Há 15 anos morria Alfredo Sampaio

Eis o cinco de janeiro na História de Fortaleza, segundo o Arquivo Nirez.

1870 - O Colégio Partenon Cearense instala-se na Rua Formosa (Rua Barão do Rio Branco) nº 61 (antigo), sob a direção do professor Pedro da Silva Sena. Depois foi dirigido pelo Professor Lino de Sousa Encarnação, funcionando na Praça do Patrocínio (atual Praça José de Alencar) nº 2.

1886 - Morre em Fortaleza o major Luís Xavier Torres, conhecido carinhosamente por major Lulu Torres, comandante da Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção. Ex-comandante da Força Policial (Polícia Militar do Ceará - PMC). Nascera a 01/05/1809 em Fortaleza. Hoje é nome de rua na Maraponga.

1895 - Assume, o cargo de Capitão do Porto do Ceará, o capitão-tenente Augusto Guedes de Carvalho, substituindo o 1º tenente Dr. João Guilherme Studart, que respondia interinamente.

1908 - Publica-se em Fortaleza a revista Terra da Luz, da intelectualidade cearense, sob a direção de Joaquim Pimenta.

1908 - Estreia, no teatrinho João Caetano, o Cinematógrafo Pathé Fréres, de propriedade da empresa Oliveira Coelho & Companhia.

1930 - Posse da nova diretoria da União dos Moços Católicos, tendo na presidência Joaquim Caminha de Sá Leitão.

1932 - O serviço de Correios, até então independente, une-se ao Telégrafo, também independente, formando os Correios e Telégrafos, sob a direção local de Bernardo Café Filho, que já vinha exercendo o comando dos Correios, obedecendo ao Decreto Federal nº 20.859 de 31 de dezembro de 1931.

1934 - Forte chuva de 252 mm cai sobre o riacho Jacarecanga, fazendo desabar a ponte da Avenida Francisco Sá, logo providenciando-se a construção de nova ponte.

1934 - Lançada a pedra fundamental do quartel do Pelotão de Bombeiros da Força Pública, na Rua Oto de Alencar, no Jacarecanga.

1950 - Morre, no Rio de Janeiro, vítima de tuberculose pulmonar, aos 47 anos de idade, o compositor e instrumentista Lauro Maia Teles. Lauro Maia foi o primeiro compositor cearense da era do rádio a projetar-se nacionalmente, com sucessos como Eu Vi Um Leão, Trem de Ferro, Deus Me Perdoe (com Humberto Teixeira) e Quando Dois Destinos Divergem, além de ser o lançador nacional do ritmo “balanceio”. É hoje nome de rua no bairro Joaquim Távora.

1954 - Empossada a nova diretoria do Centro dos Exportadores, assim constituída: Presidente - Diogo Vital de Siqueira; vice-presidente - Laete Fernandes; secretário - Edmundo Rodrigues; tesoureiro - Luís dos Santos Filho; diretores - Franklin Monteiro Gondim (Franklin Gondim), Adauto Castelo, Alberto Machado e Francisco Machado.

1961 - Morre o industrial Pedro do Nascimento Medeiros (Pedro Medeiros), aos 56 anos de idade. Era cearense de Massapé nascido em 24 de dezembro de 1905. Instalou na Pirocaia (Montese) o Curtume São Pedro, fabricando o Sabão Arsenical Medeiros. Hoje é nome de rua no Montese, a antiga Rua Sorriso de Maria.

1961 - Acontece, na Praça do Ferreira, uma noite de autógrafos dos escritores, na I Feira do Livro de Fortaleza, com a presença da intelectualidade cearense.

1961 - Sem inauguração, realiza-se, no Cemitério Parque da Paz, na Avenida da Saudade s/n, antiga frente, o primeiro enterro ali ocorrido, sendo sua primeira cova aberta com o sepultamento de José Alfredo Castelo. Hoje sua frente fica para a Avenida Alberto Craveiro ou Avenida Presidente Juscelino Kubitschek nº 4454, no Castelão ou Passaré.

1966 - Morre, no Pronto Médico, o médico Djacir Queirós Sampaio, psiquiatra naquele hospital e da Casa de Saúde São Gerardo.

1967 - São diplomados pelo Tribunal Regional Eleitoral-TRE, todos os eleitos no dia 15/11/66, para a Câmara Municipal de Fortaleza.

1972 - Assume o comando da Escola de Aprendizes Marinheiros do Ceará - EAM, o capitão de corveta Reisauro Pinto Canisio, em substituição ao capitão de fragata Alberto de Oliveira.

1972 - Instalado, no Mucuripe, o 1º Subgrupamento de Incêndio do Corpo de Bombeiros.

1973 - Lançado, na Reitoria da Universidade Federal do Ceará - UFC, o livro Dicionário de Termos e Expressões Populares, de autoria de Tomé Cabral editado pela Imprensa Universitária, obra de quase 800 páginas e na qual o autor trabalhou cerca de 40 anos

1973 - Inauguração, da Delegacia do 4º Distrito Policial, na Rua Monsenhor Salazar, no São João do Tauape.

1979 - Morre, às 2 horas, em São Paulo, SP, aos 76 anos de idade, vítima de edema pulmonar, o industrial e comerciante cearense Fernando de Alencar Pinto (Fernando Pinto), fortalezense de 06/05/1905.

1980 - Morre, em Fortaleza, aos 70 anos de idade, o engenheiro agrônomo e professor Flávio da Cunha Prata, sendo sepultado em sua terra natal, Maranguape, no dia seguinte, pela manhã. Era nascido em oito de dezembro de 1910.

1983 - A Favela Cajueiro das Velhas, ainda em formação, é derrubada pela Prefeitura Municipal de Fortaleza/Emurf e agentes de segurança.

1985 - Forte incêndio destrói dois galpões da indústria de torrefação Café Guimarães, no Montese.

1985 - Diplomado o prefeito eleito de Maracanaú, Almir Dutra. Sua posse dá-se no dia seguinte.

1985 - Morre, aos 94 anos incompletos, o ex-deputado Francisco Silveira Aguiar, cearense de Tauá nascido a 15 de janeiro de 1891.

1987 - Pela manhã, toma posse, na presidência do Tribunal de Contas do Ceará, o conselheiro Luciano Barreira.

2005 - Morre o radialista Alfredo de Sousa Sampaio (Alfredo Sampaio), conhecido como “A Enciclopédia do Futebol Cearense”, tricolor apaixonado e fundador do Vargas Filho, o primeiro time campeão cearense do futebol de salão oficial em 1956.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hidrogênio Verde

Tidy Odonto