Tasso Jereissati assumia Governo do Ceará há 34 anos

Confira o 15 de março na História do Ceará, segundo o Arquivo Nirez:

1829 - Joaquim Lopes de Abreu assume, pela terceira vez, a Intendência (Prefeitura) de Fortaleza.

1853 - Assume o cargo de Chefe de Polícia em Fortaleza, o comendador Antônio José Machado. 

1860 - Morre, no Rio de Janeiro, com 65 anos de idade, o senador padre José Martiniano Pereira de Alencar (Senador Alencar), que presidiu por duas vezes a Província do Ceará. Era pai do escritor José de Alencar. Nascera no Sítio Lambedor, Barbalha, em 16 de outubro de 1794. 

1892 - Inaugura-se a firma de Guálter Rodrigues da Silva a qual mantinha a Libro Papelaria Guálter. Ganhou depois o nome de Tipografia Minerva, que fechou há pouco tempo e foi de grande importância para Fortaleza. Ficava na Travessa da Assembleia (Rua São Paulo), 41(antigo). Quando fechou estava na Rua Barão do Rio Branco. 

1894 - O Liceu do Ceará inaugura sua nova sede, na Rua do Rosário, na Praça dos Voluntários, com frente também para a Rua Sena Madureira, construído pelo tenente de engenheiros João Arnoso. Foi demolido em 1937. No local esteve antes o quartel da Polícia e hoje se levanta o edifício da Polícia Civil. 

1912 - Chega ao porto de Fortaleza (Ponte Metálica), às 10 da manhã, o vapor “Manaus”, trazendo a bordo o tenente coronel Marcos Franco Rabelo, candidato do povo à Presidência do Ceará para o quadriênio 1912-1916. 

1913 - Morre, aos 66 anos incompletos, o abolicionista Joaquim José de Oliveira Filho, livreiro. Era natural de Fortaleza onde nascera a 21 de março de 1847.

1914 - Toma posse no cargo de Chefe de Polícia do Estado o desembargador João Firmino Dantas Ribeiro. 

1922 - Abre-se, em Fortaleza, a loja A Independência, de José Mota Sobrinho, na Rua Floriano Peixoto, 256. Clara influência dos festejos do Centenário da Independência.

1922 - Abre-se em Fortaleza a Casa Maranguape, na Rua Pedro Borges, 42/44, na Praça do Ferreira, de Agapito Sales.

1925 - O Campeonato Cearense de Futebol de 1924, promovido pela Associação Desportiva Cearense, encerra-se quando o Fortaleza Sport Club vence por 6x3 o Ceará Sporting Club, no Campo do Alagadiço, sagrando-se bicampeão.

1925 - Inaugura-se, às 11 horas, a Maison Chic, elegante restaurante de propriedade da firma Euclides, Bessa & Companhia, de Euclides Bessa e José Lopes de Sousa. Benzeu-a o monsenhor João Alfredo Furtado (Monsenhor Furtado). 

1927 - Assume, no Rio de Janeiro, a diretoria da Inspetoria Federal de Obras Contra as Secas - IFOCS (hoje Departamento Nacional de Obras Contra as Secas-DNOCS), o engenheiro José Palhano de Jesus, em substituição a José Aires de Sousa. 

1928 - Encontrado assassinado, o porteiro da Pensão Randal, Américo Martins. 

1932 - Morre, no Rio de Janeiro, o bacharel em Direito, professor, orador e jornalista Francisco Prado, da Academia Cearense de Letras-ACL, cearense nascido em Palma, hoje Coreaú, no dia 22 de junho de 1886. 

1943 - Às 15 horas é inaugurada, solenemente, a hospedaria de emigrantes de São Gerardo, a Hospedaria Getúlio Vargas, no bairro do Alagadiço, com a presença do Ministro do Trabalho, Marcondes Filho, do interventor federal Menezes Pimentel, do general Gil Castelo Branco e do delegado regional do trabalho, Raul Domingues Uchoa, que usou da palavra.

