Futricas Fortalezenses

Confira o Arquivo Nirez para o 14 de setembro na História de Fortaleza:
  • 1873 - Aberta ao tráfego a linha entre Fortaleza e Arronches (Parangaba) com extensão de sete quilômetros, sendo a Estação Ferroviária de Arronches inaugurada somente em 29 de novembro.
  • 1893 - Morre na Bahia o ex-guarda mor da Alfândega em Fortaleza, Vitoriano Augusto Borges, nascido em Lisboa, Portugal em oito de agosto de 1821 e naturalizado brasileiro. Hoje é nome de rua na Serrinha, em Fortaleza.
  • 1902 - Lançada a pedra inicial do Colégio Jesus Maria José, destinado aos meninos pobres, na Rua Coronel Ferraz, 120. Hoje é o prédio da Escola Nossa Senhora Aparecida.
  • 1904 - Publicado em Fortaleza, o jornalzinho "A Agulha", redatoriado por Zé Onileda, evidentemente um anagrama de José Adelino. Dizia ter escritório na Rua da Bala.
  • 1905 - Surge em Fortaleza o jornal "O Esportivo", órgão da sociedade Grêmio Esportivo, sob redação de Mário Rômulo Linhares.
  • 1918 - Surge a Fábrica Santa Maria, de Manuel J. Lima, que depois seria Fiação e Tecelagem Santa Maria Ltda., na Avenida Duque de Caxias, 345, esquina com Rua da Assunção. Fechou em 1964.
  • 1919 - Fundada a Sociedade Artística Maranguapense.
  • 1927 - Manuel Rodrigues dos Santos toma posse na presidência da associação Deus e Mar.
  • 1932 - Ocorre um eclipse parcial da lua com início às 14h18 e término às 21 horas.
  • 1934 - Assume a Prefeitura Municipal de Fortaleza, o tenente José Barreira, que vinha exercendo a chefia do Departamento dos Negócios Municipais, substituindo Raimundo Girão.
  • 1934 - Morre, em Fortaleza, aos 54 anos de idade, o coronel Juvêncio Barreto, comerciante e proprietário nesta capital.
  • 1935 - Por iniciativa do lazarista Padre Thiago Way, é fundada em Fortaleza a Sociedade de Rádio Cearense, presidida por Diogo Vital de Siqueira, tendo como vice-presidente o desembargador Abner Carneiro Leão de Vasconcelos (Abner Vasconcelos).
  • 1939 - Morre, aos 56 anos de idade, o advogado Guilherme de Sousa Pinto, membro efetivo do Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico). Fortalezense nascido a 13 de junho de 1883.
  • 1941 - Parte, da frente do Jangada Clube, na Praia de Iracema, em Fortaleza, para a Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro, a Jangada São Pedro, tripulada pelos pescadores Manuel Olímpio de Meira (Jacaré), Raimundo Correia Lima (Tatá), Manuel Pereira da Silva (Manuel Preto) e Jerônimo André de Souza (Mestre Jerônimo). Estiveram presentes à partida dos jangadeiros, além de enorme multidão, repórteres e fotógrafos e autoridades; O interventor Menezes Pimentel, o capitão dos Portos, capitão de corveta Henrique César Moreira, o diretor geral de Secretaria de Polícia, o advogado Antônio Catunda de Saboia, o médico e fotógrafo amador José Pestana Alves, Fernando de Alencar Pinto, presidente do Jangada Clube e Mariinha Holanda, estes dois, grandes incentivadores da viagem. No local estavam ainda os fotógrafos Paulo Silva Sales (Paulo Sales), Pedro Brasil Afonso Ligório, Stênio Azevedo.
  • 1941 - Inaugura-se com show e desfile (Fotos e Fatos Fortaleza), o Estádio Municipal Presidente Getulio Vargas (PV), cujo gramado foi inaugurado em 21 de setembro, com o jogo Ferroviário (CE) 1x0 Tramways (PE). Era o início do Estádio Municipal, que receberia depois o nome de Estádio Presidente Vargas, em janeiro de 1952. Em 1963 foi ampliado e reinaugurado. Em 2013 recebeu o status de Padrão Fifa para Treinamento, devido a Copa de 2014. Depois de ser Hospital de Campanha contra à Covid-19, em 2020; ganha novo gramado.
