Confira o Arquivo Nirez para 20 de abril na História de Fortaleza

Eis o Arquivo Nirez para 20 de abril na História de Fortaleza:

1701 - A Câmara da Vila de São José de Ribamar resolve mudar a vila do lugar junto a Fortaleza para a Barra do Rio Ceará. A primeira Vila do Ceará foi Aquiraz. A Ordem Régia de 16 de fevereiro de 1699 resolvia sobre a construção de uma igreja que foi a primeira capela-mor da Matriz de Fortaleza (Catedral), cuja construção foi autorizada por Ordem Régia de 12 de fevereiro de 1746. A igreja foi terminada por volta de 1795, mas em 1820 foi demolida e em seu lugar levantada uma outra que foi inaugurada após 34 anos, em 1854. A Ordem Régia de 16 de fevereiro de 1699 resolvia sobre a construção da primeira capela-mor de Fortaleza cuja construção foi autorizada em 12 de fevereiro de 1746 por outra Ordem Régia. A construção foi iniciada em 21 de outubro de 1753 e terminada em 1795, mas em 1820 a capela-mor foi vistoriada pelo mestre carpinteiro Francisco José da Silva, o mestre pedreiro Braz Quentão e o administrador das obras da Vila, Antônio Simões Ferreira de Faria, em virtude de rachaduras surgidas no arco, ficando resolvida sua demolição para construção de uma outra. As peças sagradas foram transferidas para a Igreja de Nossa Senhora do Rosário que só retornaram no dia do benzimento da nova matriz no dia dois de abril de 1854 era a igreja de São José, que serviu de Catedral quando houve o desmembramento da Diocese de Pernambuco e foi criada a do Ceará. Em 1938 novamente sob a alegação de que estava para cair, foi esta também demolida e a pedra fundamental da atual Catedral foi lançada em 15 de agosto de 1939 à época do arcebispado de Dom Manuel da Silva Gomes, que chegou a viajar a sua terra natal, Bahia, para não deixar derrubar uma igreja, mas nossa Sé ele demoliu sem pena, destruindo a "contemplação do cruzeiro de Frei Serafim de Catania, onde os fiéis aprendiam simbolicamente os episódios da paixão e ao pé do qual toda a gente rezava comovida as ladainhas de Nossa Senhora, em maio, o responso das almas, em novembro. Não se concebe a destruição de uma obra dessa natureza", disse Gustavo Barroso. Sua construção demorou mais do que o esperado, pois logo veio a Segunda Guerra Mundial, o castigo das grandes secas, a descrença do povo devido à demora, até que no dia 22 de dezembro de 1978 inaugurou-se, tendo o padre Tito Guedes à frente de suas obras e como Arcebispo Metropolitano Dom Aloísio Lorscheider (foto). É um templo neo-gótico, inspirado na catedral de Colônia, com capacidade para abrigar 5. mil pessoas.

1854 - Toma posse no cargo de Chefe de Polícia, que equivalia a Secretaria de Segurança, o conselheiro Vicente Alves de Paula Pessoa.
1867 - Publicado em Fortaleza, o jornal O Carapuça, impresso por Raimundo de Paula Lima, na Tipografia Cearense.
1897 - Morre, em Fortaleza, aos 65 anos de idade, o bacharel em Direito Joaquim Mendes da Cruz Guimarães Júnior, jornalista e político. Era cearense de Aracati nascido a 13/02/1831.
1914 - Chega a Fortaleza, procedente de Juazeiro do Norte, em um trem expresso, o médico Floro Bartolomeu da Costa, chefe da chamada Sedição de Juazeiro, causa da deposição do coronel Marcos Franco Rabelo. Com ele vieram 400 jagunços para se engajarem no Batalhão de Polícia do Estado.
1914 - Assume o cargo de engenheiro chefe do Distrito Telegráfico de Fortaleza, o telegrafista Jocelin Cardoso.
1919 - Chegam em Fortaleza Andrew Thompson e Daniel Wise, membros da Comissão Americana Carnegie Institution, para observar o eclipse solar de 29 de maio. Hospedaram-se na Pensão Bitu.
1919 - Publicado, em Fortaleza, o Jornal das Moças, com vários sonetos, entre eles “Retratando-me”, de Cândido Castelo Branco e “O Ébrio”, de F. Saldanha Fontenele.
1927 - Inaugura-se o novo prédio da Padaria Lisbonense, na Rua Pedro Borges, 25 (antigo, atuais 151/157). A Padaria Lisbonense surgiu em 1916 na Rua Senador Pompeu e fechou definitivamente em 10/10/1983. No local da Lisbonense, na Rua Pedro Borges hoje fica o Shopping Lisbonense.
