Boticário Ferreira assumia em 1852 a Chefia da Polícia de Fortaleza

Eis o Arquivo Nirez para dez de janeiro na História de Fortaleza:

1827 - Joaquim Lopes de Abreu assume, pela segunda vez a Prefeitura de Fortaleza, permanecendo no cargo até 17 de julho do mesmo ano.


1852 - Assume, pela segunda vez, o cargo de Chefe de Polícia em Fortaleza, o urbanista e boticário Antônio Rodrigues Ferreira de Macedo (Boticário Ferreira-foto

1857 - Toma posse na função de Chefe de Polícia, o advogado e político Abílio José Tavares da Silva.

1865 - Assume a Chefia de Polícia o jornalista e militar José Nunes de Melo.

1877 - Assume a Presidência da Província o desembargador Caetano Estelita Cavalcanti Pessoa (Conselheiro Estelita), pernambucano de Igaraçu. Foi o 39º presidente.

1887 - As irmãs Maria Tereza Maia (Dedê), Isabel Maia e Júlia Maia, todas professoras, fundam e dirigem o Colégio da Assunção, na Rua Senador Pompeu nº 60 (antigo).

1896 - Demonstração do fonógrafo no Café Caio Prado, no Passeio Público, pelo professor Augusto Lennep, que esteve hospedado no Hotel de France.

1897 - Publicado em Fortaleza o jornalzinho caricato O Frivolino.

1914 - Desembarca em Fortaleza o 48º Batalhão de Caçadores, sob o comando do tenente-coronel Artur Adacto Pereira de Melo.

1915 - Fundada pelo médico Manuelito da Rocha Moreira (Manuelito Moreira), a Maternidade Doutor João Moreira, instalada numa das dependências da Santa Casa de Misericórdia. Posteriormente mudou-se para prédio próprio, na Avenida do Imperador, na Praça da Lagoinha.

1934 - Chegam em Fortaleza, pilotando um avião do Correio Aéreo Militar, o tenente coronel Eduardo Gomes e o capitão Casimiro Montenegro Filho.

1936 - Assume as funções de Diretor Regional dos Correios e Telégrafos do Ceará, o telegrafista de 1ª classe, Amintas de Assis.

1938 - Morre João Miguel da Fonseca Lobo, aos 88 anos de idade, autor de estudo sobre a lei da relatividade, publicado vinte anos antes da teoria de Albert Einstein. Cearense de Guaraciaba do Norte nascido a 29 de setembro de 1849, é hoje nome de Rua em Fortaleza.

1939 - Raimundo Araripe, prefeito de Fortaleza, baixa decreto adendo ao Plano Diretor da Cidade, de construções. Proibindo as construções, reconstruções, modificações, reformas de prédios ou quaisquer obras na faixa litorânea de Fortaleza, nas faces norte e nas faixas compreendidas entre elas e o oceano, das ruas e trechos: Rua dos Tabajaras, compreendido o seu prolongamento, a partir do Poço da Draga; Avenida Getúlio Vargas (hoje Avenida Beira-Mar) até a povoação do Mucuripe, inclusive; trecho da faixa oceânica, partindo do Poço da Draga, em direção ocidental, seguindo pelo perfilamento do Arraial Moura Brasil, que faz frente para o mar. Quantas construções prejudiciais à Fortaleza existem hoje nos locais citados.

1943 - Instala-se em Fortaleza o Banco de Sangue do Ceará, sob direção do médico Elcias Camurça. Os primeiros doadores inscritos são André Snoeck e René Lomonaco.

1943 - Fundada em Fortaleza a Academia Centrista de Letras, do Centro Estudantal Cearense, tendo na primeira diretoria Leonardo Vieira como presidente, Hodson Menezes na vice-presidência, Raimundo Araújo na 1ª secretaria, Francisco da Silva Nobre na 2ª secretaria e Antônio Lopes Sobrinho como tesoureiro. A posse da diretoria deu-se no dia 17.

1945 - Chega em Fortaleza, mais uma vez, o Circo Nerino, de Nerino Avanzi, sendo montado na Praça dos Voluntários, com espetáculos bastante variados e apresentação de dramas.

