Diário do Governo do Ceará era fundado em 1824

Eis o Arquivo Nirez para primeiro de abril na História de Fortaleza:


  • 1824 - Uma quinta-feira, sai às ruas o primeiro número do Diário do Governo do Ceará (foto), o primeiro jornal que teve a Província, redatoriado pelo padre Gonçalo Inácio de Loiola Albuquerque e Melo Mororó (Padre Mororó). Embora estejamos registrando aqui, o acontecimento foi em Quixeramobim, que com a adesão à Confederação do Equador, fez às vezes da Capital da Província. Foi Manuel de Carvalho Paes de Andrade que, de Pernambuco enviou, pela escuna de guerra Maria Zeferina, o material tipográfico. Vinha assim datado: “Cidade do Ceará, Quinta-Feira, 1º de Abril de 1824”. Era impresso na “Tipografia Nacional do Ceará”, sendo tipógrafo Francisco José de Sales.
  • 1847 - Morre, no Rio de Janeiro, o engenheiro João Vieira de Carvalho, Marquês de Lages, português de Olivença nascido em 16 de novembro de 1781, senador pelo Ceará.
  • 1870 - Chega a Fortaleza - e é verdade - a notícia do término da Guerra do Paraguai, havendo muitas festas por esse motivo.
  • 1881 - Assume a Presidência da Província, o senador Pedro Leão Veloso, pela segunda vez, incompatibilizado com os abolicionistas.
  • 1893 - A Alfândega de Fortaleza passa a funcionar em prédio construído pela empresa Ceará Harbour Corporation Ltda. O prédio todo de pedra, hoje ocupado pela Caixa Econômica Federal, foi construído por Tobias Lauriano Figueira de Melo e Ricardo Lange. O prédio havia sido inaugurado no dia 15 de julho de 1891.
  • 1909 - São lançados, pela Fábrica Iracema de Cigarros, de Philomeno Gomes & Filho, na Praça do Ferreira, feitos com fumo Esmeralda, os Cigarros Comerciais.
  • 1911 - Surge a firma de Luiz Severiano Ribeiro, Casa Ribeiro, livraria e papelaria, gramofones e discos, louças, vidros, mobílias espelhos e tapetes, artigos religiosos e fábrica de gelo, na Rua Major Facundo, 75 (antigo, atual 532).
  • 1924 - Raimundo Guilherme Santos (R. Guilherme Santos) “Dico Guilherme” abre a loja denominada Crysanthemo, de modas, miudezas e novidades, na Rua Guilherme Rocha, 56 (antigo, depois 124), na Praça do Ferreira. Fez lançamento de postais com vistas de Fortaleza, lançados em 1931.
  • 1925 - Mário Teixeira de Abreu funda a Padaria Ideal, panificadora, na Rua Barão do Rio Branco, 194 (antigo). Depois foi vendida a David Eusébio Ferreira, que mudou para a esquina da Rua Guilherme Rocha, 846-884, com Avenida do Imperador, na Praça da Lagoinha (atual Praça Capistrano de Abreu). Desde 1944 pertence à firma J. Neto & Cia.
  • 1926 - Funda-se, em Fortaleza, a loja O Gabriel, de Gabriel Leônidas Jardim, armarinho de miudezas e artigos religiosos na Rua Senador Alencar, 46 (antigo), depois se mudou para a Rua Floriano Peixoto nº 256.
  • 1926 - Morre, com 52 anos de idade, o poeta e bacharel de direito Alfredo de Miranda Castro (Alf. Castro). Era natural do Recife, Pernambuco, onde nascera a 30 de novembro de 1873 e pertencia a Academia Cearense de Letras-ACL. Exerceu o cargo de Procurador da República no Ceará.
  • 1926 - É fundada, e é verdade, pelo tipógrafo Raimundo Nonato Farias Esteves (Raimundo Esteves), em prédio na Rua do Rosário, a Tipografia Progresso. Oriunda da Tipografia Moraes, que fora adquirida por Artur Esteves. Depois, mudou-se para a Rua General Bezerril, 183 (antigo) e já como R. Esteves Gráfica Ltda. para a Rua Senador Pompeu, 754. Hoje a Tiprogresso é uma moderna editora, nas mãos de Geraldo Esteves, filhos e sobrinhos.
  • 1927 - Toma posse na direção da Rede de Viação Cearense-RVC, o engenheiro Abraão de Oliveira Leite, substituindo o engenheiro Adelmar de Melo Franco.
  • 1931 - Morre, aos 87 anos de idade, o coronel João da Fonseca Barbosa, ex-tesoureiro do Banco do Ceará.
  • 1933 - Morre José de Oliveira Rola (José Rola), um dos pioneiros na exibição de filmes em Fortaleza. É hoje patrono de rua na Varjota.
  • 1934 - Fundado em Fortaleza mais um time de futebol, o Penarol Sport Club.
  • 1939 - Criado pelo Decreto 627 o Hospital Geral da Polícia que substitui a Enfermaria da Força Pública do Estado, hoje é o Hospital da Polícia Militar do Ceará, localizado na esquina da Rua Princesa Isabel com Rua Domingos Olímpio, com fundos para a Rua Dona Teresa.
  • 1941 - Autorizado o funcionamento, em Fortaleza, do Corpo Civil de Vigilância de Fortaleza, organizado por Henrique Ellery, para servir de órgão auxiliar de polícia. As casas que colaboravam com a entidade, traziam em sua fachada, uma plaqueta com a inscrição CCVF.
