- 1861 - Morre, na Corte, onde era senador do Império, o desembargador aposentado, João Antônio de Miranda, ex-presidente da Província do Ceará.
- 1898 - Publicado em Fortaleza o primeiro número do jornal Palavra, redatoriado por Walfrido Ribeiro, R. Pimenta d’Oliveira e Gustavo Rodrigues, com o lema “Derrame-se a instrucção sobre a cabeça do Povo: deve-se-lhe este baptismo”.
- 1901 - Surge, em Maranguape, o primeiro jornal espírita do Estado, o Luz e Fé, do Grupo Espírita Verdade e Luz.
- 1934 - Fundado em Maracanaú, no bairro Piratininga, o Cemitério São José.
- 1937 - Lançada a pedra fundamental do Seminário Seráfico de Messejana (foto).
- 1941 - Instala-se, em Fortaleza, o 29º Batalhão de Caçadores, criado somente para o Estado de Guerra, comandado pelo tenente-coronel Luís Batista.
- 1964 - Fundado o Centro de Cultura Portuguesa, da Universidade Federal do Ceará-UFC. Seria instalado no ano seguinte.
- 1980 - A Secretaria de Cultura e Desporto instala, nas suas dependências, o Museu de Imagem e do Som, mas. não o cria oficialmente.
- 1981 - Afunda, na enseada do Mucuripe, o Navio Amazônia, com grande carregamento de madeira procedente de Belém do Pará. A Capitania dos Portos abre inquérito. Apesar do policiamento na orla marítima, a carga do navio é saqueada.
- 2008 - Falece, na madrugada, aos 84 anos de idade, a educadora Maria Antonieta Cals de Oliveira, irmã do ex-governador do Ceará, César Cals, vítima de falência múltipla dos órgãos. O corpo da educadora é sepultado, no fim da tarde, no Cemitério São João Batista. Antonieta foi professora primária e diretora do Grupo Educacional Visconde do Rio Branco e delegada do Ministério da Educação (MEC) no Ceará.
Com informações do Arquivo Nirez.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.