Casa de Cultura Alemã da UFC completa 58 anos de fundação


A Agência Grande Fortaleza de Notícias (AGFN) passa a publicar a partir deste sábado (dez de outubro) o Arquivo Nirez em referência à História de Fortaleza. A primeira é o dez de outubro na História Fortalezense:
  • 1748 - Pedro de Moraes Magalhães assume o cargo de governador da Província do Ceará.
  • 1912 - Acontece um eclipse parcial do sol, que se inicia às 9h25, atingindo seu ponto máximo às 10h44 e terminando às 12 horas.
  • 1915 - Estudantes fundam o Recreio Literário Soriano de Albuquerque, agremiação que se reunia em casa de Carlos Sidou, na Rua Conselheiro Tristão. Homenagem ao jornalista e professor Manuel Soriano de Albuquerque.
  • 1917 - Assassinado por pistoleiros, em Pedra, Alagoas, aos 54 anos de idade, o industrial cearense de Ipu, onde nasceu a cinco de junho de 1863, Delmiro Augusto de Farias Cruz Gouveia) proprietário da Companhia Agro-Fabril Mercantil. Hoje a cidade de Pedra tem seu nome. Era cearense de Ipu nascido em cinco ce junho de 1863.
  • 1924 - Morre, em Manaus, o padre Antero José de Lima, aos 79 anos de idade, cearense de Arneiroz, nascido em 31 de dezembro de 1845, que exerceu a presidência do Poder Legislativo do Ceará em 1884-1885.
  • 1924 - Abre-se, em Fortaleza, a Papelaria e Tipografia Renascença, na Rua Castro e Silva, 76/78, da firma A. Prado & Companhia, formada por Aldo Prado e Francisco Prado. Depois foi simplesmente Livraria Renascença, já nas mãos do livreiro Luís de Carvalho Maia (Luís Maia), na Rua Major Facundo, 746, onde houve muitos lançamentos de livros.
  • 1928 - Incluída, no alistamento eleitoral, Carmelita Barcelos Aboim, a primeira mulher eleitora do Ceará, esposa do jornalista Alfeu Faria de Aboim (Alfeu Aboim).
  • 1929 - Morre, em Fortaleza, aos 84 anos de idade, o coronel Belisário Cícero Alexandrino, cearense de Icó nascido em 20 de abril de 1845, antigo presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (ALCE) que ocupou a presidência do Estado na transição de Acioli para Franco Rabelo.
  • 1933 - A iluminação pública elétrica de Fortaleza inicia suas experiências, inaugurando-se em oito de dezembro de 1934. Em 1912 já existia a força elétrica que movia os bondes, mas por força do contrato de iluminação a gás, a iluminação elétrica pública demorou. A era do gás terminou definitivamente no dia 25 de outubro de 1935, quando foi apagado o último lampião.
  • 1949 - Toma posse, no cargo de Secretário de Polícia e Segurança Pública do Estado, o major José Rabelo Machado, nomeado pelo governador Faustino de Albuquerque.
  • 1952 - Chega a Fortaleza, a bordo de avião da Força Aérea Brasileira (FAB), obtendo grandiosa recepção, a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima, que vem percorrendo todas as nações católicas do mundo, difundindo a mensagem de oração e penitência revelada em 1917 pela Virgem Santíssima a três pastorinhas de Fátima. No dia 19 de outubro do mesmo ano dom Eliseu Simões Mendes, bispo auxiliar de Fortaleza, lança a ideia da construção de um templo dedicado a Nossa Senhora de Fátima, que logo recebe do capitalista Pergentino Ferreira a doação de terreno de um hectare na Avenida 13 de Maio para ereção da igreja e no dia 28 de dezembro, com a presença de autoridades civis, militares e eclesiásticas, é lançada a pedra fundamental do templo projetado pelo engenheiro Luciano Ribeiro Pamplona. Nascia a Igreja de Nossa Senhora de Fátima.
  • 1956 - A Lei Municipal 1096, cria a Sub-Prefeitura de Mondubim, proposição assinada pelo vereador José Batista Barbosa. A instalação é anunciada para  primeiro de janeiro de 1957.