1927 - Assume o comando da Capitania dos Portos do Ceará, o titular do cargo, capitão de corveta João Cândido Martins Filho, em substituição ao capitão-tenente Leonel de Magalhães Bastos, que vinha respondendo interinamente.
1929 - Circula em Fortaleza o primeiro número do jornal vespertino "A Tarde", dirigido por José Bruno de Miranda e Manuel Miranda e redatoriado por Atualpa Barbosa Lima.
1929 - Pelo navio ''Pedro II'', chega a Fortaleza a Estátua de José de Alencar, a ser inaugurada na Praça Marquês do Herval, hoje, Praça José de Alencar.
1933 - Funda-se, em Fortaleza, a Fábrica de Bebidas P. S. Costa, em prédio na Rua Nogueira Acioli nº 1578, na Vila Monteiro. Era fabricante de conhaque, quinado e do guaraná Oriente. Fabricava também velas.
1933 - Iniciam-se as obras de construção do Edifício Granito, de Augusto Fiúza, três meses após o incêndio que destruiu o prédio do antigo “Art-Nouveau”, na esquina da Rua Guilherme Rocha com Rua Major Facundo, na Praça do Ferreira.
1937 - Toma posse, no comando do 23º Batalhão de Caçadores-23 BC, o coronel Mário Veiga Abreu.
1941 - A Capela de Nossa Senhora Aparecida, na Pirocaia (Montese), é benzida e inaugurada.
1947 - Falecimento, às 16h50, em Fortaleza, de Maximiano Leite Barbosa Filho, chefe da firma Leite Barbosa & Filho, na Rua General Bezerril, 402. Era cearense de Aracati nascido a 08/09/1890.
1952 - Toma posse, em solenidade efetuada em sua sede social, à Rua Dona Leopoldina nº 146, a nova diretoria do Riachuelo Atlético Clube, agremiação do bairro da Aldeota. A posse dos novos diretores riachuelinos é parte do programa comemorativo do 15º aniversário do clube transcorrido no dia 18. A constituição da nova diretoria é: Conselho Executivo - Presidente: Francisco Lopes da Silva; Vice-dito: José Batista Barbosa; Secretário Geral - José Maria Cajuais; 1º Secretário: Maurício Siqueira Campos; 2º Secretário: Álvaro Ferreira; Tesoureiro geral: Adilton Costa Vale; 1º Tesoureiro - Almir Sales; 2º Tesoureiro - Edmundo Gurgel Maia (Edmundo Maia); Diretor de Esportes - César Vieira Lima; Adjunto - João Euclides de Araújo; Diretor de Propaganda - José Cirino da Silva; Orador oficial - Lívio Correia Amaro (Lívio Amaro). Conselho de honra - Antônio Mendes, Valdemar Gonçalves, José Granjeiro, José Soares Nogueira, Cicero Filinto Primo, Alfredo Cortesia, Antônio Siqueira Campos e José Lopes da Silva. Diretores sociais - Francisco das Chagas Brasil, Walter Mendes, Manuel de Paula Castro e Aluísio Matos Pontes.
1954 - Sob a presidência do acadêmico João Pessoa de Albuquerque, presidente da União Nacional dos Estudantes, instala-se, em Fortaleza, no Palácio do Comércio, o XII Congresso Estadual dos Estudantes, certame universitário que se realiza sob o patrocínio da UEE.
1956 - Realiza-se, no Cartório Martins, a assinatura da escritura de transferência do patrimônio do Instituto de Ensino Médico para a Universidade do Ceará-UC. Com esse ato, dá-se um dos passos para efetivar a federalização da Faculdade de Medicina do Ceará. O patrimônio compreende o prédio em que funciona a Faculdade, na Praça José de Alencar (onde hoje está o IPHAN), o Hospital de Isolamento, que comporá o conjunto do Hospital da Clínicas, em vastas áreas do Porangabussu e diversos laboratórios. Participam da solenidade os professores Ocelo Pinheiro, Codes y Sandoval, Manuel Antônio de Andrade Furtado, Antônio Martins Filho, magnífico reitor; Jurandir Marães Picanço (Jurandir Picanço), diretor da Faculdade de Medicina; Madaleno Girão Barroso, Hesíodo de Queirós Facó, e o jornalista José Caminha de Alencar Araripe (J.C. Alencar Araripe). A Universidade do Ceará - UC é hoje a Universidade Federal do Ceará - UFC.
1956 - Desaba, às 17h45, a marquise que estava sendo construída no paredão da Praça General Tibúrcio, para servir de abrigo aos passageiros dos ônibus da Aldeota, na Rua Sena Madureira. Não houve vítimas.
1957 - Inaugura-se o XIII Salão de Abril, exposição já tradicional promovida pela Sociedade Cearense de Artes Plásticas - SCAP, que tinha na direção o escultor Honor Torres.