  • 1948 - Assume o Paroquiato de Nossa Senhora do Carmo o monsenhor José Gaspar de Oliveira, em substituição ao padre Expedito Eduardo de Oliveira.
  • 1955 - Decreto 105, do Arcebispo de Fortaleza, cria a Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, constituída de partes desmembradas da Paróquia de São João Batista do Tauape, no São João do Tauape, da Paróquia de Nossa Senhora da Piedade, na Piedade, da Paróquia de Nossa Senhora dos Remédios, no Benfica e da Paróquia de Nossa Senhora de Nazaré, no Jardim América. O Decreto entrou em vigor em 13 de outubro de 1955.
  • 1971 - Instala-se em Fortaleza a Empresa Cearense de Turismo - Emcetur, funcionando no antigo prédio da Cadeia Pública, quadrilátero entre a Rua Senador Pompeu, 360, Rua João Moreira, Rua General Sampaio e Rua Senador Jaguaribe. O primeiro diretor foi Eliezer Teixeira de Sousa.
  • 1976 - Publicada, no Diário Oficial do Município 5993, a Lei 4732 que dá ao compositor Luiz Gonzaga Assunção (Luiz Assunção), o Título Honorífico de Cidadão de Fortaleza, proposto pelo vereador Gutemberg Braun. Ele era natural de São Luiz do Maranhão.
  • 1977 - Instala-se, em Fortaleza, o VII Congresso Brasileiro de Cooperativismo, com a presença do Ministro da Agricultura, Alysson Paulinelli.
  • 1978 - Falecimento, às 20 horas, aos 69 anos de idade, do diretor-presidente da Ocapana S. A., Comércio e Indústria, Francisco de Assis Fernandes Vieira, cearense de Senador Pompeu.
  • 1988 - Incêndio com início às 18h10, destrói a Casa Havaí, de propriedade de Antônio Shirley Cruz Jucá, na Rua Pedro Pereira.
  • 1989 - Morre, aos 98 anos de idade, o médico José Deusdedith de Vasconcelos, nascido em Santana do Acaraú a 15 de dezembro de 1890. Foi o primeiro diretor da Assistência Municipal de Fortaleza, hoje Instituto José Frota.
  • 2015 - Morre, em Fortaleza, no início da tarde, no Hospital Uniclinic, a atriz, cantora, funcionária da Secretaria de Cultura de Fortaleza - Secultfor, Antonieta Noronha, após uma luta contra um câncer de mama, O velório ocorre no dia seguinte no Teatro que tem o seu nome, na Secultfor, na Rua Pereira Filgueira, 4, onde ocorre a missa de corpo presente. Participou do Programa de Calouros da Ceará Rádio Clube e da A Voz de Ouro ABC da Rádio Uirapuru, além de integrar o Grande Coral do Conservatório Alberto Nepomuceno e cursar Arte Dramática da Universidade Federal do Ceará (UFC). No Cinema, a estreia se deu com o filme "Dora Doralina" (1982), com Vera Fischer e Cleide Yácones. Foi premiada como atriz nos filmes ''O amor não acaba às 15h30'','' Deixa-me ficar'' e ''Tempo da Ira''. No filme brasileiro ''Central do Brasil'', trabalhou ao lado de Fernanda Montenegro. Também estão no seu currículo as produções: ''Luiza Homem'', ''Milagre em Juazeiro'' e ''A Lenda do Gato Preto''. Em 2004, a então Fundação de Cultura, Esporte e Turismo (Funcet) inaugurou o teatro que leva seu nome com o espetáculo ''Um minuto de silêncio''. Nascera em Sobral, em 13 de agosto de 1936.
  • 2019 - Falecimento da artista cearense Cleide Moura, uma das Irmãs Vocalistas, que brilharam no rádio Cearense na década de 1950. Nascera em Fortaleza em 29 de julho de 1928.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hidrogênio Verde

Tidy Odonto

Futricas Fortalezenses