Futricas Fortalezenses

Confira o 27 de abril na História de Fortaleza, segundo o Arquivo Nirez:
1863 - Morre o escrivão do júri de Fortaleza Manuel Eugênio de Sousa, ex-secretário da Assembleia, ex-deputado provincial e capitão da Guarda Nacional, piauiense.
1867 - A Chefia de Polícia recebe o novo titular Sebastião Gonçalves da Silva, advogado.
1887 - O presidente de Estado, Enéas Torreão põe à disposição do Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico) o compartimento oriental da Biblioteca Pública, antigo Teatro Concórdia, onde ele funcionou até março de 1896, ocasião em que se transferiu para o pavimento térreo do Palacete da Assembleia Estadual, cedido que foi pelo presidente Antônio Pinto Nogueira Acioli. Em muitos prédios esteve o Instituto do Ceará, até que recebeu a sede definitiva, na Rua Barão do Rio Branco nº 1594, na Praça do Carmo, construída em 1921, por Jeremias Gervásio Vasconcelos Arruda (Jeremias Arruda), onde se instalou depois a Chefia de Polícia do Estado, Prefeitura Municipal de Fortaleza e o Ginásio Municipal. Depois foi o prédio incorporado ao patrimônio da família Gentil, que fora adquirido pela Universidade Federal do Ceará - UFC, que trocou com o Instituto do Ceará pelo prédio da Avenida Visconde de Cauípe, 2.431 (atual da Universidade), escritura lavrada no Cartório Martins às folhas 59 verso do livro nº 148, tudo de conformidade com autorização dada pela Lei nº 8.692, de 28/12/1966.
1890 - Morre, em Maranguape, o farmacêutico e literato Pedro Correia Sombra (Pedro Sombra), cultor das línguas estrangeiras, aos 35 anos de idade. Era maranguapense nascido em 03/10/1854.
1891 - A função de Intendente Municipal de Fortaleza passa das mãos do capitão Manuel Nogueira Borges, para as de Joaquim de Oliveira Catunda (Senador Catunda).
1897 - Assume a direção da Estrada de Ferro de Baturité-EFB, o engenheiro Bernardo Piquet Carneiro.
1907 - Assume o novo Capitão do Porto do Ceará, o capitão de corveta Odorico Pinto da Silva Leal, promovido a capitão de fragata durante o mandato. Ele substitui o capitão de fragata João Perouse Pontes.
1909 - Parte para o Paraná o 9º Batalhão de Infantaria do Exército.
1915 - Chega em Fortaleza o 46º Batalhão de Caçadores - 46ºBC, alojando-se no quartel contíguo à Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção, que foi guarnecida pela 1ª Bateria Independente do 3º Distrito de Artilharia da Costa, sob o comando do capitão Bernardino Chaves. O 23º BC originou-se do 36º Batalhão de Infantaria, criado em Manaus, AM, em 1889 que em 1908, passou a denominar-se 46º Batalhão de Caçadores - 46º BC.
1922 - Exonerado do cargo de diretor da Rede de Viação Cearense - RVC, o engenheiro Enrique Eduardo Couto Fernandes.
1924 - Sai o primeiro número da revista Ceará Ilustrado, magazine semanal ilustrado sob direção de Demócrito Rocha, com serviço de clicherie de Orlando de Luna Freire.
1927 - Rezada missa na Igreja de Nossa Senhora do Rosário, às 6h30, em sufrágio da alma da professora Ana Bilhar, falecida há 30 dias na Capital Federal.
1927 - Assume o cargo de Delegado de Polícia da Capital (equivale hoje a Secretário de Segurança Pública e Defesa da Cidadania) Vicente de Paula Pessoa, em substituição a Alfredo Weyne que se demitira.
1930 - Morre, em Fortaleza, José Joaquim de Farias Júnior, professor aposentado da Escola de Aprendizes Marinheiros do Ceará e antigo secretário da Capitania do Porto.
1946 - Realiza-se às 15h30, a inauguração do II Salão de Abril, desta feita sob os auspícios da Livraria Aéquitas, do Clube de Literatura e Arte-CLÃ e da Sociedade Cearense de Artes Plásticas-SCAP, que deixara o prédio da velha Intendência no ano anterior e estava funcionando nos altos do Bar Americano, na esquina da Rua General Sampaio com Rua Guilherme Rocha, 457, na Praça José de Alencar. Era presidente da SCAP o pintor e professor Mário Barata.
1951 - Inaugurado, na Rádio Iracema de Fortaleza, A Hora do Pobre, programa que objetivava prestar assistência à Sociedade de São Vicente de Paulo angariando donativos para os indigentes.
1955 - A comissão julgadora dos trabalhos expostos no XI Salão de Abril, composta dos senhores Jonas Miranda, Mário Barata, Honor Torres, Raimundo Siqueira Campos (R. Kampos), Paulo Bonavides e Antônio Albuquerque concluiu os seus trabalhos, apresentando o seguinte resultado: Divisão Geral - José Fernandes Alencar (J. Fernandes) conquistou o Prêmio Município de Fortaleza pelo seu trabalho ''Castigo Imerecido''; Antônio Fragoso, Medalha de Prata, com o quadro ''Barrancos''; A. Vidal recebeu Medalha de Bronze, conferido ao seu trabalho ''Paisagem Maranhense''. Na categoria Divisão Moderna, foram premiados apenas dois expositores: Joaquim Arrais (J. Arrais), prêmio Município, conferido ao seu quadro ''Bailarinos''; Lúcia Galeno, medalha de Prata, com ''Madona''.
1960 - Grande repercussão pelo arrombamento da barragem em construção do Açude Orós, com a possibilidade de inundação de várias cidades do vale do Jaguaribe.