  • 1956 - Fundado em Fortaleza, o Observatório Astronômico Herschel-Einstein - OAHE, localizado na Rua General Joaquim de Andrade, 68, Aldeota, do astrônomo Cláudio Benevides Pamplona. Em 1972, mudou-se para a Rua Monsenhor Bruno, 1501 e em 1978 voltou para o endereço primitivo.
  • 1958 - Morre aos 73 anos de idade, o médico laboratorista Carlos Feijó da Costa Ribeiro, membro efetivo do Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico). Fundou e dirigiu em Fortaleza o Instituto Pasteur. Foi o segundo Presidente do Rotary Club de Fortaleza; Era cearense de Fortaleza nascido a 05/04/1885.
  • 1960 - Publicada no Diário Oficial do Município 2.023, o texto da Lei 1.617 do dia cinco, proposta do vereador Walter Cavalcante Sá, concedendo o Título de Cidadão de Fortaleza ao Padre Guilherme Waessen.
  • 1962 - Inaugura-se o Centro de Cultura Germânica da Universidade Federal do Ceará (UFC) e é criada a Casa de Cultura Alemã, na Avenida da Universidade, 2783, (foto Tom Júnior) em antigo prédio construído com planta do arquiteto José Gonçalves da Justa, para residência do fazendeiro Francisco de Queirós, esquina com Avenida 13 de Maio. O Centro será dirigido pelo professor Helmut Feldmann, regente da cadeira de Língua e Literatura Alemã da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras.
  • 1963 - O Diário Oficial do Município 2.881 trouxe o texto da Lei 2.246 de 30/09/1963 que concede o Título de Cidadão de Fortaleza ao ministro da Viação e Obras Públicas Expedito Machado da Ponte, projeto do vereador José Aluísio de Castro Correia (Aluísio Correia)..
  • 1966 - Toma posse, na Cadeira de nº 4 da Academia Cearense de Letras-ACL, o escritor cronista José Milton de Vasconcelos Dias (Milton Dias), sendo saudado por José Maria Moreira Campos.
  • 1967 - Toma posse na vaga deixada por Júlio Maciel, na Cadeira 28 da Academia Cearense de Letras-ACL, cujo Patrono é Mário da Silveira, o jornalista João Jacques Ferreira Lopes, saudado por Artur Eduardo Benevides. 
  • 1967 - A Cidade da Criança muda de denominação pelo Decreto Lei 2962, passando a chamar-se Escola Alba Frota.
  • 1969 - O coronel Celestino Nunes de Oliveira, oficial mais antigo da 10ª Região Militar, que vinha exercendo aquele comando desde 16 de janeiro, recebido do general cearense Oscar Jansen Barroso, o passa para o general Luís Serf Sellmann.
  • 1970 - Instala-se, em Fortaleza, a Companhia Industrial de Peles e Couros - Cinpelco, tendo como diretor industrial o alemão Hermann Schimmelpfeng, um dos sócios da antiga firma Paschen & Companhia, destruída durante o quebra-quebra da 2ª Guerra.
  • 1972 - Criação da Praça da Independência, na administração de Vicente Fialho. A Praça fica na Avenida Presidente Kennedy (Beira-Mar), entre a Rua Júlio Ibiapina e a Rua José Napoleão, no Mucuripe, próximo à Volta da Jurema.
  • 1972 - Solenidade com a presença de autoridades, familiares e amigos do homenageado, são afixadas as placas da Rua Henrique Nogueira, - localizada no Monte Castelo, inaugurando-a. Henrique Nogueira foi o primeiro Juiz Corregedor do Ceará. A homenagem ao magistrado foi proposta pelo vereador Antônio Ademar Arruda.
  • 1979 - Grava depoimento no Museu Cearense da Comunicação (Arquivo Nirez), o cantor e compositor Otávio Santiago de Freitas, 'cearense' nascido em Niterói em 04 de setembro de 1925 e faleceu em Fortaleza, em sete de agosto de 2017.
  • 1980 - Encerramento do Encontro Nacional de Técnicos da Fundação Serviços de Saúde Pública, com a presença do Ministro da Saúde Waldir Arcoverde, no Auditório Horácio Lafer.
  • 1981 - Início do I Encontro das Mulheres Trabalhadoras do Ceará, promoção da União das Mulheres Cearenses, com apoio da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Ceará.