1945 - Acontece, na residência do médico Manuel do Nascimento Fernandes Távora, uma reunião que constitui, em Fortaleza, a União Democrática Cearense-UDC, agremiação que pretende reunir associações e partidos para dar apoio a candidatura do brigadeiro Eduardo Gomes à Presidência da República, já contando com o compromisso do comitê central da UDC. Assinaram a Ata de instalação José Pompeu Pinto Acioli (José Acioli), Manuel do Nascimento Fernandes Távora, José de Borba Vasconcelos, José Ramos Torres de Melo, Plínio Pompeu de Sabóia Magalhães, Hamílton Nogueira, José Cavalcante Parente (José Parente) e outros. Em outubro passou a ser a seção estadual da União Democrática Nacional-UDN. 

1953 - Fundado o Clube de Aeronáutica de Fortaleza, entidade sócio-diversional que congrega em seu seio os oficiais da Base Aérea de Fortaleza. O novo clube vem sendo dirigido pela diretoria, eleita, anteontem. Presidente - major aviador Márcio Teixeira de Carvalho; primeiro vice-presidente - capitão aviador Carlos Guimarães de Matos; segundo vice-presidente - capitão aviador Luís Cavalcante de Gusmão; primeiro secretário - 1º tenente. esp. Florisbello Villa-Nova; segundo secretário - capitão aviador Hélio Heraldo Pereira Leal; primeiro tesoureiro - 1º tenente. Severino Campelo Lima; segundo tesoureiro - 2º tenente. int. Gerardo Cavalcante Prata. 

1953 - Eleição no Sindicato dos Professores Primários e Secundários de Fortaleza. Para a Diretoria: João Hipólito Campos de Oliveira, José da Silva Nogueira e Álvaro Menezes Craveiro; Conselho Fiscal: Raimundo Gurgel do Amaral, Rubens Brandão da Rocha e Tarciso Mota. Para suplentes da Diretoria: José Denizard Macêdo, Otacílio Fernando Nunes e Antônio Carlos Campos de Oliveira. Para suplentes do Conselho Fiscal: Deoclesio Barbosa Ferro (Deoclécio Ferro), José Rebouças Macambira e Stenio Lopes. A posse da nova diretoria ocorre no dia 11 de abril, na sede da Associação Cearense de Imprensa-ACI.

1953 - Fundado o Círculo Operário de Montese, sob a direção de Manuel Marcelo de Oliveira. Atualmente tem o nome de Círculo dos Trabalhadores Cristãos do Montese. Fica hoje em prédio da Rua Edmundo Linhares esquina com Rua Aquiles Boris. 

1954 - Publica-se em Fortaleza o primeiro número do jornal O Educador, Boletim Mensal do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Secundário, Primário e Técnico-Profissional no Estado do Ceará. Seu diretor era Francisco Jorge de Abreu e sua redação fica na Avenida do Imperador, 372.

1955 - Depositada no jazigo da família Maia, no Cemitério São João Batista, em Fortaleza, uma urna funerária contendo os restos mortais do compositor cearense Lauro Maia Teles, falecido em cinco de janeiro de 1950, no Rio de Janeiro e ali sepultado, no cemitério São Francisco Xavier. Agora, a sua família resolve transladar os ossos do musicista, para dar-lhe repouso eterno na terra que lhe serviu de berço. ''Trem de Ferro'', ''Eu vi um leão'', “Quando dois destinos divergem” e ''Balanceio'' eram algumas de suas principais composições. No Rio de Janeiro, trabalhando junto a uma das maiores editoras de música popular do país (Irmãos Vitale), Lauro Maia ajudou a se tornar conhecidos os conjuntos cearenses ''Quatro Azes e um Coringa'' e ''Vocalistas Tropicais''. 

1957 - Desaba a torre de concreto que encimava a Igreja do Coração de Jesus, construída sobre a antiga construção de barro e tijolo branco que não suportou o peso. Ao invés de reconstruí-la, os capuchinhos preferiram demolir o restante e fazer um novo templo.

