Começa Festival Concreto Fortaleza 2018


Durante nove dias, o Centro de Fortaleza recebe mais de 40 artistas do Brasil e do mundo para participarem da 5ª edição do Festival Concreto - Festival Internacional de Arte Urbana. Grandes nomes do cenário artístico urbano como Mônica Nador, Guto Lacaz, Inti Castro, Sabek, André Kajaman, entre outros, se encontram entre esta sexta-feira (16) a sábado (24) para colorir e democratizar a arte na cidade. Para 2018, o Festival leva as intervenções e demais atividades a serem concentradas no bairro do Centro. A ideia é ocupar e restabelecer a conexão com uma área que já foi referência em movimentação cultural, especialmente na ‘Belle Époque’, dando cor e movimento às paisagens locais, reabilitando o bairro em uma valorização da cultura urbana. 
O evento, que já faz parte do calendário cultural da cidade, é gratuito e começa nesta sexta (16), às sete da noite, com a estréia da Exposição “Dhamma”, de Narcélio Grud, no equipamento histórico Centro Cultural Casa do Barão de Camocim. Na noite de abertura haverá o credenciamento dos artistas participantes, além da discotecagem do grafiteiro André Kajaman (RJ). 
Entre as novidades desta edição, estão as participações de músicos experimentando atuar de forma inédita como artistas urbanos, como Fernando Catatau e Wado, no projeto Sonoros Muralistas, Muralistas Sonoros. Há também o projeto que envolve os artistas Guabiras (CE), Renan César (SP), Rodolfo Camelo (CE), Rodrigo Brum (RN) e Thyagão (CE), chamado Tiras Urbanas, que extrapola das páginas paras as ruas tirinhas inéditas para entreter os passantes.
O Festival mantém seu eixo de formação, oferecendo oficinas gratuitas com Mônica Nador (SP) e Coletivo Wá (CE) e conversas abertas com Guto Lacaz (SP) e Elian (ARG) na Escola Porto Iracema das Artes, além do masterclass no Centro Cultural Casa do Barão do Camocim com Sabek (ESP), Daniel Munhoz (ESP) e Narcélio Grud (CE).
A programação segue com intervenções nas árvores do canteiro central da Avenida Duque de Caxias. As pinturas serão produzidas por um dos maiores nomes do design gráfico e das artes plástica do Brasil, o arquiteto Guto Lacaz.
Em paralelo, a artista plástica Mônica Nador ministra a oficina Pinturas Paredes na Escola Porto Iracema das Artes. À tarde, as ações percorrem o muro do antigo prédio da Justiça Federal, com o projeto Tiras Urbanas. Dando continuidade às manifestações artísticas, o Mutirão de Pintura Viva o Centro, colore alguns pontos no Parque da Liberdade (Cidade da Criança). Na sequência, a intervenção Sombras Verdes, na Avenida Domingos Olímpio e o Rolê de Lambe-lambe pelas ruas próximo a praça General Tibúrcio (Praça dos Leões) com os artistas Tiago de Alencar (CE), Bianca MIsino CE), David Lee (CE) e Felipe Camilo (CE). 
O encerramento acontece no sábado (24), no Parque das Crianças, espaço que ganhará formas e cores com as intervenções realizadas pelo evento, mais um legado deixado pelo Concreto. De programações infantis no fim de tarde a apresentações sonoras e feira criativa, o último dia de Festival (sábado, 24) seguirá dinâmico e intenso como todos os dias da programação.

Serviço
Festival Concreto 218 Fortaleza.
Festival Internacional de Arte Urbana é uma realização da Amplitude - Escola de Arte Urbana, Flexos Artes e Instituto Ambiente Cultural e Inclusão Social (IACIS).
Conta com apoio da Oi Futuro, Goethe Institut, Instituto Dragão do Mar e Porto Iracema das Artes e apoio institucional do Governo do Estado do Ceará através de Secretaria da Cultura do Ceará (Secult-Ceará) e parceria com Viva o Centro, Instituto Iracema e Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), além de agradecimento a Oi.
Apoio de Divulgação do Blog do Lauriberto e da Agência Fortaleza de Notícias (#AFN).
Com informações e foto da Assessoria de Imprensa do V Festival Concreto de Fortaleza.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Fortalezenses

Tidy Odonto

Futricas Fortalezenses