  • 1983 - Fechada a tradicional Padaria Lisbonense, na Rua Pedro Borges, 151/157, acusada de poluir o Centro da Cidade. Fora inaugurada em 1875. No lugar está hoje o Shopping Lisbonense.
  • 1983 - Morre o operário e líder Manuel Marcelo de Oliveira, fundador do Círculo Operário do Montese e da Associação Profissional dos Cobradores de Ônibus e Camionetas. Seu corpo foi velado no Círculo de Trabalhadores Cristãos do Montese e sepultado no Cemitério de São João Batista. Era Acreano de Cruzeiro do Sul nascido em 10 de janeiro de 1906.
  • 1986 - Chegam em Fortaleza, após dez anos de sua morte em Paris, os despojos do pintor cearense Antônio Bandeira, sendo sepultado no Cemitério Parque da Paz em túmulo doado pelo governo estadual. Na ocasião usaram da palavra o escritor Antônio Girão Barroso e o então secretário de cultura Joaquim Lobo de Macedo (Joryvar Macedo).
  • 1995 - Criada pelo Decreto Municipal 9.720 a Escola de 1º Grau Marcos Valentin Pereira de Sousa, funcionando na Rua Freire Alemão, 91, na Serrinha.
  • 2007 - O desembargador Fernando Luiz Ximenes Rocha toma posse, na condição de novel acadêmico, da cadeira de número seis da Academia Cearense de Retórica-ACR, patroneada por Antônio Furtado de Mendonça e Meneses e antes ocupada pelo jornalista José Blanchard Girão Ribeiro, sendo saudado pelo acadêmico Roberto Ribeiro. A solenidade de posse acontece na sede da Academia Cearense de Letras-ACL, com a presença de autoridades dos poderes Judiciário, Executivo e Legislativo do Ceará.
  • 2007 - Por meio do projeto de Decreto Legislativo 282/2007, de autoria do vereador José do Carmo (PSL), a Câmara Municipal de Fortaleza outorga o título de Cidadão de Fortaleza, a dom Manuel Edmilson da Cruz, bispo emérito de Limoeiro do Norte, nascido nos distrito de Aranaú, em Acaraú (CE), em 10 de março de 1924. A solenidade realiza-se na Igreja de Santo Afonso (Redonda), na Parquelândia.
  • 2008 - Morre o sanfoneiro cearense João Aguiar Sampaio (Julinho do Acordeon), aos 63 anos. Estivera recentemente em visita à sua terra natal. Foi para o Rio de Janeiro em 1954, ano em que gravou seu primeiro disco, um 78rpm na Sinter, trazendo “Baião Macumba” e “Baiãozinho Bom”, feitos com Evaldo Gouveia. Julinho nascera em sete de setembro de 1922.
  • 2008 - Assume a cadeira de sócio efetivo do Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico), o magistrado Fernando Luís Ximenes Rocha, na vaga deixada pelo escritor Rubens de Azevedo, falecido em 17 de janeiro de 2008.
  • 2011 - Morre em Fortaleza, pela manhã, o fundador e diretor executivo da empresa Táxi Aéreo Fortaleza-TAF, João Ariston Pessoa. O empresário tinha 75 anos e sofria de um câncer de pulmão há cinco meses. Ele fazia tratamento para a doença e faleceu em casa. O velório acontece na funerária Ethernus, na rua Padre Valdivino, 1688. É sepultado no Cemitério Jardim Metropolitano. Era natural de Cascavel.
  • 2017 - Morre a educadora, autora e roteirista da TV Educativa Canal 5 (atual TVC), nos anos 1970 e 1980, Ilvis Ponciano Araújo Lima, vítima de câncer. Tinha formação universitária na área das chamadas Ciências Sociais. Trabalhou com três grupos teatrais de Fortaleza: Gruta (Grupo Universitário de Teatro e Arte) , Cactus e Vanguarda. Afastada do Movimento Teatral em 1990, dirigiu vídeos educativos e integrou elenco de algumas leituras dramáticas e esquetes apresentadas principalmente em eventos do Canal 5. Era cearense de Morada Nova.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Fortalezenses

Tidy Odonto

Futricas Fortalezenses