Correio do Ceará surgia há 106 anos

Eis o dois de março na História de Fortaleza, segundo o Arquivo Nirez:

1867 - Assume o cargo de Chefe de Polícia o conselheiro Salustiano Orlando de Araújo Costa.

1872 - Publica-se em Fortaleza o primeiro número do jornal O Carcará, que só volta a circular nove anos depois, em nove de julho de 1881.

1893 - Surge em Fortaleza a firma comercial F. Philomeno, vendendo mercadorias e miudezas nacionais e estrangeiras, na Rua Boa Vista, 47 (hoje Floriano Peixoto, 407), com o nome fantasia de Formosa Cearense.

1901 - Sai às ruas, em Fortaleza, o jornalzinho Aurora, dirigido por Raul Uchoa, tendo por gerente Edgar Ferreira e redatores José Lopes de Aguiar, José Marinho de Vasconcelos e João B. Leite.

1915 - Surge o primeiro número do jornal Correio do Ceará, de Álvaro da Cunha Mendes (A. C. Mendes), com sede na Rua Conde D’Eu, 183. Em 1937 foi adquirido pelos Diários Associados.

1918 - Morre, em Fortaleza, o coronel Guilherme César da Rocha, que exercia o cargo de administrador do Correio. Foi prefeito de Fortaleza. Nascera a 16 de agosto de 1846 em Fortaleza. Hoje é nome de rua no centro da Cidade que vai até o Jacarecanga.

1922 - Inaugura-se em Fortaleza, a Casa Joana D’Arc, mercearia de primeira ordem, na Rua Barão do Rio Branco, 234 (antigo, atual 498), da firma Silva & Filho, formada por Francisco Xavier da Silva e Oséas Leitão da Silva. Depois pertenceu à firma Paulo Matos & Companhia Ltda., de Aguinaldo Cabral e Paulo Matos de Oliveira. 

1929 - Encerramento do Concurso de Beleza, com a vitória da candidata Maria Nazareth Silveira, Miss Fortaleza, com 10.884 votos, que passa a ser Miss Ceará.

1936 - Transação entre o prefeito Álvaro Nunes Weyne (Álvaro Weyne) em nome da Prefeitura Municipal de Fortaleza e o cidadão Antônio de Barros, que foi cunhado de José de Alencar, na aquisição da casa onde nasceu o escritor, a Casa de José de Alencar, no sítio Alagadiço Novo, hoje na Avenida Washington Soares, 6055, em Messejana.

1938 - Quarta-feira de cinzas, é assinado o contrato para construção do Porto de Fortaleza, no Palácio da Interventoria Federal, na presença do interventor Menezes Pimentel e do ministro Waldemar Cromwel do Rego Falcão (Waldemar Falcão), com Companhia Nacional de Construções Civis e Hidráulicas. Trata-se do Porto do Mucuripe. 

1939 - Fortaleza acorda com a notícia de que o cardeal Eugênio Pacceli, que realizara recente visita ao Brasil, é eleito Papa, adotando o nome de Pio XII. 

1941 - O jovem João Gentil Júnior, de 13 anos de idade, vence a Prova Heróica dos cinco mil metros a nado, desde o Mucuripe até o Viaduto Moreira da Rocha (Ponte Metálica), perfazendo em uma hora e 27 minutos. O segundo lugar coube a Enegildo Giordano, conhecido como Balalaika. 

1943 - Morre, às 21h20, em Fortaleza, aos 33 anos de idade, após operação de amputação de uma perna, em virtude de acidente automobilístico, no Pensionato Eduardo Salgado, onde convalescia, o bacharelando e professor Ernesto Pedro dos Santos, sendo sepultado no Cemitério de São João Batista, falando na ocasião o professor Joaquim Alves de Oliveira e os acadêmicos Abelmar Ribeiro da Cunha, Gilson Leite Gondim e Hildebrando Torres Espínola (Hildebrando Espínola). Hoje é nome de Rua no Pici e Jóquei Clube.

