Pular para o conteúdo principal

Há 149 anos Avenida Tristão Gonçalves era alargada

Eis o Arquivo Nirez para o 18 de outubro na História de Fortaleza:

  • 1860 - Toma posse, no cargo de Chefe de Polícia, José Antônio Rodrigues.
  • 1864 - Instalou-se, quando era bispo dom Luís Antônio dos Santos, o bispo do Ceará e que foi o seu primeiro reitor, o Seminário Diocesano ou Seminário Episcopal, criado pela Lei 1.144 de 27 de setembro de 1864. Pela Lei 1.140 de 27 de setembro de 1860, foi autorizada a criação. O primeiro prédio a abrigar o Seminário foi o do atual Colégio da Imaculada Conceição, então Colégio das Órfãs. Estavam sendo construídos o prédio do Seminário e a Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Prainha. Quando ficou concluído o prédio da Prainha o Seminário transferiu-se. Foi confiada administração aos padres lazaristas, sendo seu primeiro reitor o Padre Pierre Auguste Chevalier, que ali permaneceu por quase 20 anos.
  • 1871 - A Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) autoriza as obras de alargamento da rua por onde passará os trilhos da Estrada de Ferro de Baturité, atual Avenida Tristão Gonçalves (foto).
  • 1872 - Morre, aos 68 anos de idade, em Fortaleza, Alexandre Francisco Cerbelon Verdeixa, o famoso Padre Verdeixa, na Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza. Abolicionista jornalista e panfletista, veterano da Guerra do Paraguai, nascera no Crato em três de janeiro de 1803.
  • 1894 - Fundada a Companhia Ferro-Carril de Arronches (Porangaba, depois Parangaba), por uma sociedade anônima que depois passou para a firma Gondim & Filhos, dirigida pelo coronel Arlindo Gondim. A linha partia de Parangaba e vinha até o final da linha do Benfica, em frente ao café do Pedro Eugênio, em frente à Chácara dos Amaral, hoje cruzamento da Avenida 13 de Maio com Rua Marechal Deodoro.
  • 1898 - A Conferência de Nossa Senhora de Lourdes é fundada, em Fortaleza.
  • 1908 - Morre, em Manáus-AM, aos 23 anos de idade, a escritora romancista e poetisa Emília Freitas, abolicionista, cearense de Jaguaruana nascida em 11 de janeiro de 1855. Hoje é nome de rua no Padre Andrade.
  • 1918 - Fundado o Fortaleza Sporting Club, que na década de 1950 passou a chamar-se Fortaleza Esporte Clube.
  • 1922 - Distribuído o “Almanak Silveira” para o ano de 1923, oferecido pelo farmacêutico João Rocha Moreira, agente em Fortaleza do Elixir Nogueira.
  • 1925 - Benzida, às 7h30, a imagem e a Igreja de São Gerardo Majela, no Alagadiço, sendo inaugurada.
  • 1925 - Em Fortaleza a atriz e cantora Alda Garrido, que vem como diretora de uma companhia teatral que se apresenta no Theatro José de Alencar.
  • 1931 - Encerra-se o Campeonato Cearense de Futebol, cujo último jogo realizou-se no Campo da Praça de Pelotas (depois Praça da Bandeira, hoje Praça Clóvis Bevilacqua), quando se sagrou Campeão o Ceará Sporting Club.
  • 1935 - Deixa o comando do 23º Batalhão de Caçadores - 23BC, o tenente-coronel Manuel Colares Chaves e assume o major Roberto Dantas Barreto.
  • 1943 - Problemas pessoais impediram o advogado Fidélis Alves da Silva (Fidélis Silva) de continuar no cargo de diretor do Museu Histórico do Ceará e este passa para o professor Antônio Paes de Castro, interinamente, a direção. Hoje chama-se Museu do Ceará.
  • 1945 - Inaugura-se a Casa da Criança Darcy Vargas, na Rua 21 de Janeiro, na altura da 3ª Seção do bairro de Joaquim Távora, iniciativa da Legião Brasileira de Assistência-LBA.
  • 1947 - Circula o primeiro número do jornal Diário do Povo, que foi na verdade o segundo, pois o primeiro fora apreendido pela polícia no dia 13.
  • 1948 - O general Otávio da Silva Paranhos deixa o comando da 10ª Região Militar.
  • 1950 - Morre tragicamente, em Fortaleza, aos 51 anos de idade, o médico humanitário Francisco Moreira de Sousa, que nascera em Russas, em 15 de março de 1899. Foi sepultado no Cemitério São João Batista. Hoje é nome de praça em frente ao Náutico Atlético Cearense-NAC, do qual ele era presidente.
  • 1953 - Lançamento da pedra fundamental do edifício do Instituto de Aposentadoria e Pensões dos Comerciários-IAPC, na Rua Pedro Pereira entre a Rua Major Facundo e a Rua Barão do Rio Branco, conhecido depois como Edifício Arara, pelas cores berrantes de sua pintura. Hoje sua fachada é toda de vidro.
  • 1953 - Instalado o I Congresso Nacional de Ensino Jurídico, organizado pela Faculdade de Direito do Ceará no seu cinquentenário.
  • 1960 - Assume a cadeira 35 da Academia Cearense de Letras-ACL, que tem como patrono Tomás Pompeu, e que era ocupada por Carlos Livino de Carvalho, a escritora e poetisa Cândida Maria Santiago Galeno, (Nenzinha Galeno), eleita no dia 11, sendo saudada por João Otávio Lobo.
  • 1962 - Toma posse, na Cadeira 22 da Academia Cearense de Letras-ACL, o escritor, folclorista, jornalista, romancista, contista, teatrólogo, produtor, locutor e orador fluente Manuel Eduardo Pinheiro Campos (Eduardo Campos), na vaga deixada por Maria Rodrigues Peixe (Alba Valdez). é saudado por Raimundo Girão.
  • 1966 - Toma posse, no comando da Polícia Militar do Ceará, o coronel do Exército, Mauro Luís Correia Gomes dos Santos, em substituição ao seu colega Mário Ramos Soares, também coronel do Exército.
  • 1967 - Instalado em Fortaleza o Congresso Nacional de Hotelaria.
  • 1975 - Morre, aos 74 anos de idade, o desenhista aposentado do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas-DNOCS, onde trabalhou no Serviço de Piscicultura, Mário Dias Maia, também ligado ao teatro e ao escotismo. Era especialista no desenho detalhado de peixes.
  • 1977 - O general Tácito Teófilo Gaspar de Oliveira é nomeado Chefe do Estado Maior das Forças Armadas-EMFA, no País. Sua posse deu-se no dia 27.
  • 1981 - Encontrado despido e estrangulado, na Praia da Embusca, no Trairi, o corpo de uma mulher mais tarde identificada como a carioca Adélia Maria Pinheiro Firmignani, casada com o publicitário José Maria Dantas.
  • 1982 - Fundada, pelo Centro de Estudos Professor Antônio Gondim, a Academia Cearense de Música Alberto Nepomuceno-ACEMAN, com solenidade de instalação no Conservatório de Música Alberto Nepomuceno, na Avenida da Universidade, 2210 às 20 horas. O primeiro presidente foi o professor Antônio Gondim de Lima.
  • 1985 - O comerciante Antônio Alberto Ramalho Gondim, o Gumercindo, aos 52 anos de idade, morre, na sala de julgamento do Fórum Clóvis Bevilacqua, após confessar que matou sua esposa. É sepultado no dia 20, no Cemitério Parque da Paz.
  • 1999 - Morre no Hospital Antônio Prudente, em Fortaleza, o general reformado do Exército Edmar Rabelo Maia, aos 89 anos de idade. Era cearense de Morada Nova nascido em 13 de junho de 1910. Ocupou vários cargos públicos.
  • 2002 - O Memorial Galba Araújo, é inaugurado, às 10 horas, no Dia do Médico, que tem em seu acervo objetos e móveis usados na promoção do parto humanizado no Ceará. O Museu funciona na Maternidade-Escola Assis Chateaubriand-Meac, da Universidade Federal do Ceará-UFC, onde o médico foi diretor. O memorial é uma homenagem póstuma ao médico José Galba Araújo, o idealizador da humanização do parto no Ceará. O Museu do Parto: teve seu acervo catalogado e orientado pelo diretor do Museu de Arte da UFC, professor Pedro Eymar Barbosa Costa. O médico homenageado morrera em seis de abril de 1985.
  • 2009 - Morre, vítima de Câncer na Próstata, aos 69 anos de idade, o jornalista Pedro Paulo Ribeiro, especializado em economia. Foi funcionário da Superintendência Nacional do Abastecimento-Sunab e trabalhou no jornal O Povo. Seu corpo é velado na Funerária Paz Eterna e sepultado no Cemitério Memorial, em Caucaia. Nascera em 1940.
  • 2010 - Morre, em Maracanaú, o artista plástico José Cláudio Nogueira (Claudionor), da escola do Pirambu (discípulo de Chico da Silva)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Fortalezenses

