Conjunto Ceará completa 43 anos


Eis o dez de novembro na História de Fortaleza, segundo o Arquivo Nirez:
  • 1912 - Inaugura-se, na Praça Caio Prado (Praça da Sé), 7, a Lavanderia Cearense, propriedade de Manuel Franco & Cia.
  • 1915 - A bula Catholico e Religionis Bonum, eleva o Bispado do Ceará a Arcebispado Metropolitano, sendo o primeiro arcebispo Dom Manuel da Silva Gomes, nascido na Bahia. Foi o terceiro bispo do Ceará e o primeiro Arcebispo. Na sua gestão foi demolida a Igreja de São José, nossa Catedral, em 1938.
  • 1930 - Chega a Fortaleza o novo Ministro da Viação, general Juarez do Nascimento Fernandes Távora (Juarez Távora), acompanhado de José Américo de Almeida e do coronel Joaquim Magalhães Cardoso Barata (Magalhães Barata), em hidro-avião Dornie Wall, pilotado pelo comandante Djalma Fontes Cordovil Petit (Djalma Petit), que desce na Barra do Ceará. No dia seguinte, 11 de novembro de 1930, reúnem-se com políticos e outras autoridades na residência de Manuel do Nascimento Fernandes Távora.
  • 1931 - Morre, aos 98 anos de idade, Henrique José de Castro, que esteve à frente da construção da Igreja de Santa Luzia.
  • 1937 - Com o golpe de Getúlio Dorneles Vargas (Getúlio Vargas), instituindo o Estado Novo, são aqui fechadas a Assembleia Legislativa e a Câmara Municipal, além de mudanças no governo estadual e municipal. O governador Francisco de Menezes Pimentel permaneceu no cargo em virtude de seu apoio ao novo governo, como Interventor Federal; o prefeito Raimundo Alencar Araripe também permanece no cargo. Os Estados e Municípios não podem mais ter bandeira nem hinos, escudos ou armas, sendo os únicos símbolos, os nacionais.
  • 1938 - O Instituto de Previdência do Estado do Ceará - IPEC, é criado pelo Decreto 390, e instalou-se em 1940. Foi reestruturado em 1966, 1968, 1973 e 1998.
  • 1938 - Fundada pelo professor Djacir de Lima Menezes (Djacir Menezes) a Faculdade de Ciências Econômicas do Ceará, em prédio na Rua Liberato Barroso, 1425, no Jacarecanga. Depois foi agregada à Universidade Federal do Ceará - UFC. Hoje se denomina Faculdade de Economia, Administração, Atuaria e Contabilidade-FEAAC.
  • 1942 - Inaugurado o Hospital Militar de Fortaleza, em prédio na Rua Clarindo de Queirós, próximo à Praça Paula Pessoa (São Sebastião), falando na ocasião seu comandante, o capitão médico Osvaldo Monteiro e o primeiro tenente Osvaldo Riedel. A bênção do edifício é oficiada pelo arcebispo metropolitano dom Antônio de Almeida Lustosa. Anos depois mudou-se para a Avenida Desembargador Moreira.
  • 1944 - Inaugura-se a 1ª Feira Trabalhista de Amostras do Ceará, na Praça Castro Carreira, promoção do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil de Fortaleza, com o Parque Shangai e a Gruta Misteriosa, esta incendiou-se na ocasião da inauguração.
  • 1951 - Criado, pela Lei Estadual 1.541, o Departamento de Expansão Econômica do Estado, em substituição ao Departamento de Economia Agrícola.
  • 1952 - Após prolongada enfermidade, falece, à tarde, em Fortaleza, o médico João Augusto Bezerra (João Bezerra), nascido na cidade de Lavras da Mangabeira, onde iniciou os primeiros estudos, vindo depois para Fortaleza. Daqui, seguiu para o Rio de Janeiro, onde colou grau em Medicina. O sepultamento verificou-se às 10 h do dia seguinte, tendo o féretro saído da Avenida Duque de Caxias nº 68. Na ocasião falaram Joaquim Alerano de Barros, Manuel do Nascimento Fernandes Távora, em nome da UDN, e Luís Rolim da Nóbrega.
