Futricas Fortalezenses para dois de maio na História da capital cearense

O Futricas Fortalezenses traz o dois de maio na História de Fortaleza, segundo o Arquivo Nirez:

1875 - Surge o primeiro número do jornal semanário recreativo e noticioso "A Brisa". Saía aos domingos.

1875 - Morre em Fortaleza, aos 45 anos de idade, o doutor em medicina Joaquim Antônio Alves Ribeiro, cearense de Icó nascido em nove de janeiro de 1830. O Ceará deve a ele seu primeiro museu. Exerceu sua profissão na Santa Casa de Misericórdia. Era Cavaleiro da Ordem de Cristo. Hoje é nome de rua em Fortaleza.

1897 - Publicada em Fortaleza a revista caricata "O Ceará Moleque".

1926 - Funda-se o Grêmio dos Estudantes Fenistas, da Fênix Caixeiral, dirigido por Adolfo Arruda.

1931 - Fortaleza tem novo Prefeito, assume o engenheiro Antônio Urbano de Almeida.

1943 - Disputada a 1ª Volta da Cidade, prova ciclística levada a efeito sob o patrocínio dos Diários Associados do Ceará, vencida pelos atletas Howard Kaye Adams, inglês de 16 anos (1º lugar), Raimundo Oliveira Paulo (2º lugar) e Rubens Girão Barreira (3º lugar).

1944 - Morre, vítima de congestão pulmonar, em Fortaleza, o poeta Francisco Ramos Neto, funcionário dos Correios. Era natural de Fortaleza, nascido em cinco de dezembro de 1888.

1945 - Chega a notícia da queda de Berlim, havendo várias comemorações pelo fim da Guerra. Na verdade Berlim foi invadida pelos russos em 21 de abril. O armistício só seria assinado em oito de maio. Restava ainda o Japão que prosseguia a beligerância.

1947 - Falece, em Fortaleza, aos 49 anos incompletos, o industrial Carlito Narbal Pamplona (Carlito Pamplona), pioneiro da industrialização da semente de oiticica. Seu sepultamento ocorre no dia seguinte, no Cemitério de São João Batista, saindo o féretro da Rua 24 de Maio, 1345. Era cearense de Fortaleza nascido em três de junho de 1898.

1950 - Inauguração do Posto Willys, da firma J. Macedo & Companhia, para abastecimento e recondicionamento dos carros fabricados pela Willys Overland, da qual são representantes em Fortaleza. Ficava na Rua Senador Pompeu, 2301.

1951 - Instala-se o Ginásio Municipal de Fortaleza, que passa a funcionar na Rua Barão do Rio Branco, 1594, na Praça do Carmo na casa onde funcionou a Prefeitura Municipal de Fortaleza-PMF e hoje está o Instituto do Ceará; seu primeiro diretor foi o advogado Jacinto Botelho de Sousa. Hoje chama-se Colégio Municipal Filgueiras Lima e fica na Avenida dos Expedicionários. Fora criado pela Lei 140 de primeiro de abril de 1949. Seu Regimento Interno foi aprovado pelo Decreto Municipal 1.022, de 26 de julho de 1951.

1952 - No Clube de Engenharia de Fortaleza, funda-se o Instituto Politécnico do Ceará, sob os auspícios daquela entidade.

1953 - Eleições para escolha dos novos dirigentes da Associação dos Profissionais da Crônica Desportiva do Estado do Ceará-APCDEC, ficando assim constituída: Presidente - Antônio Pontes Tavares; Vice-presidente - Antônio de Almeida; 1º Secretário - Tiago Otacílio de Alfeu; 2º Secretário - Francisco Afrânio de Lima Peixoto (Afrânio Peixoto); 1º Tesoureiro - Luís Carlos Aguiar; 2º Tesoureiro - Aliatar Bezerra; Procurador - Aécio de Borba Vasconcelos; Diretor de Publicidade - J. Arabá Matos. Conselho Fiscal - Presidente: Eduardo Guilherme da Silva; Secretário - Orlando Ramalho Barros e Relator - José Carlos de Araújo e Orlando Ramalho. Comissão Permanente de União e Defesa da Classe - Presidente: Aécio de Menezes; membros: Iran Benevides e Arnolfo Fontenele.

1953 - Assume, às 8 horas da manhã, as funções de subprefeito do distrito de Parangaba, Mendo Leonel Chaves, com a presença do prefeito Paulo Cabral de Araújo, de secretários municipais, vereadores e funcionários da subprefeitura de Parangaba. Fez uso da palavra, inicialmente, o Prefeito de Fortaleza, que ressaltou e agradeceu os bons serviços prestados à sua administração pelo subprefeito anterior, Afonso de Codes, que solicitou exoneração em face de haver sido nomeado assistente de uma das cadeiras das Faculdade de Farmácia e Odontologia. A seguir falou, em nome da UDN, o vereador Luciano Campos de Magalhães (Luciano Magalhães), que também pôs em relevo a destacada atuação do subprefeito que se exonerara.

1956 - Assume o comando da Base Aérea de Fortaleza o coronel aviador Othelo da Rocha Ferraz, em substituição ao tenente coronel aviador José Tavares Bordeaux Rego.