1961 - Falece em Fortaleza, vítima de tétano, a comerciante Odília Campos de Araújo, proprietária da loja A Samaritana.
1967 - Morre em Fortaleza o médico Pedro Augusto de Araújo Sampaio (Pedro Sampaio), aos 84 anos incompletos. Era tisiologista e foi um dos fundadores do Sanatório de Messejana e do Ideal Clube. Nascera em Fortaleza, em 21/05/1884. Existem em Fortaleza duas ruas com seu nome (Rua Dr. Pedro Sampaio), uma no loteamento Outeiro e outra no Passaré.
1972 - Aberto o XXII Salão de Abril, pelo prefeito Vicente Cavalcante Fialho, comemorativo do Sesquicentenário da Independência do Brasil e do Cinqüentenário da Semana de Arte Moderna, com 115 trabalhos de pintura, escultura, talha, desenho, gravura e pesquisa artística, na Galeria Antônio Bandeira, na Praça do Ferreira.
1973 - Inaugura-se o XXIII Salão de Abril, que deveria ser o XXIV, pois houve um erro em 1964, quando foi repetida a numeração (XIV). Realizou-se no subterrâneo da Praça do Ferreira, a Galeria Antônio Bandeira, com trabalhos de 87 artistas locais, nos gêneros pintura, desenho, gravura, talha, escultura e pesquisa.
1976 - O professor universitário cearense engenheiro-agrônomo Raimundo Brás Filho, ex-professor da Universidade Federal do Ceará-UFC, é empossado como membro-associado da Academia Brasileira de Ciências, representante da área das Ciências Químicas. Leciona na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. É conhecido por Dico e jogou futebol pelo juvenil do Ceará Sporting Club.
1977 - Inaugurado o XXVII Salão de Abril (deveria ser o XXVIII), em homenagem ao Dia do Município (deveria ter sido inaugurado no dia 13), na Galeria Antônio Bandeira, no subsolo da Praça do Ferreira.
1977 - Toma posse, à noite, em sessão solene nos salões do BNB Clube, na Avenida Santos Dumont, a primeira diretoria da Associação Cearense de Emissoras de Rádio e Televisão - Acert, eleita em 16/03/1977, que tem na presidência o radialista e jornalista Manuel Eduardo Pinheiro Campos (Eduardo Campos); na vice-presidência o empresário José Pessoa de Araújo; na secretaria Astrolábio Queirós Filho; na tesouraria, Carlos Neves D’Alge (Carlos D’Alge); e diretor, Anastácio de Sousa.
1977 - Lançada a pedra fundamental do Centro Profissionalizante Aldaci Barbosa, no Conjunto Alvorada, que será construído pelo Lions Clube Planalto, em terreno doado pela Prefeitura Municipal de Fortaleza-PMF.
1982 - O médico e professor José Waldemar Alcântara e Silva (Waldemar de Alcântara) recebe o título de Professor Emérito na Universidade Federal do Ceará-UFC.
1984 - Morre, aos 77 anos de idade, o agropecuarista e ex-deputado estadual Péricles Gomes de Araújo (Péricles Araújo), iguatuense de 14/07/1906.
1985 - Morre, aos 76 anos de idade, o empresário Gontran Nascimento, da Casa das Máquinas, “o maior crediário do Ceará”. Foi sepultado em Maranguape, terra em que nascera a 18/09/1909.
1989 - Instala-se a Federação das Empresas de Transportes Rodoviários dos Estados do Ceará, Piauí e Maranhão-Cepimar, tendo como presidente o empresário David Lopes de Oliveira.
1990 - Assume o comando da 10ª Região Militar, o general Sérgio Régis Nunes Franco, recebendo o cargo das mãos do general Inaldo Seabra de Noronha.
1994 - Assume a Cadeira 17 da Academia de Ciências Sociais do Ceará, o escritor Francisco Régis Frota Araújo, substituindo Dimas Macedo que renunciou.
1998 - Substituído o comando da 10ª Região Militar quando assume o general de divisão, Théo Espíndola Basto em substituição ao general de divisão Plínio Abreu Coelho.
1999 - Inauguração do Memorial Fotográfico do Transporte Coletivo de Passageiros do Ceará, com exposição de fotografias do Arquivo Nirez e outras fontes, em prédio da SEST/SENAT na Rua Dona Leopoldina, 1050, 3º andar, promoção da Federação das Empresas de Transportes Rodoviários dos Estados do Ceará, Piauí e Maranhão-Cepimar.


1999 - Durante tempestade, na madrugada, um raio atinge a torre da Igreja de Nossa Senhora de Nazaré, no Jardim América, danificando-a. A forte chuva mediu 74 milímetros.
2001 - Abre-se, às 20 horas o 52º Salão de Abril, tradicional promoção de artes plásticas, na Galeria Antônio Bandeira, agora no Centro de Referência do Professor, no prédio do antigo Mercado Central, com previsão de encerramento em 10 de junho, promoção da Fundação de Cultura, Esporte e Turismo da Prefeitura Municipal de Fortaleza.
2004 - Abertura, às 19 horas, do LV Salão de Abril de Artes Plásticas, na Galeria Antônio Bandeira, no Centro de Referência do Professor, na Rua Conde D’Eu nº 560, Centro, antigo Mercado Central, realização da Fundação de Cultura, Esporte e Turismo - Funcet.
2016 - Abertura da Mostra 67º Salão de Abril no Museu de Arte Contemporânea do Centro Cultural Dragão de Arte e Cultura, reunindo 30 artistas selecionados e nomes consagrados, com destaque para o tema “Salão Fortaleza Afetos”, que homenageia os 290 anos da cidade de Fortaleza.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hidrogênio Verde

Tidy Odonto