  • 1943 - Falece, em Fortaleza, Alfredo Dutra Filho, alto funcionário da Fiscalização dos Portos.
  • 1944 - Em plena luz do dia - e não foi mentira - são roubados, na hora do almoço, os estabelecimentos comerciais Casa Movado, Ceará Chic e Armazém Potiguar.
  • 1946 - O Departamento Nacional de Obras Contra as Secas-DNOCS tem novo diretor, o engenheiro Francisco Benjamin Gallotti, em substituição a Luís Augusto da Silva Vieira (Luís Vieira).
  • 1949 - Criado, pela Lei Municipal 140, o Ginásio Municipal, que só seria instalado em dois de maio de 1951 em antiga casa na Rua Barão do Rio Branco, 1.594, na Praça do Carmo, onde funciona hoje o Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico), tendo como diretor o professor Jacinto Botelho de Sousa. Hoje chama-se Colégio Municipal Filgueiras Lima e localiza-se na Avenida dos Expedicionários, 3.910, no Jardim América.
  • 1950 - Inaugura-se o VI Salão de Abril, patrocinado pela Sociedade Cearense de Artes Plásticas-SCAP, instalado na Rua Major Facundo, 684, prédio de propriedade de Luiz Severiano Ribeiro, cedido para a exposição. Estrearam neste salão, os artistas Sérvulo Esmeraldo, Zenon da Cunha Mendes Barreto (Zenon Barreto) e Goebel Weyne Rodrigues.
  • 1952 - O desembargador Feliciano de Ataíde é reeleito provedor-mor da Santa Casa de Misericórdia
  • 1953 - Inaugurado, no Quartel do 23º Batalhão de Caçadores, na Avenida Treze de Maio, o Grupo Escolar Paulo Sarasate destinado aos filhos dos Sargentos e Praças daquela corporação. Ao ato estiveram presentes várias autoridades, entre as quais o coronel José Ribamar Maciel Campos, comandante daquela unidade militar, José do Nascimento, secretário do Governo e da Administração representando o governador Paulo Sarasate.
  • 1953 - Falece, em Granja, vítima de colapso cardíaco, o ex-tabelião aposentado José Quariguasi da Frota, residente naquela cidade.
  • 1954 - Por iniciativa do Arcebispo Metropolitano de Fortaleza, Dom Antônio de Almeida Lustosa, é fundada em Fortaleza, a Liga Anti-Alcoólica, tendo na presidência Joaquim Caminha de Sá Leitão.
  • 1955 - A Imprensa Oficial do Ceará-IOCE tem novo diretor, Alberto Leal Nunes, substituindo Valdemar Gonçalves.
  • 1959 - Chegam a Porto Alegre os jangadeiros cearenses, que empreenderam o raide Fortaleza a Buenos Aires, na jangada Maria Teresa Goulart, sob o comando do Mestre Jerônimo.
  • 1962 - Instala-se a Companhia Nordeste de Eletrificação de Fortaleza - Conefor, que substitui o Serviluz. O bom fornecimento de luz a Fortaleza continua sendo uma mentira.
  • 1964 - Dia da mentira, repercute intensamente o golpe contra o presidente João Belchior Marques Goulart (João Goulart), legitimamente eleito por voto popular, comandado pelo general Olímpio Mourão Filho e pelo governador Magalhães Pinto, de Minas Gerais. No dia 3 o Congresso Nacional declara vaga a Presidência da República, assumindo-a o deputado Pascoal Ranieri Mazzili. Em Fortaleza casas são invadidas, pessoas são presas por qualquer suspeita, políticos são caçados e presos, bibliotecas são confiscadas, o policiamento nas ruas passa a ser feito pelo Exército, e outros desmandos injustificáveis em nome da democracia. Foi um golpe que atrasou o país em 21 anos. Depois foi criada a mentira de que o Golpe fora a 31 de março, para disfarçar o dia da mentira.
  • 1966 - O Instituto Brasileiro do Café-IBC, passa a distribuir somente café em grão totalmente torrado, com o fim de evitar o contrabando.
  • 1970 - Inaugurado, em Fortaleza, o Hospital de Isolamento de Fortaleza, na Parquelândia, na Rua Nestor Barbosa, 315/433. Hoje chama-se Hospital São José. Foi depois amparado pela lei nº 9.387, de 31 de julho de 1970.
  • 1972 - Construída com recursos da Sudene para funcionar como escola pioneira de primeiro grau, em Fortaleza, o governador César Cals de Oliveira Filho inaugura a Escola Integrada de Primeiro Grau Antonieta Siqueira.
  • 1978 - Grava depoimento para o Museu Cearense de Teatro de Ricardo Guilherme e para o Arquivo Nirez, o homem de teatro Afonso Jucá.
  • 2009 - Morre, à tarde, vítima câncer na próstata, o artista plástico cearense Francisco Nogueira da Silva. Premiado por três vezes no tradicional Salão de Abril, o artista, muito comentado pelo domínio da pintura naïf. Era funcionário da Universidade Federal do Ceará-UFC desde 1966, sempre na referencial Faculdade de Arquitetura, onde produziu muitas de suas obras. Nascera em 1941.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Fortalezenses

Tidy Odonto

Futricas Fortalezenses