoje são chamadas de excluídos.
  • 1912 - Encerrado o concurso de elegância do Jornal do Ceará, que elege Olindina Montezuma (com 1.460 votos), Cecy Cruz (1.319) e Laura Monte (1.015).
  • 1913 - Instalada a agência do Banco do Brasil em Fortaleza, sob a direção do Conselheiro João Alfredo Correia de Oliveira, numa casa na Rua Barão do Rio Branco, tendo como gerente Francisco Barbosa de Paula Pessoa, passando em julho de 1914 para o Palacete Brasil; na Rua General Bezerril na Praça General Tibúrcio; em 1925, foi para a esquina da Rua São Paulo com Rua Floriano Peixoto nº 434, em sede própria; e em sete de março de 1942 para outra sede própria, na Praça Valdemar Falcão (hoje agência metropolitana José de Alencar) e finalmente para a Avenida Duque de Caxias, esquina com Rua Barão do rio Branco, na Praça do Carmo.
  • 1931 - Transita por Fortaleza de regresso de viagem pela América do Norte, o jornalista Austregésilo de Ataíde, redator dos Diários Associados.
  • 1932 - Reinaugurado o Cine Politeama, com filmes mudos e preço dos ingressos mais baixos.
  • 1940 - Desembarca, no Campo de Aviação do Alto da Balança, em Fortaleza, o general João Mascarenhas de Moraes. Em seguida, é realizada, na Praça do Ferreira, manifestação popular promovida pela Associação dos Merceeiros. À noite, Mascarenhas de Moraes é homenageado com banquete, no Ideal Clube, pelo interventor do Federal no Ceará, Francisco de Menezes Pimentel.
  • 1941 - Assume o comando geral da Força Policial do Estado (hoje Polícia Militar do Ceará), o capitão do Exército, Luís Abner de Sousa Moreira.
  • 1941 - Grande incêndio destrói a fábrica de bebidas de P. S. Costa.
  • 1941 - Realiza-se, no Clube Iracema, gentilmente cedido por seu presidente, Clóvis Eduardo de Alencar Matos, reunião para fundação da Sociedade Rádio Philips do Ceará. Na ocasião são discutidos os estatutos do nova sociedade.
  • 1944 - Fundado, em Fortaleza, o Aloha Clube, com festas no estilo havaiano.
  • 1945 - Todo o mundo regozija-se com a derrota final do Japão e consequente final da Segunda Guerra Mundial e Fortaleza não foge à regra.
  • 1954 - Homologada no Teatro José de Alencar a candidatura de Armando Ribeiro Severo Falcão para o governo do Estado pelo Partido Social Democrático-PSD, Partido Social Progressista-PSP e Partido da Representação Popular-PRP.
  • 1960 - Inaugurada, na Rua Guilherme Rocha, a loja Abarama, filial da loja Ocapana, de Francisco de Assis Fernandes Vieira.
  • 1961 - Morre, em Fortaleza, vítima de colapso cardíaco, o comerciante Américo Lopes de Oliveira, proprietário da loja A Rainha da Moda.
  • 1968 - Inaugurada, nas dependências da Secretaria de Turismo da Prefeitura Municipal de Fortaleza, localizada no Parque da Liberdade, o Salão Antônio Bandeira, (Hoje Galeria Antônio Bandeira), que depois mudaria para subterrâneo na Praça do Ferreira e hoje está no Centro de Referência do Professor, no antigo Mercado Público.
  • 1972 - Circula o último número do jornal "Gazeta de Notícias", como diário, matutino fundado por Antônio Luís de Drumond Miranda (Antônio Drummond) em 1927. Depois saiu como semanário, pertencendo à Editora Gazeta Ltda., com capitais da Empresa Jornalística O Povo S. A. e J. Macedo S. A. Posteriormente passou a suplemento semanal do jornal O Povo.
  • 1974 - Falece, às 23h05, aos 88 anos de idade, no Aspirantado Salesiano de Carpina, em Carpina, PE, o ex-arcebispo Metropolitano de Fortaleza, dom Antônio de Almeida Lustosa, sendo sepultado na Cripta da Catedral Metropolitana de Fortaleza. Era membro do Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico). Era natural de São João Del Rei, onde nascera em 11 de fevereiro de 1886.
  • 1974 - Inaugurada a Escola de 2º Grau Marvin, na orla marítima do bairro de Nossa Senhora das Graças, doação da família Marvin, representada por Morris Edward Marvin e Howard Burton Marvin, fundadores da Brasil Oiticica S. A. Sua construção iniciou-se em três de janeiro de 1974, projeto de Antônio Carlos Aires Medina, com área coberta de 5 mil metros quadrados. iniciou suas atividades escolares em três de fevereiro de 1975.
