Há 100 anos Fortaleza incorporava Porangaba, Barro Vermelho e Messejana

Confira o Arquivo Nirez para 31 de outubro, na História de Fortaleza:
  • 1824 - Chega a Fortaleza a notícia da morte de Tristão Gonçalves de Alencar Araripe, no combate de Santa Rosa, no vale do Jaguaribe.
  • 1861 - Primeira eleição para deputados gerais, quando são eleitos Meton da Franca Alencar, José Pompeu de Albuquerque Cavalcante, Antônio Joaquim Rodrigues Júnior, Leandro Chaves de Melo Ratisbona (Dr. Ratisbona), Paulino Franklin do Amaral (Barão de Canindé), Álvaro Caminha Tavares da Silva, Tomás Pompeu de Sousa Brasil Filho, e Antônio Pinto de Mendonça.
  • 1882 - O sergipano Sancho de Barros Pimentel passa as rédeas do governo para o segundo vice, comendador Antônio Teodorico da Costa (pai).
  • 1891 - Toma posse, no comando do Corpo de Segurança Pública, atual Polícia Militar do Ceará, o capitão do exército, Bonifácio Antônio Borba no cargo antes ocupado pelo major Eufrásio Nogueira de Sousa.
  • 1919 - Morre o professor Leonel Serafim Freire Chaves (Leonel Chaves), que lecionava Economia Política na Faculdade de Direito do Ceará. Um dos fundadores do Círculo Católico de Fortaleza. Nascera em Limoeiro do Norte a 12 de junho de 1873.
  • 1921 - Pela Lei 1913, o município de Porangaba, depois Parangaba (foto Fortaleza em Fotos e Fortaleza Nobre), antiga Arronches, é anexado ao de Fortaleza, transformando-se em distrito e levando consigo o distrito de Barro Vermelho-hoje Antônio Bezerra (foto Fortaleza Nobre). A Lei 1913, desta data, anexa o município de Messejana ao de Fortaleza, passando a distrito. Há 100 anos.
  • 1928 - Inaugura-se, em Fortaleza, a Casa de Saúde César Cals, em prédio localizado na Avenida do Imperador, 528-545, na Praça da Lagoinha (atual Praça Capistrano de Abreu), tendo o arcebispo Dom Manuel da Silva Gomes oficiado a bênção.
  • 1930 - Assume a direção da Rede de Viação Cearense-RVC, o engenheiro Humberto Monte, que substitui o engenheiro Abraão de Oliveira Leite.
  • 1931 - Tomam posse, no Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico), seis novos membros: José Pedro Soares Bulcão, Antônio Martins de Aguiar e Silva, Guilherme de Sousa Pinto, José Carvalho, Carlos Livino de Carvalho e Leonardo Ferreira da Mota Filho “Leota” (Leonardo Mota).
  • 1936 - Morre o engenheiro Bernardo Piquet Carneiro, que dirigiu a Rede de Viação Cearense - RVC e o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas - DNOCS. Nascera no Rio de Janeiro-RJ, em 27 de junho de 1860. Hoje é nome de município cearense.
  • 1937 - Morre, em Fortaleza, aos 69 anos de idade, Joaquim Olímpio da Rocha, poeta, jornalista e advogado aposentado. Era cearense de Fortaleza onde nascera a 11 de dezembro de 1868.
  • 1945 - Assume o comando da Força Policial do Ceará, o coronel João Medeiros Bastos, daquela corporação.
  • 1949 - Inaugura-se, em Fortaleza, o Armazém Triunfo, na Rua Floriano Peixoto, 372, filial cearense da casa Bernardo Campos & Companhia, do Recife. Benzeu as instalações o padre Francisco Pita.
  • 1951 - O Diário Oficial do Município - Diom 5.869 publica a Lei 374, de 25 de outubro de 1951 que dá nome a várias ruas de Fortaleza, todas no bairro de Antônio Bezerra: Rua Rui Monte, Rua Hugo Victor, Rua Vale Costa, Rua Martins Neto, Rua José Leite Gondim, Rua Coronel Joaquim Franklin, Rua Padre Perdigão Sampaio, Rua Capitão Nestor Góes, Rua Tenente Queirós e Rua Coronel Joaquim Leitão. Todas as dez Ruas completam neste domingo (31 de outubro de 2021) 70 anos de criação.
  • 1956 - Chega a Fortaleza a primeira unidade dos automóveis "Romi-Iseta", de fabricação nacional. A chegada do curioso veículo revestiu-se de aparatos especiais, pois viajou por via aérea, de São Paulo a Fortaleza. Dentro de pouco tempo, o veículo será cem por cento nacional. São vendedores exclusivos dos carros "Romi-Iseta", no Ceará, Conrado Cabral S/A Importadores.
