Pular para o conteúdo principal

Impasse na Vacina de Quilombolas em Maranguape e Aracati


Expedido pela Defensoria Pública, o ofício 255/2021 recomenda a implementação da vacinação contra o Novo Coronavírus (Covid-19) nas comunidades quilombolas em três municípios cearenses. Apenas Iracema, a 284 quilômetros de Fortaleza, cumpriu e realizou a vacinação na mesma semana da notificação. As outras duas cidades, Aracati e Maranguape, seguem no impasse e ainda não vacinaram os quilombolas.
Esta condição descumpre o Plano Nacional de Imunização (PNI), editado pelo Governo Federal e que estabelece prioridades aos Estados e municípios reconhecendo as vulnerabilidades de determinados grupos sociais à Covid-19.
O defensor público Diego Cardoso, atuante em Aracati, explica que a Prefeitura Municipal ainda não respondeu a notificação, mesmo com prazo já encerrado. 
- Expedimos a recomendação e fixamos um prazo de 72 horas para o município nos enviar o cronograma da vacinação dos quilombolas. O prazo se esgotou na sexta-feira da semana passada e o município de Aracati não forneceu qualquer resposta”. O defensor explica que a Defensoria Pública da União ajuizou uma Ação Civil Pública na última terça-feira, pois a omissão do município continua.
A mesma situação se repete em Maranguape. A defensora pública Sofia Frota informa que a Defensoria já está avaliando os próximos passos para acionar o município. A Defensoria tem se reunido com a DPU e com os movimentos sociais negros para pautar a questão e denunciar este tipo de situação, priorizando a vacinação aos grupos mais vulneráveis conforme determina o PNI.
A Prefeitura de Iracema foi a única a realizar a vacinação e informou que foi realizada no dia 3 de maio a vacinação da comunidade quilombola do Distrito de Bastiões, no total de 176 pessoas, que receberam a vacina astrazenica.
A Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras e Rurais Quilombolas (Conaq) classifica o Plano Nacional de Operacionalização para vacinação das comunidades quilombolas como insuficiente. Na avaliação feita pela Conaq, o plano não contempla a totalidade da população quilombola e utiliza números subdimensionados.
A supervisora do Núcleo de Direitos Humanos e Ações Coletivas (NDHAC), a defensora Mariana Lobo pondera que o mapeamento, tanto da vulnerabilidade das famílias, quanto a classificação delas enquanto quilombolas foi feito pelo Governo do Ceará, por intermédio da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) e da Coordenação das Comunidades Quilombolas do Ceará (Cerquice). 
- Não há qualquer justificativa para não vacinar, pois existem dados que comprovam a existência das comunidades quilombolas no Ceará, seu reconhecimento e, portanto, o recebimento de vacinas conforme prescreve o PNI”, informa Mariana Lobo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Fortalezenses

Publicado no Diário Oficial do Município de Fortaleza, o edital de convocação do primeiro chamamento do Concurso da Câmara de Fortaleza contempla 39 profissionais. O processo para a posse dos novos servidores inicia com a entrega de documentação entre os dias 7 e 14 de abril, seguindo para comparecimento à junta médica entre os dias 22 a 25 de abril. O anuncio da convocação foi realizado pelo presidente da Câmara de Fortaleza, Leo Couto (PSB). O concurso com oferta de 78 vagas efetivas na Casa, sendo 30 cargos para nível médio e outros 48 cargos para nível superior, foi realizado em abril de 2024. 🔹 A entrega de documentação segue o seguinte cronograma: Nos dias 7, 8 e 9/4: Agente Administrativo, Analista de Gestão de Pessoas, Contador, Engenheiro Civil. Nos dias 10, 11 e 14/4: Advogado, Analista de Informática, Analista de Comunicação Social, Pedagogo, Analista de Redação, Analista de Revisão, Consultor Legislativo (todas as áreas). 🔹 O comparecimento junta médica segue o seguinte ...

Futricas Culturais

 

Futricas Fortalezenses

A Rádio Fortaleza FM 90,7 apresentou de sexta-feira (28) a domingo (30/3/3035), a Série de três Reportagens 'Além do Hobbie: a Trajetória de Mulheres, que abraçaram o Esporte'. A Série fala de personagens femininas inseridas no Mundo Esportivo. Bruna Braga Corrida, Natação em Águas Abertas e Triathlon. Essas modalidades mudaram a vida das entrevistadas na Série.  Augusta Barbosa A contadora Augusta Barbosa, a pesquisadora Lívia Barreto e a empreendedora Bruna Braga têm algo em comum: a paixão pelo Esporte, que escolheram para a vida e que vai muito além de um Hobbie.  Livia Barreto Para a diretora da Rádio Fortaleza FM, Jocasta Pimental, a Série 'Além do Hobby', tem a proposta de mostrar mulheres, que têm três profissões diferentes.  Uma contadora, uma pesquisadora da Universidade Federal do Ceará (UFC) e uma empreendedora são mulheres, que encontraram no Esporte mais do que uma diversão, mais do que um Entretenimento. - O Esporte transformou a vida dessas mulheres. E c...