1962 - Assume a direção do Museu Histórico e Antropológico do Ceará, o historiador Raimundo Girão, pela segunda vez, substituindo Manuel Albano Amora. Hoje tem o nome de Museu do Ceará. 

1967 - Morre, em Fortaleza, Odorico Batista Leite, proprietário do Informador Popular e funcionário aposentado dos Correios e Telégrafos.

1967 - Assume o novo presidente da República, general Artur da Costa e Silva, que entra com nova Constituição. Editou o famigerado AI-5. Seu vice-presidente é Pedro Aleixo. 

1968 - Publicada novamente a Lei 3.500 de nove de dezembro de 1967, dando o nome de Dionísio Torres ao bairro Estância, iniciativa do vereador José Raimundo Linhares. O bairro chamou-se Estância, por ter sido o sítio Estância Castelo, de propriedade de Dionísio Torres.

1971 - Toma posse, às 16h, no Governo do Estado, no Plenário 13 de Maio da Assembleia Legislativa, eleito por voto indireto, na Assembleia Legislativa Estadual, o engenheiro César Cals de Oliveira Filho, 34 anos, tendo como vice o coronel Francisco Humberto Bezerra de Menezes. Também toma posse o engenheiro Vicente Cavalcante Fialho (Vicente Fialho), como prefeito nomeado. À noite, no Sesc da Praça São Sebastião, é promovido pelo Governo do Estado grande festa com a presença de vários cearenses radicados em outros estados aqui trazidos para a posse de César Cals, entre eles os cantores Mário Alves, Gilberto Milfont, César de Alencar e os conjuntos Quatro Ases e Um Curinga, Vocalistas Tropicais e o Trio Nagô.

1971 - O cantor e compositor João Milfont Rodrigues (Gilberto Milfont) grava depoimento para o Museu Fonográfico do Ceará (Arquivo Nirez) em estúdio da Rádio Dragão do Mar, na Avenida Antônio Sales, esquina com Avenida Senador Virgílio Távora, dentro do programa “Alô, saudade!”, de Jader de Carvalho Nogueira.

1971 - Grava depoimento para o Museu Fonográfico do Ceará (Arquivo Nirez), no Excelsior Hotel, o cantor e alfaiate Mário Alves, que foi membro do Trio Nagô.

1974 - Toma posse na Presidência da República o general Ernesto Geisel Beckman, o que mais acionou o AI-5, mas iniciou a gradativa redemocratização do País. O vice-presidente é o general Adalberto Pereira dos Santos.

1975 - Toma posse como governador do Estado, o empresário José Adauto Bezerra de Menezes, eleito em 15 de novembro do ano anterior em eleições indiretas, em substituição a César Cals de Oliveira Filho. À noite, no Ginásio Coberto Paulo Sarasate, show popular comemorativo, que conta com a participação de Wilson Simonal e as Simonautas; Ronnie Von, Jorge Ben, Mário Alves, e Evaldo Gouveia, este com sua esposa, Barbara Mell.

1975 - Assume o comando geral da Polícia Militar do Ceará o coronel do Exército Brasileiro, José Antônio Bayma Kerth, substituindo seu colega coronel do Exército Tarcísio dos Santos Vieira.

1977 - Iniciam-se, às 16 horas, as obras do Interceptor Oceânico Leste, com solenidade presidida pelo governador José Adauto Bezerra de Menezes.

1977 - Com a presença do governador Adauto Bezerra é inaugurada a segunda etapa da Avenida José Bastos sob o som da Banda de Música do Município. As autoridades percorrem toda avenida, retornando por ela. Nessa segunda etapa, estão os dois viadutos. 

1979 - Posse do novo presidente da República, general João Batista de Oliveira Figueiredo, que decretaria a anistia ampla e irrestrita e convocou eleições gerais. O vice-presidente é Antônio Aureliano Chaves de Mendonça.

