Toquinho de graça na Tapera das Artes e na Praça Portugal


Toquinho (foto Marcos Hermes) é atração neste sábado (15), na Tapera das Artes, em Aquiraz; e no domingo (16), no Ceará Natal de Luz Fortaleza, na Praça Portugal. Toquinho se apresenta em Aquiraz amanhã às cinco da tarde; e na Praça Portugal, no domingo, às seis e meia da noite.Pelo quarto ano consecutivo, a Praça Portugal, no coração da Aldeota, tem recebido a programação artístico-cultural do Ceará Natal de Luz Fortaleza. E a cada edição, o público é contemplado com uma novidade. 
Neste ano, a festa será encerrada com um grande show do compositor e cantor Toquinho, no domingo. O artista que está comemorando 50 anos de carreira prossegue em seus projetos mostrando técnica e sensibilidade em sua aquarela de sons e harmonias que conquistam plateias de todas as idades.
O paulistano Antonio Pecci Filho, o Toquinho, gravou cerca de 85 discos, compôs mais de 500 músicas e fez cerca de 10 mil shows pelo Brasil e pelo Exterior.
Suas composições mais representativas são “Aquarela”, “Tarde em Itapuã”, “Que Maravilha”, “Regra Três”, “Escravo da Alegria”, “O Caderno”, “A Casa”, “O Pato”, “Na Tonga da Mironga do Kabuletê”, “Samba de Orly”, “Carta ao Tom 74”, “Cotidiano Número Dois”, “Samba pra Vinicius”, “Canção pra Jade” e “Carolina Carol Bela”.
Mas, antes de Toquinho subir ao palco do Ceará Natal de Luz Fortaleza, atrações teatrais e musicais prometem emocionar a plateia a partir das cinco da tarde deste sábado (15).
  • Sax in Cena, às cinco da tarde – O primeiro quarteto de saxofones profissional do Ceará tem um repertório variado, que vai do popular ao erudito, passando pelo frevo, jazz, xote dentre outros ritmos. Em 2007, a convite do maestro Marcio Spartaco Landi, o grupo passou a integrar a programação artística da Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho dentro da “Série Música de Câmara”, obtendo assim um calendário fixo de apresentações no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.
  • Felipe Adjafre com participação dos cantores líricos Franklin Dantas e Esther Fontenelle, às cinco e meia da tarde – O pianista Felipe Adjafre iniciou os estudos musicais aos nove anos de idade; hoje, aos 36 anos, é um dos mais atuantes no mercado de entretenimento e eventos de Fortaleza e um dos principais divulgadores do piano em nossa cidade, sempre criando e participando de projetos que procuram levar o instrumento a todos os que apreciam a boa música, independente de classe social, o que tem contribuído decisivamente para desmistificar o piano como instrumento exclusivo da música erudita ou para um público restrito.
  • Camerata da Unifor, às seis da noite – Composta pelo maestro Marcus Vinicius Cardoso e outros 18 músicos, entre violinos, violas, violoncelos, contrabaixo, flauta transversa e um regente, a Camerata da Universidade de Fortaleza (Unifor) foi formada em 1996. A Camerata Unifor participou da gravação de oito discos, com destaque para as parcerias com o sanfoneiro Waldonys e o contratenor português Luís Peças.
  • “O Imaginômetro Descarregou. E agora?” (Grupo Teatral Blitz Intervenções), às seis e meia da noite – O maestro Poty Fontenelle preparou uma surpresa para as crianças. O que ele não espera é que seu atrapalhado assistente, Trombone Trompete, errou nos cálculos e não recarregou o “Imaginômetro”, aparelho responsável por manter viva a Magia do Natal. Crianças e adultos serão convidados para produzir bons sentimentos através da imaginação.
  • Orquestra de Sopros de Pindoretama, às sete da noite – Mantida pela Associação dos Amigos da Arte (AAMARTE), a Orquestra de Sopros de Pindoretama é composta por crianças e jovens e atua como uma escola de música, formando músicos de Pindoretama. A Orquestra, que existe há 18 anos, apresenta em seu repertório transcrições de clássicos da música erudita, música original para orquestra de sopros, estilos brasileiros (samba, maxixe, chorinho, frevo, bossa-nova e baião) e também gêneros internacionais como jazz e mambo.
No domingo (16) a Praça Portugal terá:
  • Carlinhos Palhano, às cinco da tarde – O cantor Carlinhos Palhano é o artista que mais homenageou o Ceará e Fortaleza em suas obras. Muitas de suas canções falam da capital cearense, de seus bairros e de seus costumes, como em “Fortaleza Aquarela”, “Pagode das DP’s”, “Recado Pro Mané”, “Virou Mania Na Cidade”, “Meu Lugar É Na P.I”, “Nós Temos Iracema”, “Nossas Praias”, “Do Mucuripe à Fazenda Boa Vista”, “Feira dos Pássaros”, “Sou o Ceará” e “Lá Vem o Nosso Samba”. Residente em Fortaleza, há 43 anos, o músico continua levando a boa música ao alcance de todos os públicos.
  • Octeto Portal Voz e Banda, às cinco e cinquenta da tarde - O Grupo Vocal Porta Voz iniciou suas atividades em 1987 e desde então tem como maestro, Poty Fontenelle. Foi o primeiro grupo coral cearense a realizar uma tournée pela Europa, em 1996. Participou do maior festival Coral das Américas, o Cantapueblo, em Mendoza, na Argentina e ganhou as quatro edições do Troféu Brasil Cantat, dado aos 16 melhores corais do País. Tem participações em diversos CDs e shows de cantores da terra e já dividiu palcos com grandes artistas como Raimundo Fagner, Sílvio Caldas, Bôscoli e Menescal, Luís Melodia, Nonato Luiz, Paulo Abel, Edson Cordeiro, Chico Anísio, Tom Cavalcante, Genival Lacerda, Marinês, Pinduca, Mastruz com Leite, Paulo José dentre outros.
  • “O Saboroso Chá de Natal” (Grupo Teatral Blitz Intervenções), às seis e vinte da noite – Mamãe Noel irá revelar um segredo do bom velhinho: ele adora tomar um bom chá para aquecer enquanto lê as cartinhas enviadas pelas crianças à sua residência no Polo Norte. “Papai Noel ama sentar à mesa, bater um bom papo, um encontro de amigos, saborear uma receita feita com carinho, compartilhando afetos e bons momentos”, revela Mamãe Noel. Conhecidos pelo famoso Chá da Tarde, personagens londrinos surgirão como elementos lúdicos nesta viagem de músicas e cores para ajudar Mamãe Noel a fazer um Chá surpresa pro Bom Velhinho. Todos os preparativos vão bem até o Chapeleiro Maluco decidir fazer sua própria receita de Biscoito.
  • Toquinho, às seis e meia da noite.
  • Orquestra Bachiana Jovem e Coro Canto Livre da Tapera das Artes, às sete da noite – Formada por professores e aprendizes da Tapera das Artes, propõe a fazer música reveladora da nossa arte com foco na formação cultural, de plateia de forma assertiva no pleito de ouvir e fazer música sendo este, um seguimento artístico de transformar, agregar e emocionar pessoas, corroborando no processo da democratização da Cultura difundindo a música, seus compositores e intérpretes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hidrogênio Verde

Tidy Odonto