Terceira Etapa do Conjunto Ceará completa 42 anos de fundação

Eis o oito de março na História de Fortaleza, segundo o Arquivo Nirez:

1878 - Assume como 41º Presidente da Província o conselheiro José Júlio de Albuquerque Barros, (Barão de Sobral). Era cearense de Sobral. 

1891 - Funda-se a primeira litografia do Ceará, a Tipo-Litografia a Vapor, de José Marçal, Manuel Rocha, Francisco Teófilo, Alberto Ferreira e J. Costa Sousa, na Rua Formosa (Barão do Rio Branco), 68 (antigo). 

1896 - Publicado em Fortaleza o primeiro número do jornal crítico A Palestra, sob a responsabilidade de Fernando da Costa Weyne e impresso pelo proprietário João Leal que era impresso na Tipografia Universal, de Cunha, Ferro & Companhia. 

1898 - Publicado em Fortaleza o jornalzinho O Belecho, “órgão da rapaziada”. 

1919 - Surge, em Fortaleza, o número um do jornalzinho O Raio, embora no texto diga que já existia há cinco anos. Seu redator-chefe assinava-se Mercúrio. 

1926 - Morre, no Rio de Janeiro, aos 50 anos de idade, o médico baiano Floro Bartolomeu da Costa, deputado federal pelo Ceará. É hoje nome de rua no São João do Tauape. 

1935 - Falecimento de Manuel Moreira da Rocha (Manuel Onça), chefe do Partido Democrata, ex-deputado federal, ex-comandante da Polícia Militar do Ceará-PMC. Era médico, nascido em Soure (Caucaia). 

1942 - Chega a Fortaleza, acompanhado do jornalista cearense José Edmar Morel o cinegrafista Orson Welles, com a finalidade de filmar os jangadeiros cearenses que participaram do raide Fortaleza-Rio.

1946 - A Associação Cultural Franco-Brasileira muda-se para prédio na Rua Major Facundo, 1172, falando na ocasião Mozart Pinto Damasceno, José Fernandes, e o cônsul da França no Recife, Eugène Colson. Hoje denomina-se Aliança Francesa. 

1952 - O professor Pedro Hemetério inaugura oficialmente a sua Academia de Jiu-Jitsu, que já vinha funcionando. Ao ato inaugural compareceu aficionados do já popular esporte nipônico. O professor Hemetério, maior conhecedor do Jiu-Jitsu, no Brasil, depois dos irmãos Hélio e Carlos Gracie, fez uma demonstração de defesa pessoal, tendo por comparsa o garoto Hélio Guedes, de apenas 10 anos de idade e que vem cursando a Academia. 

1953 - Fundado, nesta capital, o Aero Clube de Fortaleza, entidade destinada a incentivar a criação da mentalidade aviatória da mocidade cearense. O novo núcleo de aviação civil já tem os seus estatutos publicados no Diário Oficial, estando nas cogitações dos dirigentes a instalação de uma Escola de Planadores. A primeira diretoria do Aero Clube está assim constituída: Presidente - Stênio Gomes da Silva; Vice-presidente - Carlos Brito; 1º Secretário - Jeremias Vonavi Feitosa; 2º Secretário - João Francisco do Monte; 1º Tesoureiro - José Ribamar Simas de Oliveira; 2º Tesoureiro - 1º tenente Vila-Nova; Diretor Técnico - 1º tenente aviador Saul Carvalho Lopes; Diretor de Cursos - 1º tenente aviador Ivan Carvalho; Diretor Social - João Ribeiro do Rêgo Barros; Diretor Comercial: - Diogo Vital de Siqueira; Diretor Jurídico: - José Bonifácio Câmara; Diretor de Publicidade e Propaganda: jornalista Manuel Eduardo Pinheiro Campos (Eduardo Campos).

1954 - Instalada, no Salão obre da Faculdade de Direito do Ceará, a Faculdade de Ciências Sociais e Políticas do Ceará.