1943 - Chega a Fortaleza e toma posse, no dia 3, no comando da 10ª Região Militar, o general de brigada Francisco Gil Castelo Branco, que se encontrava em Fernando de Noronha. Recebeu o comando das mãos do coronel João Felipe Bandeira de Melo. A 10ª RM ficava na esquina da Rua Floriano Peixoto com Rua Pedro I. Além do 23º BC e o 29º BC, existiam em Fortaleza, na época, o II/5º RADC, a 25ª CR, o HMF e a EPF.

1945 - Morre, em Fortaleza Alberto de Albuquerque Monteiro, conhecido funcionário aposentado dos Correios e Telégrafos.

1950 - Assume o comando da Base Aérea de Fortaleza o tenente coronel aviador Geraldo Guia de Aquino, substituindo o também tenente coronel aviador Homero Souto de Oliveira.

1952 - Morre, aos 78 anos de idade, em Fortaleza, o venerando sacerdote cearense, Monsenhor Catão Porfirio Sampaio, que em novembro completaria 50 anos de vida sacerdotal. Ordenou-se nesta capital em novembro de 1902, seguindo, logo depois, para Pacoti, como coadjutor. Tempos depois foi designado para Aracati e, de lá, para Uruburetama, onde exerceu, pelo espaço de 30 anos. Veio então para Fortaleza, como capelão da Igreja de Nossa Senhora do Rosário. Seu sepultamento realizou-se às 9 horas do dia seguinte, saindo o féretro da igreja de Nossa Senhora do Carmo, acompanhado de grande número de pessoas, para o Cemitério de São João Batista. Nascera em Caucaia no dia 25 de dezembro de 1874. Hoje é nome de rua na Aldeota e Água Fria. 

1961 - Morre, em Fortaleza, aos 81 anos incompletos, o político, jornalista e professor Hermenegildo de Brito Firmeza (H. Firmeza). Era cearense do Crato nascido em sete de maio de 1881. Era pai do artista plástico Nilo de Brito Firmeza (Estrigas).

1961 - Toma posse no comando da Base Aérea de Fortaleza, o coronel aviador Roberto Hipólito da Costa, substituindo o coronel Ovídio Gomes Pinto.

1962 - São distribuídas, pela manhã, nas redações de jornais, fotos da Rainha do Carnaval, Eliane Pessoa Ramalho, ao lado do Rei Momo Irapuan Barros de Lima (Irapuan Lima).

1968 - Retornam a Fortaleza os ciclistas cearenses Luís Pereira Lima, Antônio Pereira Lima, José Luciano Santana e Edílson Oliveira, todos filhos de jangadeiros, que empreenderam um raide de Fortaleza a Santos.

1973 - Instalada em Fortaleza uma filial da Companhia de Transportes Fink, especializada em mudanças em longas distâncias.

1973 - O Decreto 71.882 muda a denominação da Escola de Agronomia do Ceará para Centro de Ciências Agrárias. 

1976 - Morre, em Fortaleza, vítima de enfarte do miocárdio, quando vinha dirigindo seu carro, o economista Francisco Jaime Nogueira Pinheiro (Jaime Pinheiro), presidente do Banco Mercantil do Ceará S. A. Foi sócio da Casa da Madeira S. A. e da Sociedade Importadora e Exportadora Ltda. Era cearense de Solonópole onde nascera a 24 de agosto de 1915. Foi sepultado no Parque da Paz no dia 4. 

2000 - Morre, aos 82 anos incompletos, o desembargador Jaime de Alencar Araripe, vítima de complicações após cirurgia da vesícula. Nascera em Aurora, no dia 26 de março de 1918. Seu corpo foi velado na Funerária Ternura Rua Padre Valdivino, 2255, na esquina com a Rua Tibúrcio Cavalcante e sepultado no Cemitério Parque da Paz, às 16h30.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tidy Odonto

Futricas Fortalezenses