Laboratórios de Criação 2019 do Porto Iracema das Artes inscreve até domingo


Até as 23h59 do próximo domingo (31) estão abertas as inscrições para a sétima edição dos Laboratórios de Criação do Porto Iracema das Artes. Este ano, há novidades. Os projetos propostos por artistas do interior do Ceará ganharão bonificação extra, o Laboratório de Artes Visuais terá duas temporadas independentes e, em 2020, oito projetos serão selecionados para a linguagem. Além disso, o Lab. Cinema concederá uma bolsa nacional para um roteirista de fora do Nordeste. As inscrições são, exclusivamente, pelo site do Porto.
Entre as novidades gerais para a edição 2019, os critérios de avaliação passam a ter pesos diferentes, privilegiando a consistência artística do projeto. Outra mudança foi a criação de uma bonificação para projetos de proponentes que residem em outros municípios do Estado do Ceará, à exceção da Capital. Do máximo de cem pontos que cada projeto pode obter, se a proposta vier do interior cearense, cinco pontos serão atribuídos na segunda etapa.
No caso da Dança e do Teatro, também serão atribuídos outros dois tipos de bonificação. O segundo, de cinco pontos, será concedido aos projetos de artistas proponentes que apresentem experiência de, pelo menos, quatro anos continuados na concepção de pesquisa e criação artística. O terceiro, de dois pontos, é o chamado bônus de trabalho conjunto, que será dado aos projetos cujos artistas (proponente e colaboradores) já tenham uma trajetória de parceria na linguagem.
Ainda em relação às mudanças específicas de cada linguagem, foi criada a modalidade Nacional no Lab. Cinema, que contemplará um projeto de uma das outras quatro Regiões do Brasil (Norte, Sul, Sudeste ou Centro-Oeste). Outra novidade desta linguagem é que só serão aceitos projetos de roteiro de ficção.
ARTES VISUAIS - O Laboratório de Artes Visuais inicia um novo formato a partir de 2019, com duas temporadas independentes: a formativa e a investigativa. A primeira equivale a um curso de sete meses, dividido em sete eixos temáticos, um a cada mês. A segunda temporada corresponde ao modelo tradicional dos Laboratórios de Criação do Porto, com o desenvolvimento dos projetos artísticos selecionados previamente. 
Na seleção deste ano, 30 alunos serão escolhidos para a primeira temporada e, ao final dela, os que tiverem 75% de aproveitamento das atividades submeterão projetos de artes visuais a serem avaliados por uma comissão específica, que escolherá quatro projetos entre os que serão desenvolvidos na Edição 2020 dos Laboratórios. Em 2020, mais quatro projetos serão escolhidos para o Lab seguindo o mesmo processo de seleção das outras linguagens, sem a obrigatoriedade da participação na temporada formativa. No total, no próximo ano, serão desenvolvidos oito projetos em Artes Visuais e haverá ajuda de custo de R$ 800,00 para cada projeto selecionado. 
Durante a Temporada Formativa, a cada mês serão ofertadas 20 horas-aula de um curso, presencial e sempre no turno da noite, mediado por profissionais convidados e com reconhecida experiência na área das Artes Visuais. Os eixos temáticos são: (1) Arte e Política; (2) Processos e Procedimentos Poéticos; (3) Questões Decoloniais: Gênero, Raça e Lugar de Fala; (4) Circuito, Instituições e Anti-institucionalidade; (5) O Ceará e a Experiência da Arte; (6) Linguagens Transversais Críticas: Texto, Linguagem e Escritura; (7) Forma e Materialidade. 
Três mediadores já foram confirmados: Clarissa Diniz (PE), que tratará do eixo sobre Circuito, Instituições e Anti-institucionalidade; Maria Helena Bernardes (RS), sobre Linguagens Transversais; e Ayrson Heráclito (BA), que dará o eixo Questões Decoloniais.
As 20 horas/aulas restantes do curso deverão ser de atividades complementares (seminários internos, grupos de estudos, visitas a exposições, mesas de debate etc). Além disso, aos artistas selecionados para a Temporada Formativa, em 2019, que residirem no interior do Ceará, a Escola vai disponibilizar transporte e hospedagem para a participação nas atividades do Programa em Fortaleza. 
As regras deste regulamento específico tiveram modificações a fim de atender algumas das sugestões dos artistas do campo das Artes Visuais. No dia 18 de março, a Escola promoveu um encontro tira-dúvidas presencial e acolheu as principais solicitações. 
O QUE CONTINUA - O que não muda nesta sétima edição dos Laboratórios de Criação é o número de projetos contemplados. Os Labs de Dança, Música e Teatro terão quatro projetos, enquanto o Lab Cinema selecionará seis: quatro do Ceará, um do Nordeste e um Nacional. Como nas edições anteriores, a seleção contemplará oficialmente um proponente e até dois colaboradores por projeto (com exceção do Cinema, que nos projetos do Ceará sempre contou com uma dupla). 
A duração dos Laboratórios continua a mesma e será de sete meses, de junho a dezembro deste ano.
A forma de seleção também será realizada como antes, dividida em três fases, sendo a primeira etapa a avaliação dos documentos; a segunda, a avaliação técnica, por meio de carta de intenções e portfólio/currículo; e a terceira, avaliação presencial, por meio de entrevista com a comissão de avaliação.
As condições de participação seguem as mesmas. É preciso ter mais de 18 anos (isso vale tanto para os proponentes, quanto para os artistas colaboradores) e residir há no mínimo dois anos no Ceará (exceto projetos das modalidades Nordeste e Nacional do Lab Cinema). E dentre as condições que impedem a participação na seleção, continuam vigorando as de que artistas proponentes e colaboradores das duas últimas edições (2018 e 2017) não podem se inscrever.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Fortalezenses

Tidy Odonto

Futricas Fortalezenses