1959 - Morre, em Fortaleza, aos 83 anos de idade, o professor José Vítor Ferreira Nobre, advogado nesta Capital. Era nascido a 12 de abril de 1875. 

1963 - Em assembleia realizada na Casa do Jornalista, sede da Associação Cearense de Imprensa-ACI, é criado o Sindicato dos Radialistas do Ceará, tendo na presidência Ivan da Conceição.

1963 - Entram em prontidão as forças da Marinha no Ceará e também em todo o País, em virtude da insistência dos barcos da França em invadirem o nosso mar para pesca de lagosta. A crise teve fim no dia 12, quando o presidente Charles De Gaulle chamou à França seu embaixador no Brasil. O episódio ficou conhecido como Guerra da Lagosta. 

1967 - Concedida a Medalha da Abolição, no Salão Nobre do Palácio do Governo, ao médico Carlos Studart Filho, membro do Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico). 

1974 - Assume o comando da Escola de Aprendizes Marinheiros do Ceará-EAM, o capitão de fragata Marcelo Mota Teixeira, cearense, substituindo Valdemar Barros Filho, também cearense, do mesmo posto.

1974 - Eleito presidente do Sindicato dos Jornalistas do Ceará, o jornalista Tancredo de Sousa Carvalho Filho, substituindo Antônio de Pádua Campos.

1978 - Assume a presidência do Centro Industrial Cearense-CIC, Benedito Clayton Veras Alcântara (Beni Veras). 

1979 - Inaugura-se a 3ª Etapa do Conjunto Ceará (foto), completando 42 anos.

1981 - Assume a Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, o padre Manoel Lemos de Amorim (Manoel Amorim), substituindo o monsenhor Oscar Peixoto Filho.

1981 - No Dia Internacional da Mulher é encerrado o II Encontro das Mulheres Cearenses, que teve a participação de 500 pessoas.

1982 - Presos e trazidos para Fortaleza os pistoleiros José Lauro Matos Celestino e Domingos Danísio Feitosa de Castro “Leandro”, que mataram os advogados Flósculo Barreto, Gislene Marques Bezerra e Raimundo Ivo Pereira, a mando do comerciante Vilmar Ulisses Campelo “Mazim”.

1985 - Inaugurado o Museu das Secas, em prédio na esquina da Rua General Sampaio com Rua Pedro Pereira, 683/741, tentativa tardia do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas-DNOCS, de reunir seu antigo acervo. Só restavam o prédio (Palacete Carvalho Mota), um teodolito e fotografias ampliadas do Arquivo Nirez.

2006 - A prefeita Luizianne de Oliveira Lins (PT) inaugura, à tarde, no bairro do Benfica, o Centro de Referência e Atendimento à Mulher em Situação de Violência Doméstica e Sexual Francisca Clotilde na Rua Gervásio de Castro, 53. O equipamento, resultado de uma parceria da Prefeitura com a Secretaria Nacional de Mulheres, vinculada ao Governo Federal, está voltado a prestar apoio nas áreas psicossocial, jurídica, de saúde, proteção e segurança, funcionará de segunda a sexta-feira das 10 às 21 horas, e aos finais de semana das 8 às 20 horas, contando com uma equipe de psicólogas, assistentes sociais, enfermeiras, educadoras, sociólogas e pessoal de apoio para atender os casos violentos que cheguem. O espaço sediará também o Observatório da Violência, um serviço que fará o monitoramento da evolução do problema nas suas diversas modalidades.

2013 - Tomam posse, às 19 horas no Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico),na Rua Barão do Rio Branco, 1594, na Praça do Carmo, três novos sócios efetivos eleitos em 20 de fevereiro de 2013, o médico e político Lúcio Gonçalo de Alcântara, o escritor Juarez Fernandes Leitão (Juarez Leitão) e o engenheiro Affonso Tabosa Pereira, sendo saudados pelo consócio Ednilo Gomes de Soárez.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tidy Odonto

Futricas Fortalezenses