  • 1952 - A 10ª Região Militar tem novo comandante, o cearense general Humberto de Alencar Castelo Branco, que comandou um dos escalões da Força Expedicionária Brasileira (FEB) na Itália, assume o comando, às 15 horas, substituindo o general Edgardino de Azevedo Pinta, que esteve naquele comando até 20 de outubro de 1952. Castelo Branco foi o primeiro cearense a ocupar a chefia da 10ª RM e recebe o comando das mãos do coronel Ari Hugo Borges que vinha no cargo em caráter interino.
  • 1954 - Iniciada a construção do Grupo Escolar do Mucuripe, pela Secretaria de Educação e Saúde, com verba do governo federal, prédio vizinho ao Círculo Operário daquele bairro, que é uma iniciativa do padre José Nílson Lima, vigário do Mucuripe.
  • 1958 - Fundado o Instituto Cearense de Ciência Política, iniciativa do professor Abelardo Fernando Montenegro (Abelardo Montenegro), objetivando o estudo da ciência política no Ceará.
  • 1961 - Falece em Fortaleza o maestro Antônio Moreira Barbosa.
  • 1966 - Fundada a Escola de Samba Alencarina, que depois se transformaria na Escola de Samba Ispaia Brasa. Os fundadores foram Descartes Marques Gadelha (Descartes Gadelha), Edílson Rogério Coelho de Araújo e Benson Queirós.
  • 1967 - Assume a Paróquia de Nossa Senhora de Nazaré o padre Felipe Pistoni.
  • 1971 - Iniciam-se as obras de assentamento do pessoal no Conjunto Alvorada, saído do local onde foi construído o Terminal Rodoviário João Tomé.
  • 1971 - Parada cardíaca mata, aos 46 anos, o comissário aposentado da Delegacia de Furtos e Roubos, José Eufrásio de Araújo, residente à Rua 8 de Setembro, na Varjota. O extinto era ex-Pracinha na Segunda Guerra Mundial.
  • 1972 - O jornalista Venelouis Xavier Pereira, diretor do jornal O Estado, encontrava-se na redação preparando a edição do dia seguinte, quando cinco elementos invadem sua sala e, passam a agredi-lo a socos e pesadas, ao mesmo tempo em que o arrastam para fora, onde um carro os esperava. Era um sequestro. Tudo ocorre por volta das 23 horas, na Rua Liberato Barroso nº 709. Uma hora depois, o jornalista é encontrado, na estrada da Prainha apresentando sintomas de violência.
  • 1974 - Morre, aos 78 anos de idade, o desembargador aposentado, Manuel de Sales Andrade, ex-presidente do Tribunal Regional Eleitoral-TRE. Era cearense de Quixeramobim nascido em 28 de abril de 1896.
  • 1974 - A unanimidade das federações de Pára-quedismo do Brasil elege, em São Paulo, o major cearense Adelson Leite Julião (Adelson Julião) para presidente da Confederação Brasileira de Pára-quedismo. O mandato do major Julião vai até 1976.
  • 1974 - Inaugurada mais uma escola satélite da Fundação Educacional de Fortaleza-Funefor, a Escola Integrada Professora Belarmina Campos, em casa na Rua das Flores, 840, Praia do Futuro, pelo prefeito Vicente Fialho. Fora criada em 22 de março de 1974.
  • 1976 - Chega em Fortaleza o ministro do trabalho Arnaldo Costa Prieto (Arnaldo Prieto), permanecendo apenas três horas, tempo suficiente para inaugurar o Hospital dos Trabalhadores Portuários do Estado do Ceará, na Rua Frei Mansueto, 151, no Mucuripe.
  • 1977 - Às 19 horas, o governador Adauto Bezerra faz entrega das primeiras casas do Conjunto Ceará, na Granja Portugal, com 966 casas. Era a primeira etapa (foto Nelson Bezerra).
  • 1978 - Morre, em Fortaleza, às 14 horas, na Casa de Saúde São Raimundo, o advogado, jornalista e empresário Amadeu Gomes de Barros Leal, fundador e presidente da empresa cinematográfica Cinemar, cearense de Quixeramobim nascido em 13 de março de 1914. Foi sepultado no Cemitério de São João Batista.
  • 1981 - Acidente de trabalho com vítima fatal quando um operário que instalava um pára-raios, desequilibrou-se e caiu de cima de um prédio em construção, na Rua Vicente Leite, 1392, na Aldeota.