Publicado no Diário Oficial do Município de Fortaleza, o edital de convocação do primeiro chamamento do Concurso da Câmara de Fortaleza contempla 39 profissionais. O processo para a posse dos novos servidores inicia com a entrega de documentação entre os dias 7 e 14 de abril, seguindo para comparecimento à junta médica entre os dias 22 a 25 de abril. O anuncio da convocação foi realizado pelo presidente da Câmara de Fortaleza, Leo Couto (PSB). O concurso com oferta de 78 vagas efetivas na Casa, sendo 30 cargos para nível médio e outros 48 cargos para nível superior, foi realizado em abril de 2024. 🔹 A entrega de documentação segue o seguinte cronograma: Nos dias 7, 8 e 9/4: Agente Administrativo, Analista de Gestão de Pessoas, Contador, Engenheiro Civil. Nos dias 10, 11 e 14/4: Advogado, Analista de Informática, Analista de Comunicação Social, Pedagogo, Analista de Redação, Analista de Revisão, Consultor Legislativo (todas as áreas). 🔹 O comparecimento junta médica segue o seguinte ...

Futricas Culturais

 

Futricas Fortalezenses

A Rádio Fortaleza FM 90,7 apresentou de sexta-feira (28) a domingo (30/3/3035), a Série de três Reportagens 'Além do Hobbie: a Trajetória de Mulheres, que abraçaram o Esporte'. A Série fala de personagens femininas inseridas no Mundo Esportivo. Bruna Braga Corrida, Natação em Águas Abertas e Triathlon. Essas modalidades mudaram a vida das entrevistadas na Série.  Augusta Barbosa A contadora Augusta Barbosa, a pesquisadora Lívia Barreto e a empreendedora Bruna Braga têm algo em comum: a paixão pelo Esporte, que escolheram para a vida e que vai muito além de um Hobbie.  Livia Barreto Para a diretora da Rádio Fortaleza FM, Jocasta Pimental, a Série 'Além do Hobby', tem a proposta de mostrar mulheres, que têm três profissões diferentes.  Uma contadora, uma pesquisadora da Universidade Federal do Ceará (UFC) e uma empreendedora são mulheres, que encontraram no Esporte mais do que uma diversão, mais do que um Entretenimento. - O Esporte transformou a vida dessas mulheres. E c...