  • 1980 - Morre, à tarde, em Fortaleza, aos 48 anos de idade, o jornalista Flávio Manuel Barros da Ponte, chefe de Reportagens, redator e secretário do jornal “O Povo”, Chefe de Gabinete da Secretaria de Obras e Serviços Públicos do Estado. Ganhou o “Prêmio de Reportagem”, instituído pela Associação Cearense de Imprensa, nos anos de 1974, 1976 e 1977, com os trabalhos: “Turismo, opções ocultas”, “Os crimes insolúveis”, “Quem matou Zemilton” e “Secas”. Natural de Tucunduba, Caucaia, onde nascera a sete de janeiro de 1932. É hoje nome de praça na Aerolândia.
  • 1980 - Preso em Fortaleza o estrangeiro William “Bill” Coachmson Huber, acusado de fazer comércio com crianças recém-nascidas.
  • 1990 - Por determinação do governador Tasso Ribeiro Jereissati é afastado, pelo comandante da Polícia Militar do Ceará, o comandante do policiamento da Capital, coronel José James Pereira de Araújo, em virtude do uso de violência policial durante despejo de invasores em terreno da Lagoa Redonda, sendo substituído pelo coronel Hamílton Rocha.
  • 1992 - Inauguração do Centro Integrado de Educação e Saúde Professor Luís Recamonde Capelo, na Rua Maria Quintela, s/nº , no Bom Sucesso.
  • 2002 - Falece, vítima de complicações respiratórias, associadas ao quadro de hipertensão e diabetes, aos 64 anos de idade, em Fortaleza, o maître João Batista de Sousa, conhecido carinhosamente como maître Batista. Seu corpo é sepultado no dia seguinte, ao meio-dia, no Cemitério Jardim Metropolitano.
  • 2003 - O publicitário Nazareno de Freitas morre, às 10h30, vítima de um Câncer na garganta. Advogado por formação, Nazareno iniciou sua carreira publicitária na Rádio Dragão do Mar e depois trabalhou nos jornais O Estado, Tribuna do Ceará e Diário do Nordeste, onde até recentemente assinava a coluna Mundo dos Negócios. Nazareno é enterrado no final da tarde no cemitério Parque da Paz. Tinha 64 anos de idade.
  • 2007 - Morre, após mais de cem dias de hospitalização, o ex-deputado federal, historiador e escritor Marcelo Caracas Linhares, membro do Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico). Seu corpo é velado na Funerária Ternura, na Rua Padre Valdivino, 2255, na esquina com a Rua Tibúrcio Cavalcante e 24 horas após cremado. Nascera em 15 de março de 1924.
  • 2008 - Morre, pela manhã, o general Manoel Theophilo Gaspar de Oliveira Neto. Estava internado há 15 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Militar de Fortaleza e faleceu em consequência de falência múltipla de órgãos. O corpo é velado no Memorial do 10º Grupo de Artilharia de Campanha - GAC e o sepultamento acontece às 11 horas do dia seguinte no Cemitério São João Batista. O general Manoel Theophilo nascera em Fortaleza, em 27 de junho de 1924. Ingressou no Exército como aspirante em 1947. Em 1955, estudou na Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais-EsAO do Rio de Janeiro e voltou para Fortaleza na ano seguinte. Retornou mais uma vez ao Rio, em1958, para ingressar na Escola de Comando e Estado-Maior Do Exército-Eceme. Após servir em Fortaleza, Manaus e Teresina, foi nomeado comandante do 10º Grupo de Obuses (hoje Grupo de Artilharia de Campanha, transferido de Fortaleza para Boa Vista) em 1967.
  • 2008 - O jornalista Hildebrando Torres Espínola, 89 anos, falece às 15 horas vítima de insuficiência cardíaca. O corpo é sendo velado na Funerária Ternura, Rua Padre Valdivino, 2255, na esquina com a Rua Tibúrcio Cavalcante e o sepultamento acontece às 10 horas do dia seguinte, no Parque da Paz. Natural de João Pessoa, PB, Hildebrando Espínola foi procurador do Instituto de Previdência de Assistência dos Servidores do Estado-Ipase. Destacou-se, ainda, como professor de sociologia e fundador da Escola de Administração da Universidade Estadual do Ceará-Uece. Como jornalista trabalhou na extinta Gazeta de Notícias e foi correspondente do Estado de São Paulo. Hildebrando marcou sua passagem na imprensa do Ceará e do País por ter sido o primeiro jornalista brasileiro dar visibilidade nacional à destruição do Sítio Caldeirão.
  • 2016 - Morre, vítima de um Acidente Vascular Cerebral-AVC, o jornalista, colunista do jornal Diário do Nordeste, José Naírton Quesado Cavalcante (Neno Cavalcante), encontrado morto em seu apartamento na Praia de Iracema. O velório acontece na Funerária Ethernus. Depois seu corpo é cremado. Apresentou por algum tempo o seu Programa de Televisão TevêNeno entre 1999 e 2013, iniciado na TV Manchete. Nascera em Aurora. Era irmão do também jornalista Francisco Newton Quezado Cavalcante (Lúcio Brasileiro).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tidy Odonto

Futricas Fortalezenses