1958 - Lotada de flagelados da seca, a Hospedaria Getúlio Vargas, criada para abrigar os flagelados do interior do Estado durante os períodos de seca ou em inundações. Viaturas da 10ª Região Militar colaboram no trabalho da Hospedaria.

1958 - Reabre-se a Casa de Tomás Pompeu, na Rua 24 de Maio, que abriga a Academia Cearense de Letras-ACL e o Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico).

1961 - Fundado o Ginásio Deoclécio Ferro, pelos professores Acrísio Nogueira Pessoa e Ângela Maria Sales Nogueira, na Rua Barão de Ibiapaba, 213 (hoje Rua Professor João Bosco, 213), Rodolfo Teófilo, mudando-se depois para a Rua Minervino de Castro, no mesmo bairro. No local anterior é onde hoje funciona o Colégio Maria Monfort.

1966 - Iniciada a demolição do Abrigo Central, na Praça do Ferreira, que diziam estar ameaçado de ruir. A Comércio e Indústria Brasileira de Engenharia Ltda - Cebel, firma vencedora da coleta de preços para execução da obra, usou até dinamite na demolição. Os jornais noticiaram com euforia a derrubada do “monstrengo”, hoje escrevem-se matérias saudosistas a respeito do mesmo. No Abrigo Central existiam as paradas de ônibus, as reuniões profissionais discussão de classes, comentários em torno de esportes, política, música, enfim, todos os assuntos. Nos boxes funcionavam cafés como o Café Hawaí, Café Presidente e o Café Wal-Can, casas de merendas como a do famoso "Pedão" da bananada, livrarias como a do Alaor, vendas de selos de consumo, armarinhos, casas de vender discos como a “Discolândia”, além dos boxes portáteis como a banca do Bondinho, do Holien, do Raimundo - este vendia diversas coisas, entre elas discos de segunda mão e onde parte dos acervos discográficos do Arquivo Nirez e dos pesquisadores Christiano Câmara e Aldo Santiago de Freitas foram adquiridos. O nome oficial do Abrigo Central era Abrigo 3 de setembro, homenagem à Guarda Civil de Fortaleza, criada na data de três de setembro de 1880.

1966 - Morre, em Fortaleza, aos 72 anos de idade, o médico Pedro Herbster Menescal, ex-legista da Polícia. Nascera a 15 de dezembro de 1893 em Fortaleza.

1968 - Funda-se a Junta de Serviço Militar de Fortaleza-JSMF, pelo então comandante da 10ªRegião Militar, general Oscar Jansen Barroso.

1973 - Mais uma vez mudam os diretores da Companhia Industrial de Transportes Limitada - Cialtra quando quando assumem os novos dirigentes, Armando José Sales Sampaio (diretor presidente) e Caetano de Paula Bayma (diretor superintendente).

1974 - A Federação das Indústrias do Estado do Ceará-FIEC aprova a instituição da Medalha do Mérito Industrial.

1975 - Publicada no Diário Oficial do Município 5.649, o texto da Lei 4.500, de do dia dois, dando nova denominação ao bairro conhecido por Tirol, nome não oficial, que fica a oeste do Pirambu, que passa a se chamar Bairro Cristo Redentor. Os limites do novo bairro são: Leste - Rua Álvaro de Alencar; Sul - Rua Gomes Passos, Rua do Oriente e Rua Irineu de Sousa; Oeste - Rua Graça Aranha; e Norte - Oceano Atlântico. A proposição foi do vereador Bianou de Andrade.

1980 - O Ceará Sporting Club é classificado no Campeonato Nacional “Taça de Ouro”.

1980 - Morre, aos 53 anos de idade, o jornalista Antônio Pontes Tavares (foto), secretário de Redação do jornal O Povo, ex-presidente do Sindicato dos Jornalistas e da Associação dos Profissionais da Crônica Desportiva do Estado do Ceará-APCDEC. Nascera em Maranguape, em 22 de março de 1927.


1984 - Toma posse na Presidência do Tribunal Regional Eleitoral-TRE, o desembargador José Ferreira de Assis.

1997 - Criada a Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos - Metrofor, pela Lei 12.682, para substituir o Consórcio do Trem Metropolitano de Fortaleza.

2001 - Lançada, às 17 horas, no Centro Cultural do Banco do Nordeste, no Edifício Raul Barbosa, na Praça Murilo Borges, no centro de Fortaleza, a primeira edição do livro Cronologia Ilustrada de Fortaleza - Roteiro para um turismo histórico e cultural, de autoria do pesquisador e jornalista Miguel Ângelo de Azevedo (Nirez), em dois volumes, sendo o primeiro tomo o corpo do livro propriamente dito e o segundo, o índice analítico e a iconografia. A apresentação foi feita pelo professor Antônio Martins Filho. A obra foi editada dentro do Programa Editorial da Casa de José de Alencar da Universidade Federal do Ceará - UFC e Banco do Nordeste do Brasil. É este livro que você, leitor, está lendo.

2018 - É assassinado no Planalto Ayrton Sena, Francisco Fonseca Neto, conhecido por Fonsequinha, humorista das noites de Fortaleza. Ele estava trabalhando como motorista de Uber e levava um passageiro que seria o alvo dos bandidos que ao reconhecerem no carro, matou os dois. O passageiros era portador de uma extensa fixa criminal.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Fortalezenses

Tidy Odonto