1961 - Assume a direção da Rede de Viação Cearense - RVC, o engenheiro militar Humberto Sales de Moura Ferreira (Humberto de Moura Ferreira), em substituição ao engenheiro Virgílio Nogueira Paes.
1963 - Assume o comando do 23º Batalhão de Caçadores, o coronel Tácito Teófilo Gaspar de Oliveira, aos 49 anos.
1971 - Toma posse, no cargo de diretor da Faculdade de Medicina do Ceará, no gabinete do Magnífico Reitor Walter de Moura Cantídio (Walter Cantídio), o médico Danúsio Dalton da Rocha Correia.
1973 - Fundado, no Restaurante Miramar, na Avenida Aquidaban (atual Historiador Raimundo Girão), na Praia de Iracema, em Fortaleza, o Clube do Calhambeque do Ceará, com a finalidade de congregar possuidores de carros antigos, sendo o primeiro presidente José de Azevedo Sobral.
1973 - O prefeito Vicente Cavalcante Fialho (Vicente Fialho) dá o nome de Bosque Dom Delgado ao parque que rodeia o atual Paço Municipal da Prefeitura Municipal de Fortaleza. Hoje denomina-se Bosque Dom Antônio de Almeida Lustosa.
1977 - No 4º aniversário do Clube do Calhambeque do Ceará, em reunião na casa do presidente Assis Vieira Filho, é tomada a decisão de mudar o nome para Veteran Car Club do Ceará. Na ocasião é reeleito o presidente.
1978 - Indicado para ocupar o cargo de Governador do Estado do Ceará, Virgílio de Moraes Fernandes Távora (Virgílio Távora). Foi o 6º governador eleito indiretamente, sendo o 1º, Clarindo de Queirós; 2º, Francisco de Menezes Pimentel; 3º, Plácido Aderaldo Castelo (Plácido Castelo); 4º, César Cals de Oliveira Filho e 5º José Adauto Bezerra de Menezes.
1980 - O Ferroviário Atlético Clube é classificado no Campeonato Nacional “Taça de Ouro”.
1981 - Eleita nova diretoria da Federação de Blocos Carnavalescos do Ceará, assumindo a presidência, Francisco de Assis Marinho “Didi”, substituindo Edson Maranhão, que esteve à frente da agremiação por 18 anos.
1981 - Entregue à Marinha do Brasil o primeiro navio fabricado no Ceará, em cerimônia que contou com a presença do comandante do 3º Distrito Naval, vice-almirante Luís Edmundo Brígido Bittencourt.
1986 - Falecimento do coronel reformado da Polícia Militar, Alfredo Dias da Cruz, aos 85 anos de idade, que participou da Revolução de 1930 e do ataque ao reduto do Beato José Lourenço. Era cearense de Ipu nascido no lugarejo Presídio, em 22/07/1900.
1990 - Deixa o cargo à frente da Secretaria de Segurança Pública, desincompatibilizando-se do cargo para candidatar-se a uma cadeira na Câmara Federal, o delegado Moroni Bing Torgan (Moroni Torgan).
1990 - Morre em Fortaleza, aos 70 anos de idade, o médico cardiologista e anestesista Heli Vieira de Sousa, que nascera em
1920 em São Luís do Maranhão.
1990 - Toma posse no cargo de Secretário de Segurança Pública, o delegado de carreira Antônio Inimá Fernandes Lima.
1990 - O Corpo de Bombeiros é desvinculado da Polícia Militar do Ceará, tornando-se autônomo, por lei assinada pelo governador Tasso Ribeiro Jereissati
1998 - Morre o médico Joaquim Eduardo de Alencar, ex-diretor do Departamento Estadual de Saúde, um dos fundadores da Faculdade de Medicina do Ceará. Foi o primeiro coordenador do Núcleo de Medicina Tropical da UFC. Formou-se na Bahia em 1934. Nascera em Pacatuba, em 18/04/1912.
1998 - Morre, em Fortaleza, o publicitário e representante comercial Ezequiel Sisnando Xenofonte, pioneiro na publicidade em nossa terra com sua Publicidade Exacta de 1955. Ezequiel nascera na cidade do Crato em 10/09/1922.
2006 - Incêndio, na madrugada, destrói quase totalmente dois pavimentos da unidade do Serviço Social da Indústria-Sesi, localizado na Avenida João Pessoa, na Parangaba. Setenta homens e 15 viaturas do Corpo de Bombeiros são mobilizados para debelar as chamas.
2008 - Morre, pela manhã, aos 28 anos de idade, o guitarrista Rodrigo Gondim Costa, vítima de dengue hemorrágica.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hidrogênio Verde

Tidy Odonto