Forte de Nossa Senhora da Assunção completa 208 anos

A AGFN traz o Arquivo Nirez referente ao 12 de outubio na História de Fortaleza:


  • 1812 - Colocada a primeira pedra da Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção no local do antigo Forte de Schoonenborch (fotos). A Fortaleza foi projetada pelo tenente-coronel de engenharia Antônio José da Silva Paulet.
  • 1824 - Chega ao porto de Fortaleza, a nau “Pedro I”, trazendo a bordo Lord Thomas Cochrane e os habitantes da Fortaleza, tendo à frente o coronel José Félix de Azevedo e Sá, que prestam juramento de fidelidade ao Imperador D. Pedro I.
  • 1896 - Inaugura-se a Ferro-Carril do Outeiro (Outeiro, Aldeiota, depois Aldeota), com linha ligando a Praça Benjamin Constant (atual Praça da Bandeira) à Praça do Ferreira. Pertencia a membros da família Acioli.
  • 1898 - Assentada a pedra fundamental da Igreja Presbiteriana de Fortaleza, na Rua Sena Madureira, 840, esquina com Rua Pedro Borges, da qual são diretores Reynold Price Baird, pastor; Albino Farias e José João C. Lima, presbíteros. O culto Presbiteriano havia se iniciado no Ceará em 1883, organizado pelo reverendo De Lacy Wardlou, missionário norte-americano.
  • 1907 - Morre, no Rio de Janeiro, o ex-vereador e comerciante Joaquim da Cunha Freire (Barão de Ibiapaba), nascido em Caucaia em 18 de outubro de 1827. Presidiu mais de uma vez a Província. Hoje é nome de rua no Otávio Bonfim.
  • 1912 - Fundada a associação Recreio Literário, que tem como presidente Mílton Mourão Matos, tesoureiro Abdon Silva Góes e secretário Edmundo Vitoriano Pereira.
  • 1917 - Inauguradas a Estação Ferroviária de Barro Vermelho (Antônio Bezerra) a 7.506 metros da Estação Central e a Estação Ferroviária de Soure (Caucaia), distando 19.600 metros, ambas fazendo parte da Estrada de Ferro Fortaleza a Itapipoca (Tronco Norte).
  • 1919 - Instala-se solenemente, o Instituto Pasteur, com discurso do Presidente da Associação Oswaldo Cruz, Guilherme Chambly Studart (Barão de Studart), na Avenida Bezerra de Menezes, no Alagadiço.
  • 1919 - Fundada em Fortaleza, na Avenida José Bastos (hoje Avenida José Jatahy), esquina com Avenida Bezerra de Menezes, a Usina Gurgel, da firma Teófilo Gurgel Valente, em solenidade que contou com a presença do presidente do Estado, João Tomé de Saboia e Silva, o governador do Arcebispado, monsenhor Joaquim Ferreira de Melo, o presidente da Associação Comercial do Ceará, coronel José Gentil Alves de Carvalho, o diretor da Rede Viação Cearense, Henrique Eduardo Couto Fernandes, etc. Seria depois Usina Ceará ou Siqueira Gurgel.
  • 1921 - Publicado o primeiro número de A Clava, revista sob a direção de Antônio Gomes, Monteiro Sousa e Nogueira Lima, todos alunos do Colégio Militar.
  • 1923 - A Empresa de Diversões Artísticas inaugura o Recreio Iracema, casa de espetáculos situada na Avenida Visconde de Cauípe (Avenida da Universidade, 1023 antigo), no Benfica, com apresentações teatrais e cinema.
  • 1923 - Assentada a pedra fundamental do Grupo Escolar da Estrada de Messejana, hoje Avenida Visconde do Rio Branco.
  • 1924 - Realiza-se, nos altos de prédio 55, na Rua Major Facundo, atual nº 758, a fundação do Centro dos Importadores de Fortaleza, tendo na presidência, o coronel João Batista Lopes, na vice-presidência o coronel José Francisco Alves Teixeira e na gerência Francisco Floriano Delgado Perdigão.
  • 1924 - Funda-se, no Instituto Menezes Pimentel, a associação Recreio Literário 12 de Outubro, tendo na presidência Domingos B. Barroso. Deve ser uma homenagem ao Recreio Literário fundado em 12 de outubro de 1912.
  • 1924 - Sai em Fortaleza o primeiro número da revista A Razão, sob direção de Antônio Mendes, gerenciada por Antônio de Albuquerque, tendo como redatores Antônio Luís de Drumond Miranda (Antônio Drummond), J. Melo Nunes e Paulo Elpídio de Menezes, para defesa dos funcionários públicos.
  • 1926 - Inaugura-se a Estação Ferroviária da Floresta, hoje Estação Ferroviária Álvaro Weyne de onde parte o Ramal Ferroviário da Barra do Ceará, também inaugurado naquela ocasião.
  • 1928 - Termina a prova iniciada em 15 de setembro, de dança, vencendo Edson Martins, que dançou 637 horas seguidas.
  • 1934 - Realizam-se eleições para a escolha dos deputados que escolherão o próximo presidente do Estado. Os partidos são Partido Social Democrata-PSD e a Liga Eleitoral Católica do Ceará-LEC.
  • 1938 - Inaugurado, em Fortaleza, pelo capitão Manuel Cordeiro Neto, o Departamento de Censura, Divulgação e Propaganda, que será dirigido por João Farias. Era a oficialização estadual da censura nacional. O ato inaugural tem lugar, no Palácio da Luz, sob a presidência do interventor Francisco de Menezes Pimentel. Falam o capitão Manuel Cordeiro Neto e João Farias, diretor do Serviço.
