Eis o três de dezembro na História de Fortaleza, segundo o Arquivo Nirez:
1889 - Votada a lei orgânica do Partido Republicano Cearense, em que se transformou o Centro Republicano, conforme resolução tomada em 30 de novembro de 1889.
1938 - Morre atropelado por um automóvel o coronel Honório Correia Lima, funcionário aposentado da Delegacia Fiscal.
1939 - Ordenam-se, em Fortaleza, os padres José Sinval Facundo, Odilo Lopes Galvão, Maurício Fernandes (salesiano) e Frei Policarpo de Mutamba (capuchinho).
1946 - Reorganiza-se, em sessão realizada no Salão de Exposições da Fotografia Otacílio, de Otacílio Ferreira de Azevedo (Otacílio de Azevedo), na Rua Pedro Borges (Rua dos Pocinhos, 32), a Sociedade dos Amadores de Cinema, que elege uma diretoria provisória que tem como presidente José Augusto de Moura.
1950 - Bênção e lançamento da pedra fundamental da nova Igreja de São Gerardo no bairro do Alagadiço, na Avenida Bezerra de Menezes, pelo arcebispo Dom Antônio de Almeida Lustosa.
1950 - Surge em Fortaleza, 'A Luta Trabalhista', sob direção do perito contador Antônio Ademar Arruda.
1952 - A Capitania dos Portos do Ceará está sob novo comando, quando assume o capitão de corveta Ernesto de Mourão Sá, em substituição ao 2º tenente João Rochel de Camargo.
1953 - Circula o primeiro número do semanário independente O Combate, de propriedade da Nordeste Editora e Representações, redatoriada por Alcir Ibiapina Montenegro e Evandro Bastos Gonçalves.
Gustavo1959 - Morre, no Rio de Janeiro, com 71 anos incompletos, o escritor e historiador Gustavo Adolfo Luís Guilherme Dodt da Cunha Barroso (Gustavo Barroso), membro da Academia Brasileira de Letras-ACL onde chegou a presidente. É autor da letra do Hino de Fortaleza, com música do professor Antônio Gondim de Lima. Era cearense de Fortaleza onde nascera a 29 de dezembro de 1888 em casa na Rua Barão do Rio Branco.
1960 - Morre, em Fortaleza, num banho de piscina no Clube dos Diários, o economista Francisco Adjafre de Sousa (Chico Adjafre), aos 38 anos de idade. Era cearense de Cascavel nascido em 26 de fevereiro de 1922.
1971 - Com bênção de dom Miguel Câmara, a Loja Milano inaugura, na Rua Barão do Rio Branco, sua filial Di Roma. Em nome dos proprietários falou Clóvis Arrais Maia, presidente da Federação do Comércio do Estado do Ceará-Fecomércio.
1972 - O coronel Francisco Batista Torres de Melo, atual comandante do CPOR, é designado para servir junto ao Serviço Nacional de Informações-SN, em Brasília.
1972 - Empossada, no Náutico Atlético Cearense-NAC, a primeira diretoria da regional da Associação Brasileira das Agências de Propaganda, no Ceará, integrada por Anastácio de Sousa, Barroso Damasceno e Giannini Lira.
1974 - Inaugurada a nova sede do Banco Auxiliar de São Paulo, na Rua Barão do Rio Branco, 1369, onde funcionou o Banco Mercantil de São Paulo. A bênção foi dada por Manuel Andrade Soares (Frei Ambrósio Maria de Fortaleza).
1975 - Grava depoimento, no Museu Cearense da Comunicação (Arquivo Nirez), o produtor, compositor e cantor Paulo Tapajós Gomes.
1979 - A Igreja Presbiteriana de Fortaleza muda-se do seu templo na esquina da Rua Pedro Borges com Rua Sena Madureira, que foi vendido a Clóvis Rolim, para o solar dos Teixeiras, ou residência da família José Francisco Alves Teixeira, na Avenida Visconde do Rio Branco, 1636, onde será construído o novo templo que só seria inaugurado em oito de julho de 1983.
1980 - O Diário Oficial do Município 7.043 traz a Lei 5.338, de 27 de novembro do mesmo ano, criando a Praça Edmundo Vitoriano, no bairro Antônio Diogo, entre a Avenida Zezé Diogo e a Avenida César Cals, próximo ao Clube da Caça e Pesca. É uma homenagem a um humanitário médico paraense radicado no Ceará.
1981 - O Arquivo Nirez e a Casa Amarela da UFC, representados por Nirez e Euzélio Oliveira, gravam em fita magnética e em filme super-8, depoimento de antigo oficial da Polícia Militar, Alfredo Dias da Cruz, protagonista do massacre da serra do Araripe, reduto do Beato José Lourenço.
1986 - Criada, na gestão da prefeita Maria Luísa Fontenele de Almeida, a Praça Osiris Pontes, na Granja Portugal, entre a Rua Emílio de Menezes, Rua Taquari, Rua Antônio Neri e Rua Duas Nações, mas é conhecida como Pracinha da Granja.
1992 - Incêndio irrompe no Bar e Loja Tem Tudo, na Rua General Bezerril, na Praça General Tibúrcio.
2001 - Inaugura-se, na Rua Major Facundo, 560, local onde funcionou a Lobrás, a loja Ponte Magazine.
2007 - Morre, aos 76 anos de idade, na Casa de Saúde São José, no Rio de Janeiro-RJ, pela manhã, a romancista Heloneida Studart Soares Orban, feminista histórica nascida em Fortaleza, Ceará, no dia nove de abril de 1932. Aos 16 anos iniciou a publicação de crônicas no jornal “O Nordeste”; aos 18 foi para o Rio de Janeiro. A partir de 1978 foi eleita várias vezes deputada estadual. Seu corpo é velado no saguão principal do Palácio Tiradentes e cremado no Cemitério do Caju.
2009 - Morre o desembargador Wilton Machado Carneiro, aos 64 anos de idade, vítima de ataque cardíaco. É sepultado no dia seguinte no Cemitério Parque da Paz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.