Amarílio Macedo assume CIC em 1980

 A #AGFN apresenta o Arquivo Nirez referente ao 17 de janeiro na História de Fortaleza:

1799 - Carta Régia de Dona Maria I, que por um alvará, separa a capitania do Ceará Grande do Governo Geral de Pernambuco, criando, consequentemente, uma Junta de Fazenda subordinada diretamente ao Real Erário, tendo como primeiro juiz dos feitos Manuel Leocádio Rademaker. Antes era uma Provedoria, subordinada a uma junta de Pernambuco. Mas o Ceará continuava submisso à Relação de Pernambuco e ao Bispado de lá.

1818 - A Câmara pagou ao procurador Bernardo José Teixeira, para que este colocasse placas com os nomes das ruas de Fortaleza.

1891 - Confirmado, através do Decreto 1.290, a concessão feita pela Intendência Municipal de Fortaleza a Arnulfo Pamplona, com prazo de 15 anos, para exploração de telefones.

1903 - Sai o primeiro número do jornal matutino O Rascunho. Naquela época os jornais eram vespertinos.

1929 - Publicada no Diário do Ceará a Lei 2606 do dia 26 de setembro de 928, criando a Imprensa Oficial do Estado, lei que nunca saiu do papel.

1929 - Com as presenças do governador José Carlos de Matos Peixoto e do Prefeito de Fortaleza, Álvaro Nunes Weyne (Álvaro Weyne), a Ceará Gas Company inaugura, na Praça General Tibúrcio, novo sistema de iluminação de Fortaleza com os novos combustores da iluminação pública que compõem-se de lâmpadas de seis focos cada uma, com camisas incandescentes; cada luz é de alto poder iluminativo, não carecendo de uma vara de acender, pois o acendimento e o apagamento são dependentes de um dispositivo automático.

1932 - No local onde funcionou a Casa Pratt abre-se a casa de bilhares Salão Brunswick, de José Domingos de Sousa.

1936 - Fundado em Fortaleza o Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura-CREA, que depois passou a chamar-se Conselho Regional de Engenharia e Agronomia, com sede na sala 72 do Edifício Diogo, na Rua Barão do Rio Branco.

1938 - Lançamento da pedra fundamental do Palácio do Comércio ou sede da Federação das Associações de Comércio e Indústrias do Ceará-FACIC, na Praça Capistrano de Abreu, com a presença do Ministro da Viação general João Mendonça Lima. 

1939 - Empossada, em Fortaleza, a diretoria da Associação Civil dos Empregados Federais no Ceará. Presidente - Egberto Carneiro da Cunha; Vice-dito - João Pedro Seraine; 1º Secretário - José de Moura Freire; 2º dito - Antônio Bento Cavalcante; Tesoureiro - Álvaro de Azevedo e Sá; Adjunto de Tesoureiro - Caio Lins da Cunha; Comissão Fiscal - Luís César de Carvalho; José Pamplona, Ataíde de Freitas Cavalcante; e Comissão de Sindicância - José de Castro Bastos, Joaquim Façanha de Oliveira e Valfrido Silva.

1940 - O interventor federal Francisco de Menezes Pimentel em escritura lavrada no Terceiro Cartório da Capital doa gratuitamente à União um terreno no bairro do Prado com a área de 29.973 metros quadrados, para construção de novo prédio para o Liceu Profissional com a exigência de que a obra teria que ser feita em um ano. O terreno abrigou por muitos anos o Sport Cearense, conhecido por Campo do Prado, já desativado e que estava servindo para acomodação dos flagelados das secas que vinham do interior e também na época da guerra para os chamados soldados da borracha.

1941 - Inauguram-se as novas instalações da Casa das Ferragens, agora na Rua Major Facundo, 390, no Edifício Lopes.

1944 - Incêndio destrói quase toda a frota de ônibus da Empresa São José, do coronel Oliveira Paula, ao todo, 17 ônibus além de alguns caminhões. Trata-se hoje da Empresa Viação Vitória Ltda.

1945 - Incêndio destrói a Casa Primor, mercearia no cruzamento da Rua Pedro Pereira, 433, com Rua Barão do Rio Branco,1280, do comerciante Rômulo Vasconcelos.

1948 - Morre, em Fortaleza, o jornalista Mozart Farias, sendo sepultado no dia seguinte no Cemitério de São João Batista. Era bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais.

1950 - Grande incêndio destrói totalmente, durante a madrugada, a Serraria São Judas Tadeu, localizada na Avenida Dom Manuel, 211, de propriedade de Otoni Diniz.

1951 - Toma posse no Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico), o professor e escritor Boanerges de Queirós Facó (Boanerges Facó).

1952 - Solenidade na Associação Cultural Franco-Brasileira, dá posse a nova diretoria daquela entidade, eleita para o biênio 1952-1953. A diretoria que se empossa é formada por: Presidente de Honra - Bertrand Boris; Presidente - Raimundo Girão; 1ª vice-presidente - Aderbal Nunes Freire (Aderbal Freire); 2º dito - Newton Teófilo Gonçalves (Newton Gonçalves); Secretário Geral - Francis Bloc Boris (Francis Boris); 1º Secretário - Diana Magalhães; 2º dito - Fernando Dodes Demis; 1º Tesoureiro - Padre Carlos Pimentel Quixadá (Carlos Quixadá); 2º dito - Jaime Gaspar de Oliveira; Orador - Omar de Carvalho Paiva (Omar Paiva); Bibliotecário - José Dutra Mendes; Diretor da Revista - Fernando Abreu Gomes.