1946 - A Interventoria Federal fica a cargo do médico Tomás Pompeu de Sousa Brasil Filho (Pompeu Filho), Secretário da Agricultura, que assume, recebendo das mãos de Daniel Augusto Lopes (Daniel Lopes).

1946 - Constituída em Fortaleza a firma J. Pinho & Companhia Ltda, encabeçada pelo português José Rodrigues de Pinho e Silva e seu filho Porfírio Dias da Conceição, com a Padaria Vitória, na Rua Ana Neri, em Porangabuçu.

1954 - Fundado o Externato Nossa Senhora do Carmo, na Rua 15 de Novembro, 496, em prédio doado por Gualter Marques à sua filha Gilvanira Pinheiro, proprietária do estabelecimento que hoje denomina-se Educandário Gualter Marques e fica na Rua Elvira Pinho, 400.

1954 - Empossada, no Instituto Epitácio Pessoa, na Rua Barão do Rio Branco, 1836, a nova diretoria da União de Moços Católicos-UMC, de Fortaleza. Do programa consta missa em ação de graça, manhã esportiva e sessão solene. Está assim constituída a nova diretoria: presidente, José Mauro Cabral Benevides; vice-dito, José Silveira Pinto, 1º secretário, Manoel Carlos Nóbrega; 2º secretário, Professor Humberto Rodrigues; tesoureiro, José Cornélio Pimentel; oradores, José Valdivino de Carvalho e professor Valdir Leôncio Lopes, Bibliotecário, Ezequiel Sisnando Xenofonte, Comissão de Contas; Luís Teixeira Barros, Luís Tavares de Castro e Luís Gonzaga da Silva.

1957 - Morre, no Rio de Janeiro, onde se encontrava em tratamento, aos 47 anos de idade, o médico Periguari de Medeiros, cearense de Fortaleza nascido em 11 de março de 1910.

1959 - São inauguradas as instalações em Fortaleza da Navegação Aérea Brasileira-NAB, dirigida pela firma Francisco de Castro, Comércio e Representações Ltda. Antes, na década de 1940, a NAB já havia estado em Fortaleza.

1960 - Assassinado em Fortaleza, num jogo de subúrbio, na Vila Peri, o craque de futebol Alberto Vieira de Oliveira, que integrou o selecionado cearense e jogou no Fortaleza Esporte Clube.

1961 - O reitor da Universidade Federal do Ceará-UFC, professor Antônio Martins Filho assina portaria designando para diretor da Estação de Biologia Marinha, hoje Laboratório de Ciências do Mar-Labomar, o biologista e professor Melquíades Pinto Paiva, iniciando-se os trabalhos em março.

1966 - Toma posse na Academia Cearense de Letras-ACL, na Cadeira 33, que tem como Patrono Rodolfo Teófilo, o poeta e professor Otacílio dos Santos Colares em virtude da morte do jornalista Perboyre e Silva.

1968 - Inicia-se o encontro do Regional Nordeste 1, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, no Centro de Treinamento Frederico Ponte, em Pacatuba.

1969 - Manuel Eduardo Pinheiro Campos (Eduardo Campos), toma posse na presidência da Academia Cearense de Letras-ACL e na mesma sessão toma posse naquela casa, na vaga deixada por Cursino Belém de Figueiredo, o escritor e poeta Cláudio Martins, saudado por Otacílio dos Santos Colares (Otacílio Colares) passando a ocupar a Cadeira º 31 que tem como Patrono Farias Brito. 

1972 - O presidente do Sport Club Maguari, advogado Lauro Maciel Severiano, instala o Departamento Autônomo de Futebol do “Clube dos Príncipes'', sob a direção de Mário Bié, um dos incentivadores da volta do clube ao futebol. O departamento fora extinto em 27 de outubro de 1945.

1974 - O prefeito de Fortaleza, Vicente Fialho, empossa o engenheiro César Cals de Oliveira Neto (César Cals Neto) na presidência da Empresa Municipal de Urbanização de Fortaleza-Emurf.

1974 - Extingue-se a Empresa Editora O Nordeste, que representou por três décadas a opinião de intelectuais cearenses e ultimamente estava vinculada à Arquidiocese de Fortaleza através do jornal “O Nordeste”. 

