Raimundo Girão lança há 45 anos o livro 'Famílias de Fortaleza'


A #AGFN traz o 24 de outubro na História de Fortaleza, segundo o Arquivo Nirez:
  • 1799 - Chega a Fortaleza o coronel de engenheiros, natural do estado do Rio de Janeiro, naturalista João da Silva Feijó (Naturalista Feijó).
  • 1873 - Dá-se, nesta data, o primeiro descarrilamento de trem em Fortaleza, quando a composição puxada pela locomotiva Maranguape sai dos trilhos no lugar denominado Porangabuçu, próximo à parada Amaral, hoje divisa dos bairros Benfica e Rodolfo Teófilo (atual), no cruzamento da Avenida José Bastos com Rua Padre Cícero (atual), terrenos do abolicionista José Corrêa do Amaral (José do Amaral).
  • 1919 - Morre, em Fortaleza, o humanista, pedagogo e professor José de Barcelos da Silva Sobrinho, fundador da Academia Cearense. Nascera em Baturité, em sete de julho de 1843.
  • 1920 - Lançamento da pedra fundamental do edifício do Círculo de Operários e Trabalhadores Católicos São José, com a presença do Arcebispo Metropolitano Dom Manuel da Silva Gomes e do presidente do Estado, Justiniano José de Serpa (Justiniano de Serpa), na Praça Senador Machado (hoje Praça do Cristo Redentor), ficando o prédio com frente para a Rua 25 de Março, os fundos para a Rua Boris, o lado esquerdo para a Rua Franco Rabelo e o direito para a Rua Rufino de Alencar, 362. É hoje o Teatro São José.
  • 1924 - Morre, em Fortaleza, o médico Leônidas Porto, aos 38 anos.
  • 1930 - A notícia da queda do presidente Washington Luís Pereira de Sousa chega a Fortaleza no mesmo dia, sendo fechado o comércio em regozijo. Discursaram no coreto da Praça do Ferreira Quintino Cunha e Demócrito Rocha. No Rio de Janeiro assume uma junta governativa formada pelo general Augusto Tasso Fragoso, general João de Deus Menna Barreto e o almirante José Isaias de Noronha.
  • 1932 - Chega a bordo do navio Itapajé um escalão do 23º Batalhão de Caçadores-23 BC e os 2º e 3º Batalhões Provisórios do Ceará.
  • 1933 - Morre o engenheiro agrônomo Carlos de Alencar Pinto, que hoje dá nome ao Estádio do Ceará Sporting Clube, na Avenida João Pessoa, 3532, no Rodolfo Teófilo. Era cearense de Fortaleza.
  • 1933 - Falece o arquiteto da Prefeitura Municipal, Rubens Franco.
  • 1941 - O Decreto-Lei 51, dá o nome à antiga Avenida Dom Luís, de Avenida Dom Manuel.
  • 1945 - O interventor Francisco de Menezes Pimentel assina a Constituição do Ceará, mandada outorgar pelo presidente Getúlio Vargas e elaborada por José Martins Rodrigues, Manuel Antônio de Andrade Furtado e Raul Barbosa.
  • 1947 - Inaugurada em Fortaleza a Livraria Melhoramentos, de propriedade de Clóvis Rolim da Nóbrega, em prédio na Rua Major Facundo, 716, em solenidade oficiada pelo padre Expedito Eduardo de Oliveira.
  • 1948 - Inicia-se em Fortaleza o I Congresso Cearense de Estudantes Católicos.
  • 1952 - O Diário Oficial do Município 77, publica a Lei Municipal 527 de 15 de outubro de 1952, oriunda de proposta do vereador Valdemar Rodrigues Figueiredo dando nome ao espaço que fica por trás da Matriz de Parangaba, entre a Rua 7 de Setembro, Rua Coronel Alfredo Weyne, Rua Carlos Amora e Rua Do Trilho, que passa a denominar-se Praça Nossa Senhora de Fátima. Fora inaugurada pelo prefeito Paulo Cabral de Araújo no dia 20. Hoje chama-se Praça Monsenhor Albano.
