129 anos da República Federativa Brasileira-VI


"Neste 15 de Novembro é comemorado os 129 anos da Proclamação da República. Em 1889, Marechal Deodoro da Fonseca, apoiado pelos republicanos, assinou o manifesto promulgando a “República no Brasil” e introduziu um governo provisório. Tornou-se o primeiro presidente brasileiro. É importante ressaltar que as medidas autoritárias de Deodoro deixaram alguns grupos políticos do Brasil em alerta. Sendo assim, eles se mobilizaram para redigir uma nova Constituição para o País. 
Foi realizada uma Assembleia Constituinte e cinco pessoas foram indicadas como responsáveis pelo texto do documento. A nova Constituição foi admitida em 24 de fevereiro de 1891 e substituiu a anterior, de 1824, do período da Monarquia. Os pontos essenciais dela eram: a decretação do republicanismo como forma de governo do Brasil; o chefe máximo do Executivo seria o presidente escolhido em eleições livres, diretas e cumpriria um mandato de 04 anos; foram determinados os três poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário; para o sistema eleitoral brasileiro, foi decidido o sufrágio universal masculino para maiores de 21 anos alfabetizados. Mulheres, analfabetos e soldados rasos não tinham autorização para votar. Diversas transformações foram implantadas no país. 
Eleições indiretas foram feitas, após a promulgação da nova Constituição, confirmando Deodoro da Fonseca como presidente brasileiro e Floriano Peixoto como seu vice, em fevereiro de 1891. A atual Constituição Federal, decretada em 5 de outubro de 1988, é a sétima na história do Brasil e uma das que mais tempo está em vigor. 
Durante todo esse tempo, em 129 anos de República, o Brasil teve até hoje 37 governantes. Foram eles: Marechal Deodoro da Fonseca, Marechal Floriano Peixoto, Prudente de Moraes, Campos Sales, Rodrigues Alves (em dois mandatos), Affonso Penna, Nilo Peçanha, Delfim Moreira, Marechal Hermes da Fonseca, Venceslau Brás, Epitácio Pessoa, Arthur Bernardes, Washington Luís, Getúlio Vargas, José Linhares, Marechal Gaspar Dutra, Café Filho, Carlos Luz, Nereu Ramos, Juscelino Kubitschek, Jânio Quadros, Ranieri Mazzilli, João Goulart, Castelo Branco, Costa e Silva, Garrastazu Medici, Ernesto Geisel, João Figueiredo, José Sarney, Fernando Collor de Mello, Itamar Franco, Fernando Henrique Cardoso (por dois mandatos), Luís Inácio Lula da Silva (por dois mandatos), Dilma Vana Rousseff (por dois mandatos), Michel Temer e o mais recente eleito, Jair Bolsonaro. 

Bolsonaro (PSL), que é capitão reformado do Exército, é o terceiro militar a vencer a Presidência da República nas urnas. Antes dele, os militares que governaram o país escolhidos pelo voto popular foram Hermes da Fonseca (1910-1914) e Eurico Gaspar Dutra (1946-1950)".
Estudante de Práticas de Jornalismo Multimídia do Centro Universitário Estácio do Ceará, Rochelle Bayma.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tidy Odonto

Futricas Fortalezenses