Romeu Martins morria há 71 anos

O Arquivo Nirez destaca o primeiro de novembro na História de Fortaleza:

  • 1718 - Em substituição a Manuel da Fonseca Jayme, assume o Governo da Província Salvador Alves da Silva. 
  • 1868 - Publicado, em Fortaleza, o primeiro número do jornal Democracia, destinado a defender as ideias republicanas. Saía aos domingos e era impresso na Tipografia Universal na Rua Formosa, 89, por Delfino Cavalcante de Moraes.
  • 1881 - Fundada, em Fortaleza, a Associação das Filhas de Maria da Santa Casa, com autorização do Bispo Dom Luís Antônio dos Santos.
  • 1900 - Às 8h da manhã tem lugar a bênção e inauguração do novo Altar-mor da Igreja do Coração de Jesus, de Fortaleza.
  • 1903 - Publica-se, em Fortaleza, o jornal semanário O Tempo, impresso na Tipografia Econômica.
  • 1906 - Exibição da primeira pianola, em Fortaleza, na Fênix Caixeiral, de propriedade do comerciante Alfredo da Rocha Salgado.
  • 1909 - Assume como primeiro inspetor da Inspetoria de Obras Contra as Secas- IOCS (Hoje Departamento Nacional de Obras Contra as Secas-DNOCS), com sede no Rio de Janeiro, o engenheiro Miguel Arrojado Ribeiro Lisboa (Arrojado Lisboa).
  • 1920 - Instala-se em Fortaleza a Guarda Noturna, criada para substituir em parte a Guarda Cívica.
  • 1922 - Criada, pelo Decreto 15.970, Artigo 25, a Delegação do Tribunal de Contas.
  • 1922 - Reinaugura-se em Fortaleza a Farmácia Pasteur, da firma Eduardo Bezerra & Companhia, formada por Eduardo de Castro Bezerra, Tertuliano Vieira e Sá e Raimundo Freitas Ramos, em prédio na Rua Major Facundo, na Praça do Ferreira, onde hoje está a Binoca. Depois pertenceu aos sócios Raimundo Freitas Ramos e José Moacir Bezerra, passando depois a João Moisés Pereira, quando já ficava na Rua General Sampaio, 1100.
  • 1923 - José Maria V. de Almeida abre, na Praça Castro Carreira, na Rua General Sampaio, 17/21 (antigos, atual 445), a Padaria Central.
  • 1923 - Abre-se, em Fortaleza, a Farmácia Pereira, da firma Pereira & Irmão, formada por Frederico da Fonseca Pereira e Francisco da Fonseca Pereira, localizada na Rua Floriano Peixoto, 159 (antigo).
  • 1925 - Encerra-se o Campeonato Cearense de Futebol daquele ano, com a partida entre o Ceará Sporting Club e o Fortaleza Sport Club, no Campo do Alagadiço, com o resultado de 2x1 para o Ceará que é o Campeão.
  • 1926 - Assume a direção da Rede de Viação Cearense-RVC o engenheiro Adelmar de Melo Franco, que substitui o engenheiro Demóstenes Rockert.
  • 1930 - Surge o Cine Merceeiros, na sede da Associação dos Merceeiros, na Rua Clarindo de Queirós, entre a Rua Major Facundo e a Rua Floriano Peixoto, com o filme A Ver Navios, da Fox-Filmes.
  • 1936 - Criado o Ginásio 15 de Novembro, sob orientação dos professores Djacir de Lima Menezes e Lincoln Mourão Matos, na Rua Liberato Barroso, 1425.
  • 1942 - Domingo, instala-se, na Escola Preparatória de Cadetes de Fortaleza, na Avenida Santos Dumont, o Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva-NPOR, adido ao 29º BC. Depois foi CPOR. O Centro de Preparação de Oficiais da Reserva (CPOR) foi fundado após o Brasil declarar guerra aos países do Eixo (Alemanha, Itália e Japão) em 1942. A escola preparatória de cadetes funcionou no prédio durante os primeiros seis meses. Dentro do esforço de guerra o Governo do Estado ofereceu o terreno, no bairro São Gerardo, para construção do quartel, que durou apenas seis meses. O primeiro comandante foi o capital Iran Soares Bulcão, filho do poeta José Pedro Soares Bulcão e irmão da atriz Florinda Bolkan. A cerimônia de declaração da primeira turma de aspirantes aconteceu no dia 25 de agosto de 1944, na Avenida Bezerra de Menezes em frente ao CPOR. Posteriormente os aspirantes foram convocados para estagiar no 23° Batalhão de Caçadores - 23-BC e, depois, promovidos a 2° Tenente da reserva. Foram ainda submetidos a exames médicos para integrarem a Força Expedicionária Brasileira - FEB, mas o fato não foi concretizado porque a segunda guerra mundial foi encerrada no dia oito de maio de 1945. Nas décadas de 1960, 1970 e início de 1980 funcionou nos dois principais prédios que ficam de frente para a Avenida Bezerra de Menezes, a Escola de 1° Grau Capitão Correia Lima. Que apesar de ser uma escola estadual mantinha uma formação militar. Após o fechamento da escola, os dois prédios foram ocupados por quartéis. As unidades que passam a compor o aquartelamento são: a 25ª Circunscrição do Serviço Militar; a 10ª Companhia de Guarda; o Serviço Regional de Obras; a 15ª Companhia de Guarda e provavelmente o 52° Centro de Telemática. As quatro primeiras unidades ficavam sediadas no antigo quartel que abrigou o Centro de Preparação de Oficiais da Reserva-CPOR, na Avenida Bezerra de Menezes, 581, que com isso é desativado. Já o 52° Centro de Telemática funcionava no Parque Regional de Manutenção, nas proximidades do atual complexo. Hoje no prédio do antigo CPOR está a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado-SSPDS, onde deve ser feito um centro integrado de comunicação das corporações.
