Caixa Econômica Federal completa 142 anos em Fortaleza


Confira através da #AGFN o 16 de fevereiro na História de Fortaleza, contada pelo Arquivo Nirez:

  • 1699 - Ordem Régia resolvia sobre a construção de uma igreja, que foi a primeira capela-mor da Matriz de Fortaleza (Catedral), cuja construção foi autorizada por outra Ordem Régia, de 12 de fevereiro de 1746.
  • 1858 - Fortaleza tem novo Chefe de Polícia, quando assume Antônio Joaquim de Oliveira Júnior. 
  • 1879 - Instala-se em Fortaleza a Caixa Econômica do Ceará.
  • 1892 - Cadetes da Escola Militar do Ceará, revoltam-se contra o governador do Estado, José Clarindo de Queirós, obtendo adesão das forças federais, e o depõem na manhã do dia seguinte. Os tiros de canhões derrubam a estátua do general Tibúrcio na Praça do Palácio, mas ela cai de pé. O motivo foi que Clarindo de Queirós era aliado de Deodoro da Fonseca e o golpe dado por Floriano Peixoto determinou a deposição de todos os governadores que apoiavam Deodoro. Assume o governo o coronel José Freire Bezerril Fontenele (General Bezerril), que passou o governo para o vice major Benjamin Liberato Barroso (Benjamin Barroso) em 18 de fevereiro de 1892. O Palácio da Luz foi residência do Capitão-mor Antônio de Castro Viana. Lá funcionou a Câmara Municipal. Foi depois (11 de janeiro de 1809) vendido ao Estado e passou a abrigar o Governo. Em 1892 foi gravemente danificado quando da deposição do presidente Clarindo de Queirós pela Escola Militar do Ceará. Em fevereiro de 1960, na gestão do governador José Parsifal Barroso, metade dele foi vendido, sendo aberta uma rua dividindo-o. Já abrigou a Biblioteca Pública, a Casa de Cultura Raimundo Cela (1975) e hoje abriga a Academia Cearense de Letras.
  • 1894 - Assassinado por José Vidal, em Fortaleza, Joaquim Vitoriano, um dos fundadores da Padaria Espiritual onde usava o pseudônimo de Paulo Kandalaskaia. 
  • 1924 - Novo comandante na Capitania dos Portos do Ceará, quando o interino capitão-tenente César Augusto Machado da Fonseca entrega o comando ao também interino capitão-tenente Leonel Romualdo da Silva Porto. 
  • 1932 - Morre o comerciante Antônio Rodrigues de Oliveira, ex-proprietário do Petit Café, na Rua São Paulo.
  • 1934 - Morre o desenhista Paulo Siqueira, da Inspetoria Federal de Obras Contra as Secas - IFOCS (hoje Departamento Nacional de Obras Contra as Secas-DNOCS).
  • 1946 - Às 11 horas assume a Interventoria Federal, o advogado Pedro de Brito Firmeza, recebendo o cargo das mãos de Acrísio Moreira da Rocha, que governou menos de um mês. 1956 - Toma posse o novo delegado do Instituto de Aposentadoria e Pensão dos Comerciários - IAPC no Ceará, Aldenor Nunes Freire, que fora nomeado em 25 de janeiro de 1956.
  • 1959 - Constituída a Companhia Cearense de Cimento Portland, que só iniciou suas atividades em 24 de novembro de 1968.
  • 1967 - Fundado o Clube da Imprensa de Fortaleza. 
  • 1973 - A Rádio Iracema de Fortaleza muda-se do Edifício Guarani, na Rua 24 de Maio, na Praça José de Alencar, para 12º andar do Edifício Senador, na Rua Senador Pompeu em frente ao jornal O Povo (depois Mesbla, hoje A Insinuante). Hoje nos baixos do edifício fica uma agência do Banco do Brasil. 
  • 1977 - Morre, aos 78 anos de idade, o jornalista Carlos Furtado Lobo, médico veterinário, membro do Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico). Ex-diretor do Departamento de Correios e Telégrafos. Seu sepultamento foi no cemitério Parque da Paz. 1978 - Publica-se em Fortaleza o primeiro número do mini-jornal O Surrealista, homenagem à artista plástica e escritora Dolores Aquino, dirigido por João Nazaré Cardoso; editado por Francisco Gadelha, e secretariado por Francisco Félix. O jornal mede 10 x 14 centímetros.
  • 1982 - O jornal Correio do Ceará passa a ser impresso pela Editora Gráfica Meio-Dia, pertencente ao grupo Ultralimpo Empreendimentos, que há dois anos vem editando o jornal Meio Dia.
  • 1984 - Empossada a nova diretoria da Associação Cearense das Emissoras de Rádio e Televisão-Acert, que tem na presidência o jornalista Demócrito Rocha Dummar.
  • 1990 - Morre, a uma da madrugada, vítima de edema agudo do pulmão, aos 90 anos de idade, o empresário Anastácio Mendes Braga (Tácio Braga), fundador e proprietário da Empresa São Paulo de Transportes.
  • 1992 - Repercute em Fortaleza a morte do ex-presidente Jânio da Silva Quadros, aos 75 anos de idade, em São Paulo.
  • 1999 - Plena terça-feira de Carnaval, na Avenida Domingos Olímpio, morre, após ser entrevistado pela Rádio Dragão do Mar, o cantor Luís Bernardo Filho (Nosinho Silva), cognominado “o malabarista do ritmo”, aos 63 anos de idade, que atuou por muitos anos nos palcos cearenses. Seu corpo fica no Instituto Médico Legal-IML até ser procurado pela família. O enterro acontece às 10 horas, no cemitério São João Batista, no dia 18. Nozinho ficou conhecido pelas participações em programas de auditório no Ceará Rádio Clube (PRE-9) e Rádio Iracema. Nascera em Fortaleza, a quatro de julho de 1935.
  • 2001 - Lançado, às 20 horas, no Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico), na Rua Barão do Rio Branco, 1597, na Praça do Carmo, o livro Raimundo Girão o homem, organizado pelos pesquisadores Eurípedes Chaves Júnior e Valdelice Carneiro Girão, sendo apresentado pelo escritor Brlanchard Girão, ainda comemorando o Centenário de Raimundo Girão ocorrido em 2000. O livro foi editado graças ao financiamento do empresário Francisco Clodomir Rocha Girão.
  • 2003 - Olisvaldo Leal de Oliveira Júnior, e Dayanny Kelly Santos Costa, são escolhidos no Teatro São José, como Rei Momo infantil e Rainha do Carnaval Infantil 2003, respectivamente. Visitarão os bailes infantis e o desfile na Avenida Domingos Olímpio.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Fortalezenses

Tidy Odonto

Futricas Fortalezenses