  • 1940 - Sob a presidência do diretor da Faculdade de Direito do Ceará, João Otávio Lobo, realizou-se a eleição para a nova diretoria do Centro Clóvis Beviláqua, tendo como presidente e vice-presidente, respectivamente, Luís Cruz de Vasconcelos e Balduíno Ramalho.
  • 1941 - Ocorre a bênção e inauguração das novas instalações técnicas do Ceará Rádio Clube com estúdios nos 8º e 9º andares do Edifício Diogo e transmissores em quarteirão na Rua Senador Pompeu (hoje Avenida dos Expedicionários), no bairro do Tauape, depois Matadouro, hoje Jardim América, que além da onda média tinha duas ondas curtas (PRE-9, ZYN-6 e ZYN-7). Para a festa veio o cantor Orlando Silva, maior cartaz brasileiro na época. No local, funcionou depois de muitos anos, o supermercado Romcy Montese e hoje abriga o supermercado Extra Montese, apesar de não ficar no Montese. A via lateral do lado esquerdo ganhou o nome de Rua PRE-9, mas as placas indicativas traz o nome de “Rua Pré 9”.
  • 1942 - Lançada a pedra fundamental da Hospedaria de Emigrantes, na Rua Olavo Bilac, no São Gerardo, que será construída pelo engenheiro Henrique Dória de Vasconcelos. Seria depois a Hospedaria Getúlio Vargas.
  • 1943 - Instala-se em Fortaleza o núcleo local da Sociedade Amigos da América, no Teatro José de Alencar, ocasião em que usaram da palavra Plínio Pompeu de Saboia Magalhães, Luís Mendes, Stélio Lopes de Mendonça, Elpídio Gladstone, Domingos Gusmão de Lima, o major Jeová Mota e o então tenente Edynardo Rodrigues Weyne (Edinardo Weyne).
  • 1945 - Acontece em prédio na Rua São Paulo, 18 (sobrado mole), sob a presidência de Manuel do Nascimento Fernandes Távora, seção ordinária da União Democrática Cearense-UDC, quando transforma-se na União Democrática Nacional-UDN - Seção do Ceará.
  • 1948 - O industrial paulista João Clemente Fernandes funda a Fábrica de Alumínio Ironte, em prédio na Rua da Assunção, 46. Hoje a firma é Clemente Irmãos S. A., e localiza-se na Avenida Francisco Sá.
  • 1948 - O Diário Oficial do Município 4.382 publica a Lei 75 da mesma data que muda a denominação da Travessa Mateus, no São João do Tauape, para Travessa Capitão Tibúrcio Frota (hoje Rua Tibúrcio da Frota), proposição do vereador José Batista Barbosa.
  • 1951 - O prefeito Paulo Cabral de Araújo inaugura a Praça Tenente-Coronel Alfredo Weyne, em Parangaba. Na gestão do prefeito Manuel Cordeiro Neto foi mudado o nome para Praça do Bom Jesus, mas o antigo nome voltou com Evandro Ayres de Moura.
  • 1953 - Dado o nome de Praça Doutor Moreira de Sousa à praça situada em frente ao Náutico Atlético Cearense (NAC), que fica entre a Avenida da Abolição, Avenida Antônio Justa e Rua Barbosa de Freitas. Homenagem ao médico humanitário Francisco Moreira de Sousa, que dirigiu os destinos do NAC.
  • 1954 - Inaugura-se mais uma casa de venda de discos em Fortaleza, a Loja Vox, do radialista José Gerardo Barbosa Lima, sonoplasta do Ceará Rádio Clube - PRE-9 e da TV Ceará Canal 2. A Loja fica na entrada do Edifício Parente, na Rua Guilherme Rocha.
  • 1964 - Lançamento, na Loja Vox, de disco LP de 12” Ceará Terra da Luz, com músicas tradicionais do Ceará interpretadas por cearenses, produzido por José Gerardo Barbosa Lima com arranjos musicais do maestro Mozart Ageu de Sousa Brandão (Mozart Brandão), técnico de som Alberto Soluri, coordenação de Danúbio Barbosa Lima e feito nos estúdios da RCA Victor. O acabamento do disco traz capa de Aldemir Martins, contracapa de Rachel de Queirós. O disco comemora os 30 anos do Ceará Rádio Clube e os 10 anos da Loja Vox, de Gerardo Barbosa e foi vendido com o fim de prover recursos para a Santa Casa de Misericórdia.
  • 1966 - Funda-se, em Fortaleza, o Grupo Tradições Cearenses, liderado pela professora Elzenir Colares.
  • 1971 - Fundado em Fortaleza, na Rua Nossa Senhora da Piedade, o Piedade Futebol Clube, 
  • 1972 - Em noite de autógrafo, no Náutico, o historiador e professor Raimundo Girão lança o livro Palestina, uma agulha e as saudades.
  • 1973 - Assume o comando do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar - Batran, o major José Ronald de Brito, substituindo o major Hélio Lima Alencar.
  • 1977 - Falece, com a idade de 71 anos, o contador, ex-deputado (quatro legislaturas), vice-cônsul de Portugal no Ceará, Guilherme Teles Gouveia (Guilherme Gouveia), cearense de Granja nascido em 18 de dezembro de 1905.
  • 1980 - Morre, aos 68 anos de idade, o odontólogo e advogado Elmar Brígido e Silva, vítima de derrame cerebral. Era cearense de Pereiro nascido a 19 d eputubro de 1912.
  • 1984 - Termina a sindicância realizada na Cobal. Sebastião Célio de Carvalho será demitido e processado.
  • 1984 - Instalam-se no auditório do Centro de Treinamento do Banco do Nordeste do Brasil - BNB, no Passaré, o VII Congresso Nacional de Radialistas e o III Encontro de Radialistas do Ceará.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hidrogênio Verde

Tidy Odonto