Pular para o conteúdo principal

Cai inadimplência em Fortaleza

A Pesquisa do Endividamento do Consumidor de Fortaleza, realizada em agosto de 2018, revela que a taxa de inadimplência potencial retraiu -1,1 pontos percentuais, passando de 10,0%, em julho, para 8,9% o número de consumidores que não terão condições financeiras para honrar seus compromissos. 
Com relação ao endividamento, 53,7% dos consumidores da capital cearense possuem algum tipo de dívida. O índice veio -2,6 pontos percentuais abaixo do indicador do último mês de julho (56,3%), sendo o melhor resultado desde 2010, quando a atual metodologia passou a ser utilizada na pesquisa.
A proporção de consumidores com contas ou dívidas em atraso caiu -4,5 pontos percentuais, passando de 22,7% dos consumidores, em julho, para 18,2% neste mês – o patamar mais baixo desde março de 2015, quando o indicador mediu 18,2%.
Todo inadimplente está endividado, porém, nem todo endividado está inadimplente. Quando uma pessoa realiza um financiamento bancário ou tem contas no cartão de crédito, por exemplo, ela assume dívidas. No entanto, o que diferencia o endividado do inadimplente é o pagamento desta dívida. Quem tem contas parceladas e realiza o pagamento em dia, significa que está endividado. Porém, aquele que contrai uma dívida e não consegue realizar o pagamento em um prazo de 90 dias, este pode ser considerado inadimplente.
Perfil do Endividado - Os problemas financeiros afetam mais homens (20,0% dos entrevistados desse grupo afirmarampossuir contas em atraso), os consumidores do grupo com idade entre 18 e 24 anos (21,6%) e do estrato com renda familiar abaixo de cinco salários mínimos (20,4%).
O tempo médio de atraso é de 70 dias e a principal justificativa para o não pagamento das dívidas é o desequilíbrio financeiro - a diferença entre a renda e os gastos correntes – citado por 52,4% dos consumidores. O segundo motivo mais citado é o adiamento por conta do uso dos recursos em outras finalidades, com 35,8%, seguido da contestação das dívidas (14,3%).
Perfil do Inadimplente - O perfil do consumidor inadimplente, que tem alguma parcela ou dívida com atraso superior a 90 dias, também mostra preponderância do grupo de consumidores do gênero masculino (inadimplência potencial de 10,0%), com idade acima dos 35 anos (10,1%) e renda familiar inferior a cinco salários mínimos (10,2%).
Comprometimento da renda - Em Fortaleza, 53,7% dos consumidores possuem algum tipo de dívida.
O valor médio das dívidas é estimado em R$ 1.595, com prazo médio de oito meses, comprometendo 31,9% da renda familiar dos consumidores com o seu pagamento.
Orçamento familiar - Dos entrevistados, 7,3% relataram que fazem orçamento dos rendimentos, mas sem controle eficaz dos gastos e 6,8% informaram não possuir orçamento e tampouco controle dos gastos.
A falta de planejamento orçamentário é um problema crítico para o controle do endividamento, estando sempre entre um dos principais motivos para o atraso ou inadimplência. Dos fatores que os consumidores consideram que mais contribuem para esse problema, listam-se:

A falta de orçamento e controle dos gastos, com 50,9%;
O aumento dos gastos considerados essenciais, com 24,9%;
Desemprego, com 16,7%;
Gastos imprevistos, com 14,3%;
Redução dos rendimentos, com 13,5%;
As compras por impulso, sem necessidade ou além do necessário, com 13,2%; e
Compras antecipadas, com 6,1%.

Saiba mais - O Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Ceará (IPDC) da Fecomércio-CE foi criado para suprir a ausência de informações práticas e de dados estatísticos confiáveis que auxiliassem as ações de planejamento e de desenvolvimento das empresas do segmento de comércio de bens, serviços e turismo. O Instituto realiza e desenvolve pesquisas, sobretudo, de viés econômico, fornecendo dados referentes ao comportamento do consumidor, a situação econômica do comércio local e as tendências de mercado e de consumo dos fortalezenses.
A pesquisa de Endividamento é realizada mensalmente e tem como objetivo indicar a capacidade de endividamento do consumidor de Fortaleza, visando conhecer o comprometimento financeiro desse, em relação ao comércio local. Quatro indicadores distintos são verificados nessa pesquisa: Taxa de Consumidores com Contas ou Dívidas em Atrasos; Taxa de Comprometimento da Renda do Consumidor; Taxa de Inadimplência em Potencial e Planejamento
Financeiro e Orçamento Familiar. Mensalmente, cerca de mil consumidores da região metropolitana de Fortaleza são entrevistados pelo IPDC para a realização desta pesquisa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Fortalezenses

Publicado no Diário Oficial do Município de Fortaleza, o edital de convocação do primeiro chamamento do Concurso da Câmara de Fortaleza contempla 39 profissionais. O processo para a posse dos novos servidores inicia com a entrega de documentação entre os dias 7 e 14 de abril, seguindo para comparecimento à junta médica entre os dias 22 a 25 de abril. O anuncio da convocação foi realizado pelo presidente da Câmara de Fortaleza, Leo Couto (PSB). O concurso com oferta de 78 vagas efetivas na Casa, sendo 30 cargos para nível médio e outros 48 cargos para nível superior, foi realizado em abril de 2024. 🔹 A entrega de documentação segue o seguinte cronograma: Nos dias 7, 8 e 9/4: Agente Administrativo, Analista de Gestão de Pessoas, Contador, Engenheiro Civil. Nos dias 10, 11 e 14/4: Advogado, Analista de Informática, Analista de Comunicação Social, Pedagogo, Analista de Redação, Analista de Revisão, Consultor Legislativo (todas as áreas). 🔹 O comparecimento junta médica segue o seguinte ...

Futricas Culturais

 

Futricas Fortalezenses

A Rádio Fortaleza FM 90,7 apresentou de sexta-feira (28) a domingo (30/3/3035), a Série de três Reportagens 'Além do Hobbie: a Trajetória de Mulheres, que abraçaram o Esporte'. A Série fala de personagens femininas inseridas no Mundo Esportivo. Bruna Braga Corrida, Natação em Águas Abertas e Triathlon. Essas modalidades mudaram a vida das entrevistadas na Série.  Augusta Barbosa A contadora Augusta Barbosa, a pesquisadora Lívia Barreto e a empreendedora Bruna Braga têm algo em comum: a paixão pelo Esporte, que escolheram para a vida e que vai muito além de um Hobbie.  Livia Barreto Para a diretora da Rádio Fortaleza FM, Jocasta Pimental, a Série 'Além do Hobby', tem a proposta de mostrar mulheres, que têm três profissões diferentes.  Uma contadora, uma pesquisadora da Universidade Federal do Ceará (UFC) e uma empreendedora são mulheres, que encontraram no Esporte mais do que uma diversão, mais do que um Entretenimento. - O Esporte transformou a vida dessas mulheres. E c...