Fortaleza implanta 5,2 quilômetros de Ciclofaixas no Jardim Guanabara, Tauape, Mucuripe e Montese


A Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) implanta mais 5,2 quilômetros de ciclofaixas na cidade, distribuídas nos bairros Jardim Guanabara, Vila Velha, Jardim Iracema, São João do Tauape, Mucuripe, Varjota e Montese, atendendo assim mais áreas das Regionais I, II e IV. 
Com as novas intervenções, Fortaleza passa a contar com 317,3 quilômetros de percursos com deslocamento seguro para a utilização da bicicleta.
O Programa de Expansão da Malha Cicloviária é desenvolvido pela Secretaria Municipal da Conservação e Serviços Públicos (SCSP), por meio do Plano de Ações Imediatas de Transporte e Trânsito de Fortaleza (PAITT), em parceria com a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), a Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf) e as Secretarias Regionais.
A partir deste serviço, a Avenida Major Assis recebeu cerca de 1,7 km de ciclofaixas unidirecionais junto ao canteiro central da via, possibilitando o deslocamento seguro de ciclistas pelos bairros Vila Velha, Jardim Guanabara e Jardim Iracema (Regional I). Já no bairro São João do Tauape (Regional II), que recentemente já tinha recebido novas infraestruturas cicloviárias, agora foi implantada na Rua Monsenhor Salazar uma ciclofaixa unidirecional junto à calçada de cerca de 1,6 km de extensão.
No bairro Montese (Regional IV), as ruas Álvaro Fernandes e Miguel Gonçalves receberam cerca de 1 km de ciclofaixas unidirecionais junto às calçadas. E a Rua Coronel Manuel Jesuíno recebeu cerca de 900 metros de ciclofaixa bidirecional, permitindo o ir e vir seguro de ciclistas que circulam pelos bairros Mucuripe e Varjota (Regional II).
Os próximos bairros a serem contemplados com novas infraestruturas cicloviárias serão Dunas, Presidente Kennedy e Vila Peri. Serão implantadas novas ciclofaixas na Rua Dolor Barreira, Avenida Parsifal Barroso e na Rua Dom Henrique.
Somente este ano, já foram implantados cerca de 32,2 km de novas infraestruturas em diversos bairros da Capital, com diferentes soluções de acordo com as características de cada via e região.
Hoje, Fortaleza conta com um total de 317,3 km de rede cicloviária na cidade, sendo 195,3 km de ciclofaixas, 111,4 km de ciclovias, 10,4 km de ciclorrotas e 0,2 km de passeio compartilhado. Isso representa que a malha cicloviária disponível em Fortaleza foi ampliada em cerca de 362%, visto que, ao final de 2012, a cidade contava apenas com cerca de 68,6 km de malha cicloviária. Com o desenvolvimento do Programa de Expansão da Malha Cicloviária, já havia sido ultrapassada, em 2018, a meta estabelecida pelo Plano Diretor Cicloviário Integrado (PDCI) para 2020, que era de cerca de 236 km de rede para deslocamento de ciclistas.
Outro resultado importante deste projeto é que, segundo o Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP Brasil), Fortaleza é a cidade brasileira onde as pessoas vivem mais próximas à infraestrutura cicloviária (https://itdpbrasil.org/pnb/). O estudo revela que a capital cearense está no topo da lista dentre as 20 maiores cidades brasileiras com este perfil e o indicador percentual PNB (sigla em inglês para People Near Bike) mostra que 36% dos fortalezenses moram a menos de 300 metros de uma ciclovia, ciclofaixa, ciclorrota ou passeio compartilhado, ficando à frente de cidades como Belém (29%), Distrito Federal (27%), Recife (24%), Aracaju (21%), Salvador (20%), São Paulo (19%) e Rio de Janeiro (19%), dentre outras. Esses dados evidenciam também que Fortaleza é a única cidade com mais de 30% da população morando a 300m de alguma infraestrutura cicloviária.
Mapa da Malha Cicloviária existente: http://bit.ly/ciclofortaleza
Mapa das estações do Bicicletar: http://bit.do/estacoes_bicicletar

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hidrogênio Verde

Tidy Odonto