Futricas Fortalezenses

Confira o Arquivo Nirez para este 11 de maio na História de Fortaleza:

1782 - Toma posse, no cargo de capitão-mor governador, João Batista de Azevedo Coutinho de Montaury.
1836 - Iniciam-se os trabalhos de construção do Açude Pajeú, entre a Rua 25 de março e a Lagoa do Garrote (Parque da Liberdade), com o fim de abastecer os moradores da circunvizinhança e alimentar o chafariz do Largo do Palácio (hoje Praça General Tibúrcio).
1906 - Falecimento, no Rio de Janeiro, do poeta, orador e músico, major do Exército Frederico Severo, que lutou no Paraguai. É autor do Hino da Cearense Libertadora.
1919 - Abre-se ao público a Padaria Duas Nações na Rua Barão do Rio Branco, 48 (antigo, atual 632), pertencente a Luís Gonçalves.
Em 1903 existia uma Padaria Duas Nações, pertencente a Manuel Nunes Siqueira, na Rua Sena Madureira, 115 (antigo), que se mudou para a Rua Barão do Rio Branco, 26 e 28 (antigos), em 1906.
1924 - O prédio da Escola Pio X, dos frades capuchinhos fica pronto e sua inauguração dá-se nesse dia, pelo Frei Marcelino de Milão, na Avenida Duque de Caxias, 191/201, na esquina com a Rua Barão de Aratanha, por trás da Igreja do Sagrado Coração de Jesus.
1934 - Morre em Fortaleza, aos 68 anos de idade, Francisco Gomes Parente, primeiro cearense formado pela Faculdade de Direito do Ceará (1906). Foi o primeiro aluno a integrar seu corpo docente. Nascera em Sobral a 14 de setembro de 1865.
1936 - O Decreto nº 308 dá à praça de forma circular, localizada no cruzamento da Rua Benjamin Barroso e Rua Antônio Drummond, no João Lopes (hoje Monte Castelo), o nome de Praça João de Pontes. É uma praça circular, no estilo da Praça Portugal.
1936 - Eleita primeira Rainha da Imprensa, a senhorita Hildegarda Paracampos Barreto (Hildegarda Barreto), nas quermesses realizadas no Theatro José de Alencar. É coroada no dia 30, juntamente com as princesas Dayse Salgado Flores e Heliete Studart da Fonseca, em festa no Clube dos Diários. Para a festa da coroação é composta uma valsa pelo poeta Pierre Luz e o maestro Francisco Soares.
1938 - Os integralistas tentam tomar o poder em intentona e, como os comunistas, também falharam e foram abafados. A repercussão no Ceará foi bastante grande.
1941 - Lançamento da pedra fundamental da Igreja de Nossa Senhora de Nazaré no Barro Preto, depois Matadouro Modelo, hoje Jardim América, durante a celebração de uma missa campal oficiada pelo padre Pedro Smeets Wermenlen, no terreno doado por Sindulfo Ferreira Chaves.
1944 - Fundada a Padaria e Fábrica de Produtos Alimentícios Luso-Brasileira, de propriedade de Antônio Augusto da Silva Praça, em Caucaia.
1950 - Fundada a Associação dos Profissionais de Crônica Desportiva do Estado do Ceará-APCDEC, oriunda da Associação dos Cronistas Esportivos do Ceará, fundada em 16/05/1939, tendo como primeiro presidente o jornalista Francisco Afrânio de Lima Peixoto (Afrânio Pexoto).
1967 - Assume a Secretaria de Polícia e Segurança Pública o coronel do Exército Edílson Moreira da Rocha, em substituição ao jurista José Miramar da Ponte.
1971 - A Câmara Municipal de Fortaleza - CMF faz entrega do Título de Cidadão de Fortaleza, ao coronel João Olímpio Filho, ex-comandante do 23º Batalhão de Caçadores-23 BC, projeto do vereador Abel Pinto.
1972 - Em concurso promovido pela Empresa Cearense de Turismo-Emcetur, Zilmar Marques é aclamada, no Ginásio Paulo Sarasate, a mais bela comerciária.
1985 - Morre em Fortaleza, aos 94 anos de idade, o advogado Francisco Ferreira da Ponte, constituinte de 1947 e presidente da Assembleia Legislativa no período 1952-1954. Era cearense de Licânia, hoje Santana do Acaraú nascido em cinco e abril de 1891. Era tabelião titular do Cartório Ponte.
1989 - Toma posse no comando da Escola de Aprendizes Marinheiros do Ceará-EAM, o capitão de fragata José Luís Freitas Pereira, substituindo Napoleão Bonaparte Gomes, do mesmo posto.
1989 - Em Fortaleza, em campanha política, o presidenciável, senador Marco Antônio de Oliveira Maciel (Marco Maciel) (PFL).


2000 - Recebe o título de Cidadão de Fortaleza o arcebispo metropolitano de Fortaleza, dom José Antônio Aparecido Tosi Marques (foto), na Câmara Municipal, iniciativa do vereador Paulo Barreto Ribeiro Mindêlo.
2000 - Morre, aos 49 anos de idade, vítima de ataque cardíaco, o radialista Pedro Moreira de Oliveira Neto (Moreira Neto), sendo seu corpo velado na Funerária Ternura, Rua Padre Valdivino, 2255, na esquina com a Rua Tibúrcio Cavalcante, seguindo depois para sua terra natal, Jaguaruana, onde foi sepultado às 17 horas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hidrogênio Verde

Tidy Odonto