1979 - Toma posse, pela segunda vez no Governo do Estado, Virgílio de Moraes Fernandes Távora (Virgílio Távora), tendo como vice Manoel Castro Filho - que assumiria seu lugar no dia 14 de março de 1982. Assume as rédeas da Prefeitura, Lúcio Gonçalo de Alcântara (Lúcio Alcântara), nomeado. Virgílio Távora substitui José Waldemar Alcântara e Silva (Waldemar de Alcântara) e Lúcio Alcântara substitui Luís Gonzaga Nogueira Marques. Era a época dos cargos biônicos.

1979 - Assume o comando geral da Polícia Militar do Ceará, o tenente-coronel do Exército, Olavo Egídio Silva, substituindo o coronel José Antônio Bayma Kerth. 

1981 - Fundada na Aldeota a Missão Betesda, pelo pastor e médico Ademir Siqueira Gonçalves. Depois se transformaria em Igreja Evangélica Assembleia de Deus-Betesda. 

1983 - Assume, na Assembleia Legislativa, o Governo do Estado, o professor Luís Gonzaga da Fonseca Mota, eleito, tendo como vice o coronel José Adauto Bezerra de Menezes. Substitui Manoel Castro Filho. Assume a Prefeitura Municipal de Fortaleza, o engenheiro civil César Cals de Oliveira Neto, aos 33 anos, nomeado, substituindo José Aragão e Albuquerque Júnior.

1983 - Assume a Secretaria de Segurança Pública o advogado José Feliciano de Carvalho.

1985 - No dia de assumir a Presidência da República, o presidente eleito, Tancredo de Almeida Neves adoece e baixa o Hospital, assumindo o vice José Sarney. 

1987 - Toma posse no Governo do Estado, o industrial Tasso Ribeiro Jereissati, eleito pelo povo, tendo como vice Francisco Castelo de Castro, que veio a falecer no exercício do mandato, em 1990.

1987 - Assume a Secretaria de Segurança Pública ao delegado federal José Renato Ferreira Torrano, em substituição a Gonçalo Claudino Sales. 

1988 - O Diário Oficial do Município 9.576 publica o Ato  7.889 que cria a Escola de 1º Grau Parque São Miguel, que funciona em casa na Rua Lourdes Vidal Alves, 444, na Lagoa Redonda.

1988 - Empossado o novo reitor da Universidade Estadual do Ceará-Uece,  professor Perípedes Franklin Maia Chaves. 

1990 - Assume a Presidência da República, com grande repercussão em Fortaleza, o play-boy irresponsável Fernando Collor de Melo, que logo no dia seguinte lança pacote econômico que faz voltar o Cruzeiro como moeda no lugar do Novo Cruzado e confisca todos os depósitos por 18 meses, causando uma celeuma total, com muitas falências e até suicídios. Assume com ele o vice-presidente Itamar Augusto Cautiero Franco.

1991 - A Secretaria de Segurança Pública sofre alteração. Sai o secretário Antônio Inimá Fernandes Lima e entra em seu lugar o delegado da Polícia Civil Francisco Carlos Araújo Crisóstomo.

1995 - Toma posse no Governo do Estado pela segunda vez Tasso Jereissati, tendo como vice Moroni Bing Torgan.

2001 - Inaugura-se em Fortaleza mais uma loja de magazines, a Insinuante, na Rua Senador Pompeu, 1082, com fundos correspondentes para a Rua General Sampaio, no mesmo local onde funcionou a Mesbla S. A. e bem antes a Redação e Oficinas do jornal O Povo.

2004 - Eleita a nova diretoria do Conselho Deliberativo da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público-Conamp, trazendo na presidência o advogado cearense João de Deus Duarte Rocha e entre os assessores outro cearense, o advogado Manuel Lima Soares Filho.

2020 - Morre, vítima de ataque cardíaco fulminante, em sua residência o jornalista Tarcísio dos Santos Carmo. Atuava na Assembleia Legislativa do Ceará integrando a Agência de Notícias da ALCE. O velório ocorre na Alvorada Funerais na Avenida Domingos Olímpio, 1021 e o corpo é enterrado no Parque da Saudade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hidrogênio Verde

Tidy Odonto