Na CMFor


Nesta quinta-feira (21), às 14 horas, a Câmara Municipal de Fortaleza realiza audiência pública para discutir o projeto de lei, de autoria do vereador Guilherme Sampaio, que cria a salvaguarda ao patrimônio imaterial de Fortaleza.
O objetivo do projeto é oferecer mecanismos formais, ao Executivo, de proteção e difusão do maracatu, festa de São Pedro dos pescadores, rodas de capoeira, teatro de bonecos do Nordeste (foto) e ofício das baianas. Estarão presentes à atividades representantes destas expressões da cultura popular e entidades de defesa do patrimônio cultural.
A matéria também prevê formas de o poder público implementar ações que visem garantir a identificação, a preservação, a proteção, a promoção, a valorização, a transmissão e a revitalização dos bens que constituem seu patrimônio imaterial, bem como daqueles que, registrados em âmbito estadual ou nacional, são portadores de sentido histórico e relevância para a memória, a identidade e a formação da sociedade atual. 
"A salvaguarda do Patrimônio Imaterial se constitui um conjunto de medidas que reforçam a proteção advinda do registro, com o objetivo de integrar o patrimônio imaterial à vida das comunidades locais, produzindo conhecimento e informações sobre o mesmo e inserindo-o no rol de atrações turísticas da cidade", resume o proponente. "Não adianta registrar estes patrimônios se não há uma ação permanente de manutenção e difusão destas expressões", conclui Guilherme.
Serviço 
Audiência Pública Projeto de Salvaguarda Manifestações Culturais 
Quinta (21), às 14 horas. 
Auditório Ademar Arruda da Câmara Municipal de Fortaleza 
Rua Thompson Bulcão, 830. 
Aberta ao público.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tidy Odonto

Hidrogênio Verde