Há 59 anos governador Parsival Barroso desapropriava terreno para construção do Palácio da Abolição

 A Agência Grande Fortaleza de Notícias traz o Arquivo Nirez para  14 de março na História de Fortaleza:

1777 - Empossado o 10º Ouvidor Geral do Ceará, José da Costa Dias e Barros.

1885 - Começa a circular em Fortaleza um jornal com o nome de Parafuso.

1892 - Assume o comando da Escola de Aprendizes Marinheiros do Ceará, o capitão-tenente Sabino de Azeredo Coutinho, substituindo o 1º tenente José Tomás Lobato de Castro. 

1903 - Publicada, em Fortaleza, a Revista Boemia dos Novos, literária, com redação de Vicente de Arruda Gondim ( V. de Arruda Gondim), José Clodoveu de Arruda Coelho (Clodoveu Coelho) e Meira Filho. Era mensal e impressa na Tipografia Minerva. 

1912 - Funda-se em Fortaleza o Clube dos Repórteres, primeira entidade da classe jornalística no Ceará, de duração efêmera. Instalou-se no dia 23. 

1914 - O Governo da República decreta intervenção no Estado do Ceará, nomeando para Interventor o coronel Fernando Setembrino de Carvalho, comandante da guarnição Federal, que assumiu no dia 15.

1925 - Aparece a firma Alves, Medeiros & Companhia, importadora, na Rua Major Facundo, 114, tendo como sócios Antônio Augusto Alves, Paulo Hortêncio de Medeiros e Myrtil Meyer.

1926 - A Light inaugura o trecho de linha de bondes que vai da Praça Fernandes Vieira até a Escola de Aprendizes Marinheiros do Ceará, com o nome de Jacarecanga, indo pela Rua Guilherme Rocha e Avenida Philomeno Gomes, fazendo ponto nesta e voltando pelo mesmo caminho.

1927 -- Suspensas as obras do Viaduto Lucas Bicalho (Ponte dos Ingleses), que vinha sendo construído pela firma inglesa Norton Griffiths & Co., Ltda., que construiu apenas 255 metros de estacadas com 100 metros de estrado.

1930 - Morre, no Rio de Janeiro, aos 43 anos de idade, o cônego Plínio Teixeira Pequeno, cearense de Icó nascido a 27 de novembro de 1886.

1943 - O atleta Carlos Silva Freitas vence a Prova Heróica dos 5 mil metros de nado.

1944 - Suicida-se, saltando do sexto andar do Edifício Diogo, o jovem José Borges Farias, funcionário da “Ceará Light”.

1950 - Morre, em Fortaleza, o ex-arcebispo Metropolitano de Fortaleza, Dom Manuel da Silva Gomes, cujo corpo foi trasladado para a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, onde ficou exposto à visitação pública, sendo em seguida sepultado na Cripta da Catedral em construção. Nascera em Salvador, Bahia, no dia 14/03/1876. Hoje seu nome está em Avenida no Centro de Fortaleza.

1952 - Eleição para escolha das Diretoria, Conselho Fiscal e a Comissão de União e Defesa da Classe do Centro Médico Cearense. Com o resultado: Presidente - Silvio Ildeburque Leal (Sílvio Leal); Vice-Presidente - Paulo de Melo Machado (Paulo Machado); 1º Secretário - Washington Carneiro Baratta Monteiro (Washington Barata); 2º Secretário - Adalberto Studart Filho; Tesoureiro - Geraldo Wilson da Silveira Gonçalves (Geraldo Gonçalves); Bibliotecário - Ricardo Gouveia. Conselho Fiscal - José Ribeiro da Frota, Eliezer Studart da Fonseca e Jurandir Marães Picanço (Jurandir Picanço). Comissão de União e Defesa da Classe: - Newton Teófilo Gonçalves (Newton Gonçalves), João Luís de Oliveira Pombo, Haroldo Gondim Juaçaba (Haroldo Juaçaba); José Carlos Ribeiro e Livino Virgínio Pinheiro (Livino Pinheiro). 

1962 - O governador do Estado, José Parsifal Barroso desapropria terreno na Aldeota pertencente a Carlos Gracie, residente no Rio de Janeiro, localizado entre a Rua Deputado Moreira da Rocha, Rua Silva Paulet, Rua Tenente Benévolo e Avenida Barão de Studart, para construção no local, do Palácio da Abolição. 

1966 - O Conselho Regional dos Representantes Comerciais do Ceará é fundado, com sede no Palácio do Comércio, 2º Andar - Sala 1. 

1968 - Muda de comando o 23º Batalhão de Caçadores - 23 BC, quando assume o coronel João Olímpio Filho, rio-grandense do norte.

1973 - Toma posse, na Secretaria de Segurança Pública, o coronel José Aragão Cavalcante.

1974 -  Morre o desembargador Joaquim Olímpio da Silveira Carvalho, cearense de Ipu nascido a 02/01/1899.

1975 -  Entregue ao povo de Fortaleza a nova Avenida José Bastos, abrangendo da Avenida Carapinima até a Avenida General Osório de Paiva; passando pela Rua Augusto dos Anjos e também a segunda etapa do 4º Anel Viário de Fortaleza.

1975 - Às 17 horas é inaugurado o Centro de Recursos Naturais Engenheiro Agrônomo José Guimarães Duque, com área de 131 mil metros quadrados, projeto do arquiteto Jorge Neves, construído pela Gama Engenharia.

1975 - Recebem, na Academia Cearense de Letras, das mãos do governador César Cals de Oliveira Filho, a Medalha José de Alencar, os intelectuais, tabelião Cláudio Martins e historiador Raimundo Girão.

1975 - Inauguradas, mais duas escolas em Fortaleza. Às 9h30min, o Grupo Escolar Dona Ilza Diogo, no Conjunto Nova Assunção; e às 16 horas, a Escola Integrada Dr. César Cals, na Rua Domingos Olímpio.

1979 - Criada pela Lei 10.249, a Secretaria Estadual de Comunicação Social, que teve como primeiro secretário o jornalista cearense José Rangel Araújo Cavalcante, radicado na época em Brasília.

1982 - Morre em Fortaleza, aos 89 anos de idade, o médico José Leite Maranhão, ex-prefeito de Fortaleza, cujo sepultamento ocorre no Parque da Paz. Era nascido no distrito de Coité, no Município de Milagres, em 10 de agosto de 1894.

1983 - A Praça Murilo Borges é inaugurada, ao lado do edifício do Banco do Nordeste de Brasil-BNB, entre a Rua da Assunção, Rua Pedro I e Rua Floriano Peixoto, iniciativa do próprio banco que adquiriu e demoliu as casas que ali ficavam. Hoje o prédio pertence à Justiça. O arquiteto foi Otacílio Teixeira Lima Neto.

2002 - Visto em Fortaleza, pelo astrônomo Cláudio Benevides Pamplona (Cláudio Pamplona), o cometa Ikeya-Zhang, que será visto até cinco de abril.

2014 - Encontrado morto por uma paulada, com a cabeço envolta em um saco plástico, Djanir Pinheiro Landim, que foi Rei Momo de Fortaleza nos anos 1994 a 1998 e em 2009. Ele era aeroviário e trabalhou vários anos no Aeroporto Pinto Martins.

2015 - O jornalista Luciano Diógenes morre. Foi jornalista do “Correio do Ceará”, dos Diários Associados, trabalhou no Departamento Nacional de Obras Contra as Secas-DNOCS e publicou o livro “Os Sete Pecados da Capital”. Por muitos anos publicou o livro “Personalidades do Ceará”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tidy Odonto

Futricas Fortalezenses