Futricas Fortalezenses

Confira o Arquivo Nirez para três de novembro na História de Fortaleza:

  • 1821 - Deposto o governador, comendador Francisco Alberto Rubim, substituído por um governo provisório, composto por Francisco Xavier Torres, Adriano José Leal e Henrique José Leal, presidente, vice e secretário, respectivamente.
  • 1875 - Lançada a pedra fundamental do teatro municipal de Fortaleza, no centro da Praça Marquês do Herval, hoje Praça José de Alencar.
  • 1877 - A Capitania do Porto do Ceará tem novo comandante quando assume o 1º tenente Manuel Lourenço de Castro Rocha, que substitui o capitão-tenente Manuel Soares Pinto.
  • 1889 - Morre em Fortaleza o escritor Vicente Linhares, que fez parte do corpo redatorial do jornal “Echo do Povo”. Era pai do escritor Mário Linhares.
  • 1889 - Morre o advogado senador Luís Antônio Vieira e Silva, aos 61 anos de idade. Era cearense de Fortaleza nascido a 2 de outubro de 1928.
  • 1930 - Assume o cargo de Presidente da República, Getúlio Dorneles Vargas, eleito nessa data pela Assembleia Constituinte.
  • 1937 - Instala-se o Banco União S. A, funcionando na Rua Conde D’Eu, 553, criado em 6 de outubro do mesmo ano. Depois se mudou para o Palácio do Comércio, lado da Rua Floriano Peixoto, térreo. Era presidido por Luís Vieira; secretário: Gentil Gomes; diretores: Pedro Carlos da Silva e José Raimundo Pontes Vidal. Era gerenciado por João Costa Melo.
  • 1939 - Morre, em Fortaleza, o fotógrafo Tertuliano Sales Dantas, proprietário da Foto Sales. Hoje é nome de Rua no Parreão. Era pernambucano de Leopoldina nascido a 27 de abril de 1894.
  • 1939 - Morre em Fortaleza o comerciante e proprietário Bertoldo Cordeiro Barroso.
  • 1942 - Morre, no Rio de Janeiro, a escritora cearense Adília de Albuquerque Moraes, uma das primeiras cronistas da imprensa cearense. A mulher que deu o nome de Praia de Iracema à antiga Praia do Peixe. Nascera no Icó.
  • 1945 - Assume, como Interventor Federal do Ceará, o poeta e bacharel em direito aracatiense Benedito Augusto Carvalho dos Santos (Beni Carvalho), advogado, professor do Colégio Militar.
  • 1949 - Inaugura-se na Rua Floriano Peixoto, 577, na Praça do Ferreira, o bar Eldorado, que vinha grafado em sua fachada, erradamente, Eldourado.
  • 1953 - Chega a Fortaleza a imagem de Nossa Senhora de Fátima, feita em madeira pelo escultor Guilherme Ferreira Thedim, o mesmo autor da Imagem Peregrina, para o altar-mor da Igreja de Nossa Senhora de Fátima, que está sendo construída na Avenida 13 de Maio. A imagem mede 2m23cm de altura, pesa 260 quilos.
  • 1957 - O Ceará Sporting Club vence por 1x0 a equipe do Usina Ceará em partida decisiva do Campeonato Cearense de Futebol daquele ano, conquistando assim o título de campeão.
  • 1961 - Sai no Diário Oficial do Município 2.337 o texto da Lei 1.831 de 26 de outubro de 1961 que concede o Título de Cidadão de Fortaleza ao então presidente da República João Belchior Marques Goulart (João Goulart), projeto de lei do vereador Dorian Sampaio Xavier.
  • 1971 - A Companhia Telefônica do Ceará-Cotelce incorpora a Companhia de Telecomunicações do Ceará-Citelc e a Companhia Telefônica de Fortaleza-CTF.
  • 1971 - Falece, em Fortaleza, aos 75 anos de idade, o padre Carlos Pimentel Quixadá (Carlos Quixadá), um dos poucos sacerdotes católicos que conseguiram a ordenação depois de viúvo. Residiu durante muito tempo em Mondubim. Foi ordenado em 8 de setembro de 1967 pelo arcebispo dom José de Medeiros Delgado.