1957 - Abre-se, na Avenida Carapinima, 2380, o Nosso Lar, instituição de amparo à criança e à adolescência, criada pelo general Antônio Leite de Araújo, nascida na Rua Rocha Lima, passando pela Avenida Barão de Studart e por fim vindo para a Avenida Carapinima, para casa adquirida a Carlos Ribeiro.

1957 - A Rádio Iracema de Fortaleza S .A. adquire de Laura de Oliveira Nogueira, por escritura pública, lavrada no expediente do Cartório Paula Costa, daquela Comarca, terreno localizado no Parque Iracema, daquela cidade, para instalação de uma emissora de Rádio, a Rádio Iracema de Maranguape.

1968 - Inaugurada a Sala de Antônio Bandeira, no Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará-UFC, homenagem ao artista cearense, recentemente falecido, com a presença de seu pai, Sabino Bandeira.

1970 - Morre, com 60 anos de idade, vítima de enfarte do miocárdio, o engenheiro civil e empresário Waldir Diogo de Siqueira, ex-diretor da Escola Industrial de Fortaleza, hoje IFCE. Era cearense de Fortaleza nascido em quatro de abril de 1910.

1974 - Encerra suas atividades a Escola de Gazeteiros Padre Mororó, mantida pela Associação Cearense de Imprensa - ACI, em virtude da retirada de apoio governamental à entidade.

1975 - Assume o comando da 10ª Região Militar, o general Florimar Campelo, em substituição ao general Tácito Teófilo Gaspar de Oliveira, que deixara o comando no dia 20 de dezembro do ano anterior.

1977 - Morre, aos 71 anos de idade, vítima de enfisema pulmonar, o advogado Fidelis Silva, que foi secretário no governo de Francisco de Menezes Pimentel.

1978 - O 23º Batalhão de Caçadores - 23 BC, às 10 horas, troca de comando, entrando o tenente-coronel Clésio Ferreira da Costa e saindo o tenente-coronel Ítalo Mandarino, em solenidade presidida pelo comandante da 10ª Região Militar, general de divisão Sergio Ary Pires.

1978 - Todos os exames para Carteira de Habilitação, que se realizavam nas proximidades do Ginásio Coberto Paulo Sarasate passam a ser feitos na sede do Detran, na Maraponga.

1980 - Toma posse, na Cadeira 39 da Academia Cearense de Letras-ACL, o professor José Rebouças Macambira, sendo saudado por Otacílio dos Santos Colares (Otacílio Colares).


1980 - Assume a presidência do Centro Industrial do Ceará-CIC, o industrial Amarílio Proença de Macedo (foto).

1984 - Morre, aos 88 anos de idade, o agrimensor, ex-vereador, ex-prefeito e ex-deputado estadual, Randal Pompeu de Sabóia Magalhães, pernambucano de São Caetano, nascido a 26/08/1895.

1992 - Morre, aos 74 anos de idade, o bacharel em Direito e professor José Rebouças Macambira, cearense de Palmácia nascido a 17 de novembro de 1917, era membro da Academia Cearense de Letras-ACL e da Academia Cearense de Língua Portuguesa.

1995 - Assume a Secretaria de Segurança Pública o delegado da Polícia Federal, Edgar Fuques, saindo o delegado Francisco Quintino Farias.

2000 - Inaugura-se a Escola Municipal de Ensino Fundamental Doutor João Estanislau Façanha, na Rua Onze,  no Jardim Cearense.

2000 - A Escola Municipal de Ensino Fundamental Jonathan da Rocha Alcoforado, na Rua Francisco Almeida, no Aracapé é inaugurada.

2000 - Inauguração da Escola Municipal de Ensino Fundamental José Maria Moreira Campos, na Rua Álvaro Chaves, no Mondubim.

2001 - Morre, às 16 horas, no Hospital São Mateus, vítima de complicações respiratórias, aos 80 anos de idade, o major José Raimundo Gondim, um dos fundadores da Universidade de Fortaleza-Unifor, da qual foi vice-reitor. Seu corpo esteve no Hospital Militar onde foi velado e teve missa de corpo presente e foi sepultado no dia seguinte às 11h30 no Cemitério Parque da Paz. Era cearense de Fortaleza e filho do comerciante Efrem Gondim.

2004 - Inauguração da sede do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia-CREA, no Edifício San Pedro, na esquina da Rua Castro e Silva com Rua Floriano Peixoto, que abrigou o San Pedro Hotel, comemorando os 67 anos da entidade.

2008 - Morre, vítima de insuficiência respiratória em consequência do mal de Alzaimer, o geógrafo, astrônomo, desenhista e professor Rubens de Azevedo, aos 86 anos de idade. Rubens era desenhista, pintor, escritor, poeta, compositor, um dos fundadores da Sociedade Cearense de Artes Plásticas - SCAP e fundou em Fortaleza a Sociedade Brasileira dos Amigos da Astronomia-SBAA, a primeira do País, construiu o Observatório Astronômico Popular Camille Flamarion, em sua casa, na Rua Jaime Benévolo, 757. Foi o primeiro desenhista a fazer tiras em quadrinhos para jornal, em 1946. Foi professor da Uece. Era membro efetivo do Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico). É sepultado no Cemitério de São João Batista no dia seguinte às 15h30min. Nascera em Fortaleza, CE, no dia 30 de outubro de 921. Hoje tem seu nome perpetuado no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, no Planetário Rubens de Azevedo.

2013 - Morre, aos 84 anos, vítima de falência múltipla dos órgãos, o seresteiro Fabiano Menescal, que por muitos anos foi despachante aduaneiro. Nascera em Fortaleza, no dia 14 de setembro de 1928.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Fortalezenses

Tidy Odonto

Futricas Fortalezenses