  • 1943 - Inaugura-se o Instituto São José, da Congregação do Coração Imaculado de Maria, destinado a prestar assistência às moças pobres e às operárias, sendo a cerimônia presidida pelo Arcebispo Dom Antônio de Almeida Lustosa.
  • 1947 - Benzida, pelo Arcebispo Metropolitano Dom Antônio de Almeida Lustosa, a Igreja de Getsémani, das Irmãs Missionárias de Jesus Crucificado, construída na Avenida Rui Barbosa, anexa à Casa do Getsémani, projeto do arquiteto Emílio Hinko.
  • 1949 - Morre, em Fortaleza, o advogado canindeense nascido em 27 de julho de 1895, Romeu Coelho Martins, aos 54 anos de idade. Foi secretário de polícia e prefeito de Fortaleza. Hoje é nome de rua no Montese e Damas.
  • 1952 - No Cinquentenário da Faculdade de Direito do Ceará, eleições para escolha dos novos dirigentes do Centro Acadêmico Clóvis Beviláqua, ficando assim constituída a diretoria: Presidente, Fernando Lopes da Silva Filho; vice-presidente, Raimundo Felício Neto; promotor, Donato Ângelo Leal; 1º secretário, Maria do Carmo Carvalho; 2º secretário, Peripedes Chaves; 1º tesoureiro, Edílio Camurça; 2º tesoureiro, João de Deus Cavalcante Filho; 1º orador, Francisco das Chagas de Vasconcelos (Chagas Vasconcelos); 2º orador, Sebastião Franco Baima; 1º bibliotecário, José Sérgio Távora de Castro; e 2º bibliotecário, Airton Castelo Branco.
  • 1954 - Assume o segundo pároco da Paróquia de Nossa Senhora de Nazaré, padre Jaime Felício de Sousa.
  • 1956 - Abre-se, na Secretaria de Agricultura, a Exposição Agropecuária e Industrial do Ceará.
  • 1960 - Assassinado, num bar de sua propriedade, na Rua Pedro Borges (Pocinhos), 28, Valdemar dos Santos, ex-técnico de futebol, mais conhecido por Gavião.
  • 1967 - Morre, aos 53 anos de idade, vítima de tumor cancerígeno na próstata, José Augusto de Moura, pioneiro do cinema de roteiro no Ceará, com o filme “Caminhos Sem Fim” e fundador da Sociedade dos Amadores de Cinema, depois Sociedade Cearense de Fotografia e Cinema- SCFC as quais dirigiu até sua morte. Seu enterro ocorre no dia seguinte. Nascera em Maranguape, em 29 de dezembro de 1913.
  • 1968 - Falece, aos 46 anos de idade, José Lourenço Mota, alto funcionário da Sul América. Era natural de Ipu e filho de Leonardo Mota.
  • 1970 - Francisco Eduardo da Silva e Luís Nogueira, que faziam parte de um time de futebol, denominado Endiabrados F. C., resolveram fundar um bloco carnavalesco com o mesmo nome, surgindo a Escola de Samba Endiabrados Show.
  • 1976 - Morre, em Fortaleza, aos 85 anos de idade, o desembargador Ademar do Nascimento Fernandes Távora (Ademar Távora), cearense de Jaguaribe nascido na Fazenda Embargo a sete de julho de 1895. Foi deputado constituinte e secretário de Polícia e Segurança Pública.
  • 1979 - A Superintendência e a Delegacia da Receita Federal mudam-se do prédio da Avenida Pessoa Anta, 287 (antigo prédio da Alfândega - hoje Caixa Econômica), para o novo edifício, no quarteirão entre a Rua Pereira Filgueiras, Rua Carlos Vasconcelos, Rua Iracema, com frente para a Rua Barão de Aracati, 287.
  • 1980 - A Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística-IBGE anuncia que Fortaleza conta atualmente com 1.313.295 habitantes, passando a ser a segunda cidade do Nordeste e a quinta do País em população. Infelizmente isso não deve nos orgulhar porque Fortaleza apenas “inchou”, e grande parte dessa população é composta por favelados na periferia, vivendo em péssimas condições de vida, todos oriundos do interior do Estado, flagelados de secas e de enchentes.
  • 1986 - Falece em Fortaleza o comerciante, compositor e violonista Francisco Soares de Sousa, fundador do Violão Clube do Ceará, vítima de câncer do pulmão. Era cearense de Quixadá nascido em 22 de novembro de 1907.
  • 1987 - Falecimento do ex-deputado Manuel Gonçalves, industrial do ramo de óleos, vítima de um tumor no cérebro.
  • 1991 - O Diário Oficial do Município 9.736 publica o Ato 8.648, de 30 de outubro de 1991, que criava a Escola de 1º Grau Professora Rachel Viana Martins, funcionando em prédio na Rua Tucunduba, s/nº, na Granja Lisboa, a Escola de 1º Grau Professora Guiomar da Silva Almeida, na Rua Perolina de Moraes, 449 em Messejana, a Escola de 1º Grau Doutor José Ayrton Teixeira, na Rua Alfredo Mamede s/nº, no Mondubim e a Escola Profissionalizante Professora Aldaci Barbosa, na Rua Coronel Olegário Memória, 1257, no Conjunto Alvorada.
  • 1992 - Irrompe incêndio, à noite, na Casa do Desenho, livraria e papelaria localizada no Centro Comercial da Aldeota, na Avenida Santos Dumont, 3669, logo debelado pelo Corpo de Bombeiros.
  • 2002 - Anunciada a reabertura da Cruz Vermelha do Brasil em Fortaleza.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hidrogênio Verde

Tidy Odonto