  • 1953 - Inaugurado no prédio da Faculdade de Direito do Ceará a Herma de Tomás Pompeu de Sousa Brasil, no encerramento do I Congresso Nacional de Ensino Jurídico.
  • 1954 - Morre, em Fortaleza, aos 67 anos de idade, o médico Abdenago da Rocha Lima, cearense da Capital nascido em 17 de fevereiro de 1887. É patrono da Academia Cearense de Medicina.
  • 1954 - Termina a contagem de votos em Fortaleza com o resultado: Paulo Sarasate Ferreira Lopes obtém 32.168 votos e Armando Falcão 24.704; para o Senado José Parsifal Barroso fica com 29.382 votos e Virgílio de Moraes Fernandes Távora (Virgílio Távora) com 25.471 votos; para a Prefeitura Acrísio Moreira da Rocha obtém 24.469 votos sendo o vencedor.
  • 1955 - Em Fortaleza a companhia teatral da atriz Abigail Izquierdo Ferreira (Bibi Ferreira), a fim de realizar temporada nesta capital. A Sociedade de Cultura Artística organiza um coquetel no Theatro José de Alencar (TJA).
  • 1957 - Eleita, Rainha da Imprensa, em sessão na sede da Associação Cearense de Imprensa-ACI, Nycia Fecury Pinheiro, ficando marcada para o dia sete de dezembro de 1957 sua coroação.
  • 1958 - Divulgado o resultado das eleições realizadas em Fortaleza, tendo vencido para prefeito, o coronel Manuel Cordeiro Neto, com 36.077 votos; seguido de Ari de Sá Cavalcante, com 28.340 votos; Flávio Portela Marcílio (Flávio Marcílio), 23.078 votos. Para vice-prefeito Aécio de Borba Vasconcelos, 28.510 votos; Cláudio Martins, 21.335 votos; Solon Farias e Silva, 13.180 votos; José Denizard Macedo de Alcântara, 7.124 votos; Antônio Girão Barroso, 5.465 votos.
  • 1975 - O historiador e ex-prefeito de Fortaleza, Raimundo Girão (foto), lança, na Casa da Cultura Raimundo Cela, no Palácio da Luz, na Rua do Rosário, 1, o livro Famílias de Fortaleza (foto), levantamento genealógico de famílias originadas de Fortaleza: Albano, Amaral, Borges, Brasil, Cals, Ellery, Gaspar de Oliveira Teófilo, Machado, Mamede, Salgado e Vilar.
  • 1980 - Inaugurado solenemente, no Palácio da Abolição, pelo Ministro das Comunicações Haroldo Correa de Matos, o cabo submarino BRUS, ligando o Brasil e os Estados Unidos.
  • 1982 - Morre, aos 52 anos de idade, o pianista de fama internacional Jacques Campelo Klein, cearense de Aracati nascido a 10 de julho de 1930.
  • 2003 - Às 19h30, durante as comemorações dos 94 anos do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas-DNOCS, é apresentado o Projeto de Criação do Centro de Referência e Documentação do Semi-Árido em parceria com o IPHAN e lançada a revista trimestral Conviver Nordeste, com as presenças do ministro da Integração Nacional, Ciro Gomes; e da Ciência e Tecnologia, Roberto Amaral. O local da solenidade foi no Solar Carvalho Mota, na Rua Pedro Pereira, 741, esquina com Rua General Sampaio.
  • 2006 - Toma posse, às 19 horas na Academia Fortalezense de Letras, o novo presidente eleito, professor Ednilo Gomes de Porto Soárez, em solenidade realizada na Academia Cearense de Letras-ACL, na Rua do Rosário, 1, em substituição à atual presidente Cybele Valente Pontes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hidrogênio Verde

Tidy Odonto