Livro registra 70 anos de evolução do Sistema Fecomércio no Ceará


Responsável por 52,9% do Produto Interno Bruto (PIB) cearense de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o segmento do Comércio de Bens, Serviços e Turismo é representado pela Federação do Comércio de Bens Serviços e Turismo do Ceará, que lança sua publicação Fecomércio 70 anos, Novos Começos, na próxima segunda-fera (17), às 11 horas, em Fortaleza. 
Quatro instituições integram o Sistema Fecomércio Ceará: a Federação, fundada em 16 de março de 1948, que chega ao final de 2018 com a marca de 150 mil empresas e 33 sindicatos patronais filiados. Sua principal atuação é na representatividade das empresas do comércio, também oferta de produtos e serviços que contribuem com a sua sustentabilidade.
O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), que já qualificou 2,5 milhões de alunos em todo o Ceará ao longo destas sete décadas; o Serviço Social do Comércio (Sesc), com ações de Saúde, Cultura, Educação, Lazer e Promoção Social nos 184 municípios do Estado, e o Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Ceará (IPDC), criado em 1998 para fornecer estudos e dados estatísticos sobre a Economia do Estado. Somente em 2017, 187 pesquisas foram realizadas.
“Somos frutos do associativismo, dos empresários reunidos com a missão de servir para além de suas atribuições, destinando sua contribuição para construir uma sociedade mais justa, mais digna e com um propósito: transformar vidas”, afirma o presidente do Sistema Fecomércio, Maurício Filizola. 
História do comércio cearense - No livro, a cronologia histórica é apresentada com uma linha do tempo, que atravessa o período de 1948 a 2018, pontuando os principais acontecimentos, marcos de gestão e realização de grandes projetos. Com fotos em preto e branco das antigas lojas existentes em Fortaleza na década de 1940, é reconstruída a evolução do comércio na capital. As imagens mostram o desenvolvimento da cidade, com a chegada da Rádio Uirapuru, do primeiro shopping da capital, de farmácias, sapatarias e diversos outros empreendimentos. 
Em 1948, 11 sindicatos do comércio atacadista e varejista dão início à formação de uma rede representativa do segmento. Presidida pelo empresário Clóvis Arrais Maia, a Federação do Comércio do Estado Ceará forma sua primeira gestão, naquele ano, com o intuito de estimular e contribuir com a construção da infraestrutura urbana necessária para a atividade comercial, como rede elétrica e qualificação portuária. 
No mesmo ano, a Fecomércio implanta o Sesc e o Senac, e, a partir da década de 1970, os serviços começam a se expandir para cidades do interior com a construção das primeiras unidades em Sobral, Iguatu, Juazeiro do Norte e Crato. 
O atual momento do Sistema Fecomércio contempla a realização de grandes projetos, como o encontro Povos do Mar, a Mostra Sesc Cariri de Culturas e os novos Museus Orgânicos dos Mestres de Cultura Tradicional, iniciativa de fomento ao turismo social na região do Cariri. 
Novas unidades são destacadas no livro, como o Senac RioMar, recém-inaugurada para oferecer cursos rápidos, oficinas e workshops, e a Unidade Senac Aldeota, que entrará em funcionamento em 2019 com inovações no ensino de gestão, gastronomia, moda, beleza e informática, entre outras áreas. 
Na representação do setor comercial, a redução da carga tributária e reforma fiscal são as principais metas para a instituição, que também participa de 80 conselhos e comissões municipais,estaduais e nacionais, nas áreas de comércio, cultura, educação, meio ambiente, tributária.
A contribuição do comércio no desenvolvimento socioeconômico do País - Após a Segunda Guerra, o Brasil passava por um momento de grandes desafios. O Estado não estava preparado para atender a demanda crescente por serviços sociais, nem conseguia acompanhar o novo contexto do mercado de trabalho com maiores exigências na qualificação profissional.
Diante desse cenário tenso, representantes empresariais elaboram a 'Carta da Paz Social', proposta ousada de custeio dos serviços sociais e da educação profissional para trabalhadores. Nascia o Sistema S do comércio, um arrojado sistema de desenvolvimento social, criado a partir da iniciativa do empresariado brasileiro.
Homenagens - A cerimônia de lançamento do livro acontecerá no Espaço Coco Bambu por Toca com a presença do presidente do Sistema Fecomércio, Maurício Filizola; do vice-presidente administrativo da Confederação Nacional do Comércio, Luiz Gastão Bittencourt (foto Divulgação), de diretores, conselheiros, imprensa e demais convidados.
Na ocasião, serão homenageados 37 empresários cearenses, que fizeram parte de uma série de programas semanais intitulada “Momento Fecomércio”, na qual compartilham suas experiências de empreendedorismo e geração de empregos. A série foi produzida pela instituição para a TV aberta e para a internet, publicada no canal da Fecomércio no Youtube.
Alguns depoimentos desses empresários reforçam a relevância do comércio no Ceará:
“Temos a satisfação de gerar empregos, agregar valores aos nossos colaboradores e à sociedade do estado do Ceará”. Pedro Parente – sócio proprietário da Loja Evaldo Autopeças. 
“Sou grato ao comércio por poder facilitar a vida das pessoas que ali constroem um patrimônio e uma vida. Além de realizar os meus sonhos a gente acaba realizando o sonho das pessoas”. Cláudio Pinho – sócio proprietário da Autoescola Cláudio 
“É muito bom trabalhar e gerar renda e empregos, gerar a felicidade de muitas famílias que a gente tem hoje aqui”. Orlando Pontes – proprietário da comercial Ibiapina. 

Serviço
Lançamento do livro Fecomércio 70 anos – Novos Começos
Segunda (17), às 11 horas. 
Espaço Coco Bambu por Toca (Avenida Senador Virgílio Távora, 511 – Meireles)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hidrogênio Verde

Tidy Odonto