Pedro Matos comemora instalação da CPI da Covid-19 em todas esferas

O vereador Pedro Matos (Pros-Fortaleza) comemora, nesta semana, a instalação da investigação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19 no âmbito Federal, Estadual e Municipal. Para o parlamentar, que anteriormente tinha cobrado essa medida, uma CPI para a verificação de tudo que foi realizado em relação à pandemia é extremamente importante.

Com autoria do senador Randolfe Rodrigues (Rede-Amapá), o ato de criação da CPI da Pandemia foi lido pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-Minas Gerais). Logo, fica autorizada a formação do colegiado, destinado a apurar as ações e eventuais omissões do governo federal durante o enfrentamento ao coronavírus. Ainda durante a leitura, Pacheco informou que, além da proposta de Randolfe Rodrigues, a CPI também irá apurar eventuais irregularidades em estados e municípios que aplicaram recursos no combate à Covid-19, conforme proposta do senador Eduardo Girão (Podemos-Ceará).

- Nada mais justo termos uma CPI da Covid que investigue os recursos de todas as esferas: federal, estadual e municipal. Precisamos investigar desde a origem até sua destinação final, avaliando sua aplicação. Os senadores conseguiram as assinaturas, e isso é uma vitória contra a corrupção”, reforçou o vereador do Pros.

Comissão Parlamentar de Inquérito - As Comissões, criadas mediante requerimento de um terço dos membros do Senado - ou ao menos 27 dos 81 membros - têm o objetivo de investigar possíveis malfeitos, cometidos por agentes públicos e políticos, que seja muito importante para a vida pública e para a ordem constitucional, legal, econômica ou social do País.

Ao todo, 18 senadores farão parte da CPI da Covid, sendo 11 titulares e sete suplentes. No entanto, o presidente, o relator e os demais integrantes ainda não estão definidos. Quanto à duração, depende da estipulação feita pelo autor da requisição. Para a CPI da Covid, o prazo inicial é de 90 dias, conforme requerimento do senador Randolfe Rodrigues, de 15 de janeiro último.

Reforma da Previdência - Em sessão realizada virtualmente os vereadores da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) aprovaram, por 30 votos a 11, o texto-base da Reforma da Previdência Municipal. Para Pedro Matos, que votou contra, ainda há muitas críticas a se fazer.

Para o líder do Pros na Câmara Municipal, é preciso desenvolver um canal de diálogo e de alinhamento entre as partes envolvidas. 

- O Plano Fortaleza 2040 precisa colocar em seu planejamento um melhor tratamento para com o servidor público”, destacou o parlamentar durante a sessão.

Plano Fortaleza 2040 - Planejamento com estratégias a serem implementadas em curto, médio e longo prazo (tendo como horizonte o ano 2040), contemplando: Plano Mestre Urbanístico; Plano de Mobilidade; e Plano de Desenvolvimento Econômico e Social.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hidrogênio Verde

Tidy Odonto