1975 - Toma posse a nova diretoria da Academia Cearense de Letras-ACL, eleita em 11 de dezembro de 1974, encabeçada pelo escritor e tabelião Cláudio Martins. Demais eleitos: general médico Carlos Studart Filho - 1º vice-presidente; José Caminha de Alencar Araripe (J. C. Alencar Araripe) - 2º vice-presidente; Rafael Sânzio de Azevedo - Secretário-geral; José Denizard Macêdo de Alcântara - 1º Secretário; Francisco Alves de Andrade - 2º Secretário; Mozart Soriano Aderaldo - Tesoureiro; Artur Eduardo Benevides - Diretor de Publicações e Francisco de Sousa Nascimento (F.S. Nascimento) - Diretor de biblioteca.

1977 - Inicia-se o Encontro de Prefeitos Eleitos do Ceará, promovido pelas Secretarias de Planejamento e de Assuntos Municipais, no Centro de Convenções. 

1978 - Mais uma mudança de comando na 10ª Região Militar; sai o general Milton Tavares de Sousa e entra o general Sérgio Ary Pires.

1978 - Inaugurada a primeira etapa do Interceptor Oceânico, no Poço da Draga, obra da gestão José Adauto Bezerra de Menezes, com 120 quilômetros de rede coletora que beneficia 150 mil habitantes na zona leste da cidade.

1979 - A Fênix Caixeiral vende sua sede, na esquina da Rua 24 de Maio, 446 com Rua Guilherme Rocha, 648, ao Grupo Ximenes Tecidos S. A.

1980 - A Companhia de Água e Esgoto do Ceará-Cagece, inicia o racionamento d'água em Fortaleza.

1981 - Falece, aos 61 anos de idade o advogado Rui Farias. Seu sepultamento ocorre às 8 horas do dia seguinte.

1982 - Incêndio de grandes proporções, à noite, destrói, em Fortaleza, a loja Jean’s Store na Rua Barão do Rio Branco, 1212.

1986 - Toma posse, na Cadeira 14, da Academia Cearense de Letras-ACL, o poeta José Maria Barros de Pinho (Barros Pinho), sem nenhuma solenidade.

1994 - Criada, pelo Decreto 9.324, a Escola Ambiental Dra. Francisca de Assis Canito da Frota, na Rua Monsenhor Salazar, 2430, no Dionísio Torres.

2000 - Inaugura-se a Escola Municipal de Ensino Fundamental Dom Helder Câmara, na Rua Frei Odilon nº 624, no Conjunto Habitacional Floresta, no Álvaro Weyne.

2000 - Inauguração da Escola Municipal de Ensino Fundamental Herondina Lima Cavalcante, localizada na Rua D, s/nº , Conjunto Beira Rio, Vila Velha, Barra do Ceará.

2003 - Lançamento do livro Os Naturalistas e o Ceará, de autoria do professor e biólogo Melquíades Pinto Paiva, publicado pelo Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico). Na ocasião, o autor é distinguido com o Diploma de Diretor Emérito do Instituto de Ciências do Mar - Labomar, onde se realiza a cerimônia, na Avenida Antônio Justa, 3207, no Meireles.

2004 - Falece, às 4h30 da manhã, na Gastroclínica, em Fortaleza, vitima de parada cardíaca, o bispo mais velho do Brasil, Dom Guido Maria Casullo (Dom Guido Casullo) aos 94 anos de idade. Era bispo emérito do município de Zedoca, no Maranhão e residia na capital cearense há mais de 20 anos. O corpo é velado no Seminário da Prainha e sepultado em umas das capelas da cripta da Catedral de Fortaleza após a missa de corpo presente às 9 horas do dia 12. Dom Guido Casullo era italiano e naturalizou-se brasileiro quando já contava 72 anos de sacerdócio.

2008 - Morre, aos 53 anos de idade, o cantor e compositor Stélio Romero do Valle, vítima de um acidente vascular cerebral-AVC. O músico era segunda geração do Pessoal do Ceará e participante da Massafeira. Seu sepultamento acontece às 11 horas do dia seguinte, no Cemitério São João Batista. Nascera aos 25 de maio de 1950. Era também formado em Administração de Empresas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hidrogênio Verde

Tidy Odonto