Moro envia 300 integrantes e 30 viaturas da Força Nacional ao Ceará



A série de ataques no Ceará nas últimas 36 horas chega a 47. A onda terrorista afetou depois de Fortaleza, Caucaia e Horizonte; mais oito cidades: Maranguape, Maracanaú, Pacatuba, Tianguá, Morada Nova, Piquet Carneiro, Canindé e Jaguaruana. 
Novos ataques foram verificados em Fortaleza em agências bancárias da Caixa e do Bradesco atingidas nas avenidas Francisco Sá e Pontes Vieira; ônibus, cabine do Sindiônibus na Praça Castro Carreira (Estação), Paço Municipal e sede do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) na Maraponga. Terrorismo contra ônibus do transporte escolar, tratores e prédios públicos de Maranguape, Maracanaú, Pacatuba, Tianguá, Morada Nova, Piquet Carneiro, Canindé e Jaguaruana. 
FORÇA NACIONAL - Após determinar, na quinta-feira (3), a mobilização da Força Nacional de Segurança Pública-FN (foto de Marcelo Camargo/Agência Brasil), o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, autorizou nesta sexta-feira (4) o envio da tropa ao Ceará. 
Cerca de 300 integrantes e 30 viaturas da Força Nacional seguem ainda nesta sexta-feira para o Ceará e atuarão por 30 dias em ações de segurança e apoio à Polícia Federal (PF), à Polícia Rodoviária Federal (PRF), ao Departamento Penitenciário Nacional (Depen) e às forças policiais estaduais. Caso necessário, o prazo de atuação da FN poderá ser prorrogado.
A decisão foi tomada após os episódios de violência registrados e à dificuldade das forças locais combaterem sozinhas o crime organizado. Também foram consideradas a gravidade dos fatos, a necessidade de manutenção da segurança pública e o dever das forças policiais federais e estaduais de, por ação integrada, proteger a população civil e o patrimônio público e privado de novos incidentes.
Ainda foi determinado que as polícias federais intensifiquem as ações de prevenção e repressão ao crime organizado e que o Depen preste todo o apoio necessário para as ações de Segurança Pública no Ceará.
A forma de atuação será definida pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).
A decisão do Ministério da Justiça e Segurança Pública atende à solicitação do governador do Ceará, Camilo Santana (PT).
AÇÕES CRIMINOSAS - Os principais terminais de ônibus de Fortaleza amanheceram esta sexta-feira (4) fechados depois do incêndio de 12 carros. Durante o dia somente 30% (600 ônibus), da frota de 2 mil, circula em Fortaleza sob forte escolta policial.
Fotossensores, semáforos e câmaras de videomonitoramento foram derrubados. Delegacias em Fortaleza e Pacatuba também foram alvejadas, além de viaturas na Polícia Militar (PM), que estavam numa concessionária da Avenida Santos Dumont. Dez sucatas de motos foram incendiadas no pátio do Detran-Maraponga. 
O viaduto da BR 020 com a BR-222, no anel viário de Caucaia, por onde começou a onda terrorista corre o risco de desabar e continua interditado. Uma bomba foi desativada pelo batalhão anti-bomba da PM, nesta madrugada de sexta (4), debaixo do viaduto da Avenida Washington Soares, a altura da fábrica da Ypioca.
PRISÕES - A Polícia Cearense investiga de quem partiu a ordem dos 47 ataques. Uma pessoa foi morta pelos policiais, quando apedrejava um fotossensor, em Fortaleza, na madrugada desta sexta-feira (4). Quarenta e cinco pessoas foram presas acusadas de envolvimento nos ataques. Três pessoas saíram feridas de um incêndio a ônibus no Parque Santa Rosa, em Fortaleza.
BLOQUEIO - O acesso à sede do Governo do Ceará, em Fortaleza, o Palácio da Abolição, está bloqueado pela Avenida Barão de Studart, para dar segurança a Camilo Santana.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hidrogênio Verde

Tidy Odonto

Futricas Fortalezenses