  • 1967 - O senador Paulo Sarasate Ferreira Lopes recebe o título de Doutor Honoris Causa, pela Universidade Federal do Ceará-UFC.
  • 1969 - Na Construtora Estrela Ltda., fundada por José Leuton Carvalho Monteiro e Francisco Almir Carneiro Frota, ingressam como sócios Crisanto Ferreira de Almeida e João Fujita.
  • 1971 - O professor Luís Marcílio, diretor da Faculdade de Direito, inaugura, no pátio interno daquela instituição, o busto do professor João Otávio Lobo, titular da cátedra de Medicina Legal. O homenageado exerceu o cargo de Secretário da Justiça e por duas vezes foi interventor federal.
  • 1971 - Procedente de São Luís, onde dirigiu a partida amistosa entre os quadros do Sampaio Correia e do Maranhão Atlético Clube, chega a Fortaleza a primeira e única juíza de futebol no Brasil, Léa Campos, que no Presidente Vargas, dirigirá a partida entre Ferroviário e Fortaleza Esporte Clube.
  • 1973 - Morre, no Hospital Geral de Fortaleza, aos 75 anos de idade, vítima de infarto agudo do miocárdio, o músico e poeta José Ulisses de Sousa, fundador da Turma da Velha Guarda, em 1963, que atuou em várias emissoras de rádio de Fortaleza. Nascera em Umari, município de Icó, CE, no dia sete de outubro de 1998.
  • 1975 - O prefeito Evandro Ayres de Moura inaugura a Praça Dr. Antônio Dias Macedo, no Mata Galinha (Dias Macedo), entre a Rua Manuel Coco, Rua Da Favela e a Avenida Pedro Dantas.
  • 1983 - Morre, aos 87 anos de idade, Josa Magalhães, membro do Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico). Nascera a 08/01/1896.
  • 2000 - Inaugurado o novo Presídio Feminino Desembargadora Auri Moura Costa, anexo ao Instituto Presídio Paulo Sarasate - IPPS. As presidiárias estão sendo transferidas do antigo prédio, no Jacarecanga, aos poucos.
  • 2001 - Abre-se, às 19 horas, o XXV Salão dos Novos, na Galeria Antônio Bandeira, no Centro de Referência do Professor, no antigo Mercado Central de Fortaleza, na Rua Conde D’Eu.
  • 2002 - O Clube dos Diários lança a pedra fundamental de sua nova sede, nas Dunas da Praia do Futuro. A nova sede deverá estar concluída em março de 2003, com inauguração programada para o mês seguinte. Dezenas de sócios do Clube e membros da diretoria estiveram presentes no canteiro de obras da nova sede, onde foi descerrada placa comemorativa do início da construção. Em homenagem ao Brasil e ao Estado, três mudas, de pau-brasil, carnaúba e cajueiro, foram plantadas no local. Falou o presidente executivo do Clube dos Diários, Antônio Enéas Filho, dizendo que o clube vai ser diferente, atuando para tornar-se auto-sustentável.
  • 2004 - A candidata da coligação Fortaleza Amada (PT/PSB), Luizianne de Oliveira Lins, obtém um total de 620.174 votos, o que corresponde a 56,21% dos votos válidos. O candidato da coligação Liberta Fortaleza (PFL/PAN/PTC), Moroni Bing Torganconsegue 483.085 sufrágios, representando 43,79% dos votos válidos. A ata da apuração registra também 13.257 votos em branco (1,15%) e 39.735 votos nulos (3,44%). Estavam aptos a votar 1.361.957 eleitores e compareceram às 3.265 mesas receptoras um total de 1.156.251 eleitores. A abstenção é da ordem de 15,10%. A totalização dos votos é encerrada às 20h45min. A diplomação será no dia 15 de dezembro, no Centro de Convenções Édson Queiroz.
  • 2004 - Morre o cantor Epaminondas Sousa, que juntamente com Evaldo Gouveia e Mário Alves, formou o Trio Nagô. Nascera em Fortaleza em 24 de janeiro de 1930.
  • 2010 - O povo volta às urnas para a escolha do presidente da República no segundo turno. Agora só existem dois candidatos, Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB). No mesmo dia é divulgado o resultado com a vitória de Dilma Rousseff. (PT).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Fortalezenses

Tidy Odonto

Futricas Fortalezenses