  • 1972 - Lançada às 16 horas, a pedra fundamental da futura sede do jornal O Povo, o Edifício Demócrito Rocha na Avenida Aguanambi, 40 (depois 282), em área de 9 mil metros quadrados. Uma ata relativa ao acontecimento foi assinada pelos presentes e em seguida, encerrada com o exemplar do jornal O Povo, do dia, num canudo de latão, que Albaniza Sarasate depositou na urna assinaladora do marco inicial do conjunto arquitetônico, sob as vistas de Creusa do Carmo Rocha, Antônio Pontes Tavares, Demócrito Dummar, Edmundo Vitoriano, coronel Murilo Serpa, J. C. Alencar Araripe, José Raimundo Costa, Nivardo Cabral, Darcy Costa, casal Michael Abou Asly e Lúcia Maria; e o secretário de cultura Ernando Uchoa Lima. As obras estão a cargo da Encil - Engenharia Civil Ltda, que executa projeto de autoria dos engenheiros Luís Gonzaga de Paula e Camilo d'Ávila. Completa 49 anos da nova sede.
  • 1973 - A Companhia de Cigarros Sousa Cruz lança no Mercado de Fortaleza a nova marca de cigarros "Saint Tropez", dirigido a uma faixa de consumidores de baixo poder aquisitivo.
  • 1974 - Morre, aos 75 anos de idade, o folclorista Constantino Nery Camelo de Sena, membro da Associação Cearense de Imprensa-ACI e da Associação Cearense de Folclore. É sepultado no Cemitério de São João Batista. Nascera na fazenda Favela, em Santa Quitéria em 25 de dezembro de 1898. Em sua homenagem existe hoje uma rua com seu nome no Vicente Pinzon.
  • 1975 - Morre, em Fortaleza, o industrial Osiel Pinto. Nascera em Baturité em 15 de agosto de 1897. Chegou em Fortaleza em 1926. Com seu pai, José Pinto do Carmo, formou sociedade montando firma de tecelagem. Também explorou o ramo de água mineral, distribuindo a Água Mineral Nossa Senhora de Fátima e os refrigerantes Ibram.
  • 1987 - Morre o 1º tenente da Aeronáutica Rômulo Pinto Pereira da Luz (Rômulo Luz), radioamador, filho do poeta Pierre Luz e neto do pioneiro do balonismo José Pereira da Luz.
  • 1988 - Lançado, nos jardins da sede do jornal "O Povo", o livro "O Povo de Novo - Memória de um jornal", de autoria do vice-presidente da empresa, José Raymundo de Albuquerque Costa.
  • 2002 - O pistoleiro Idelfonso Maia Cunha, o "Mainha", está de volta à prisão. Em setembro de 2002, Mainha havia sido beneficiado com o regime semi-aberto, depois de cumprir dois sextos de sua sentença (11 anos e oito meses) dos 58 anos que fora condenado por vários homicídios. Mainha foi preso depois de trocar tiros com policiais da Delegacia de Capturas. A prisão ocorre em meio a festa de batizado de uma filha, no distrito de Campos Belos, em Caridade, a 106 quilômetros de Fortaleza. A captura foi em função da confirmação da sentença, na qual Mainha havia sido condenado por homicídio qualificado a 28 anos de reclusão, pela comarca de São Miguel (RN). Desde o dia 22 de outubro o delegado Wilder Brito fazia diligências no Interior do Estado para prender o pistoleiro. A Justiça do Rio Grande do Norte expediu uma precatória solicitando que Mainha fosse preso no Ceará. O juiz Francisco Sales Neto, da 6ª Vara do Júri de Fortaleza, recebeu a precatória e confiou a prisão ao titular da Delegacia de Capturas. Durante sua prisão, ele deu mais de 20 disparos contra a Polícia antes de se render'', revelou o delegado.
  • 2004 - Morre, às duas horas da madrugada, vítima de câncer, após uma cirurgia, o jornalista Eutímio Moreira de Oliveira, um dos primeiros colunistas sociais do Ceará.. Há dois meses estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Unimed-Fortaleza. O corpo do colunista é velado no Cemitério Parque da Paz e o enterro ocorre às 16 horas. Nascera a 13 de janeiro de 1925.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hidrogênio Verde

Tidy Odonto