  • 1986 - O Instituto Médico Legal - IML, que até então ficava no Porangabuçu (Rodolfo Teófilo), muda-se para a Avenida Marechal Castelo Branco (Avenida Leste-Oeste), em frente ao mar, próximo à Escola Aprendizes Marinheiros.
  • 1991 - Morre o repórter fotográfico Francisco Edson Pinto Teixeira (Edson Pio), aos 49 anos de idade, vítima de complicações de uma trombose. Flagrou e fotografou o suicídio do rapaz que saltou da torre do Canal 8 em dois de outubro de 1985 e desde então ficou doente.
  • 1992 - Assume o novo pároco do Santuário de Nossa Senhora Aparecida, no Montese, padre Carlos Alberto Monteiro de Andrade.
  • 2000 - Encontrado morto em seu ateliêr, na Avenida Pessoa Anta, 121, Praia de Iracema, o artista plástico italiano Maximiliano Constantini, de 36 anos de idade. De acordo com a perícia da polícia, ele foi assassinado por volta das 4 horas.
  • 2000 - O médico urologista cearense de renome internacional, radicado nos Estados Unidos, José Edson Pontes é agraciado, em solenidade na Câmara Municipal de Fortaleza, com a Medalha Periguary de Medeiros. 
  • 2002 - A ex-primeira-dama do Estado, Maria Dolores Alcântara e Silva, falece às 3h30min, em sua própria residência, aos 91 anos de idade. Foi vítima de parada cardio-respiratória. O velório ocorre na funerária Ternura Rua Padre Valdivino, 2255, na esquina com a Rua Tibúrcio Cavalcante. Às 16 horas, no cemitério Parque da Paz, ocorre a missa de corpo presente. Em seguida, acontece o sepultamento. Dolores Alcântara, mãe do governador eleito, Lúcio Alcântara, e viúva de José Waldemar de Alcântara e Silva, que foi governador do Estado em 1978, nascera em 21 de janeiro de 1911, em São Gonçalo do Amarante.
  • 2009 - Morre, aos 76 anos de idade, vítima de enfizema pulmonar, o poeta, jornalista, escritor, editor e livreiro Manoel Coelho Raposo, comunista stalinista. Manteve em Fortaleza a Feira do Livro, livraria que lhe foi tomada sendo os livros queimados, pelo Governo da Ditadura em 1964, ocasião em que foi preso. Editou a revista “O Saco”. Seu corpo é cremado no Cemitério Jardim Metropolitano. Nascera em Crateús em 24 de abril de 1933.
  • 2009 - Lançamento, na Academia Cearense de Letras-ACL, na Rua do Rosário, 1, do livro “Poetas da Academia Cearense de Letras (1894-2009)”, de autoria do médico, escritor e historiador José Murilo de Carvalho Martins (Murilo Martins), com apresentação pelo escritor Pedro Paulo Montenegro.
  • 2009 - Entrega do Título de Cidadão Cearense ao médico Osvaldo Augusto Gutiérrez Adrianzém, no Plenário 13 de Maio da Assembleia Legislativa, no Edifício Senador César Cals, na Rua Barbosa de Freitas, proposição do deputado professor José Teodoro Soares.
  • 2009 - Inaugurado, com a presença do presidente Luiz Lula Inácio da Silva, o Centro Urbano de Cultura, Arte, Ciência e Esporte de Fortaleza - Cuca Che Guevara, espaço de expressão e produção cultural para jovens da Capital construído no local do antigo Clube de Regatas da Barra do Ceará, na Avenida Presidente Castelo Branco, 6417, na Barra do Ceará. É a primeira unidade, sendo previstos outros Cucas em outros bairros da cidade.
  • 2010 - No dia do Centenário do cantor, poeta, compositor, radialista, sindicalista e publicitário José Pattapio da Costa Jatahy (José Jatahy), é inaugurada em Fortaleza a Avenida Poeta José Jatahy, trecho da Avenida José Bastos que se inicia na Avenida Leste-Oeste e segue até o encontro com a Avenida Carapinima, quando passa a denominar-se Avenida José Bastos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hidrogênio Verde

Tidy Odonto