Grupo Dedé expande para o Sudeste e inaugura primeiro restaurante em Belo Horizonte


Sucesso de público e crítica nas regiões Norte e Nordeste, o Restaurante Engenho Dedé chega a Belo Horizonte. Com ambiente confortável e design aconchegante, o espaço escolhido para sediar o novo braço do Grupo Dedé fica no Shopping Del Rey, na região da Pampulha. No cardápio, 30 tipos de pratos e 28 de petiscos. Os carros-chefes da casa são o joelho de porco, a costelinha do Dedé e a carne de sol, pratos consagrados nas seis unidades do grupo no Norte/Nordeste do país, espalhadas pelas cidades de Manaus, Fortaleza e Belém.
A pré-inauguração do Restaurante Engenho Dedé ocorreu em outubro para 230 convidados, e toda a renda auferida no evento foi revertida integralmente para a Creche Recanto do Menor uma instituição filantrópica que atende cerca de 140 crianças, em Belo Horizonte. Em um momento de emoção, as crianças apresentaram um número musical em agradecimento pela doação recebida. Na ocasião, André Parente, o Dedé, explicou a sua ligação com Minas, que começou há 27 anos, quando vendia pastéis em uma barraca de 2 x 2 metros em Manaus, em plena crise econômica do início dos anos 90. Ali, ele conheceu o mineiro Paulo Luís Roberto Teixeira, que viria a ser um grande amigo e que o inspir ou na culinária, na cultura e nos hábitos de Minas.
Variedade de bebidas - Prato cheio para degustadores de bebidas, o Restaurante Engenho Dedé dispõe de 1.000 marcas de cachaças, incluindo tipos especiais como a Anísio Santigo e a Vale Verde. Além disso, os pratos recebem um cuidado especial do próprio Chefe Dedé. No caso do Joelho de Porco, há um cuidado especial com o tempo de cozimento e as peças são uniformemente assadas, sem perda de gordura, o que não ocorre no tipo “alemão”. O resultado é que o joelho de porco do Dedé, depois de imerso em óleo de algodão, fica todo pururucado, com um aspecto visual tentador, e “ganha um sabor incomparável”. 
A carne de sol é um capítulo à parte, pois é considerada simplesmente a melhor do Brasil. A carne de filé, picanha ou de alcatra recebe acompanhamentos variados, como a macaxeira e o queijo coalho do nordeste brasileiro ou o tropeiro de Minas.
O cardápio inclui ainda pratos com camarões, pastéis e carne de sol com recheios e acompanhamentos variados, caldos, diversas modalidades de filés, bacalhaus e saladas. O passeio pela gastronomia brasileira tem destaque ainda nos pratos da região norte, como a moqueca amazônica e peixes como tambaqui, temperados com ervas da região que vão surpreender o paladar mineiro. Paladar que conta com os pratos típicos da nossa terra, em apresentações bem originais, como o mineiro nadador, feito com filé de Tilápia; o mineiro a cavalo com o tradicional tropeiro, bife de contrafilé e ovo frito; além, claro, do cultuado torresmo. O preço é bem acessível, com pratos individuais a partir de 25 reais e os pratos para mais de uma pessoa no valor médio de 30 a 40 reais.
Decoração - A loja do grupo na capital mineira tem uma decoração acolhedora, de muito bom gosto, com um amplo salão, que mistura traços de modernidade com elementos da cultura mineira. Ele tem capacidade para 250 pessoas e dentro de mais 30 dias, a área externa do restaurante também será aberta ao público, no formato de uma “alameda gourmet”, com capacidade para mais 100 clientes.
Logo na entrada, estão expostos cerca de 300 tipos de cachaças variadas e mais de 30 marcas de cervejas artesanais. O detalhe é que além das cachaças de qualidade de diversos selos, há bebidas produzidas por parceiros de peso, como a mineira Krug Bier. E bebidas próprias da linha Dedé, como a cachaça Jambucana e a cerveja Jambubier que também leva o toque de Jambu amazônico, uma erva usada no preparo da comida regional do norte do país, de origem indígena, conhecida pelo seu efeito anestésico. 
Empório - Dentro do conceito empório, há também uma imensa oferta de doces, mais de 30 tipos de queijos, conservas, castanhas, amendoins, e bombons com todo tipo de recheio, para os visitantes se deleitarem. E, a exemplo do que acontece com as bebidas, tem parceiros escolhidos a dedo, que ganham o selo Dedé. É o caso do azeite da Ourogal, trazido de uma tradicional família portuguesa, que fabrica o produto há mais de cem anos. É um azeite com duas garantias de qualidade: prensagem a frio e controle de todo processo de produção, do plantio ao envasamento. A extração do azeite extra-virgem por esse método de produção, busca uma qualidade superior do produto e, por isso, aproveita apenas 10% da azeitona prensada, uma vez que a seleção é feita para garantir que se tenha, nesse processo, muito mais azeitonas verdes do que maduras (menos oxidação). O processo inteiro de produção é feito a temperaturas inferiores a 27 graus, o que garante a excelência do azeite do Dedé e de toda linha Ourogal.
Dedé progrediu ao longo dos anos e construiu uma rede com 400 funcionários, sendo 47 empregos diretos em Belo Horizonte, com um investimento total de 3,5 milhões na unidade da capital mineira.
A noite de pré-estreia do grupo em "Beagá" terminou com uma vibrante confraternização de todos os colaboradores da unidade local, numa demonstração do empenho, entusiasmo e compromisso com a qualidade, que consagraram a rede desde o primeiro passo, há 27 anos.

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