129 anos da Republica Federativa do Brasil-III


"No final da década de 1880, a Monarquia Brasileira estava numa situação de crise, pois representava uma forma de governo que não correspondia mais às mudanças sociais em processo. Fazia-se necessário a implantação de uma nova forma de governo, que fosse capaz de fazer o país progredir e avançar nas questões políticas, econômicas e sociais. No dia 15 de Novembro de 1889, aconteceu a proclamação que transformou o Brasil em um País de Regime Republicano.
Antes disso, nosso país era um império organizado a partir do rompimento dos laços coloniais com Portugal. A Proclamação Republicana foi resultado da ação de um grupo de militares, que se colocou contra o governo imperial que era liderado por Dom Pedro II. Além disso, havia uma grande oposição ao governo imperial por conta do trabalho escravo. Contudo, esse mesmo regime era mantido pelo governo imperial. Com isso, muitos defensores do fim da escravidão também se transformaram em críticos do governo de Dom Pedro II. Então no dia 15 de Novembro, Marechal Deodoro da Fonseca, com o apoio dos republicanos, demitiu o Conselho de Ministros e seu presidente. Na noite deste mesmo dia, o marechal assinou o manifesto proclamando a República no Brasil e instalando um Governo Provisório. A partir daquele momento, dava-se início a um novo tipo de Governo Político em nossa História.
Deodoro assumiu entre 15 de novembro de 1889 e 24 de fevereiro de 1891. Como presidente, o recordista promoveu medidas importantes para a Nação, regulamentou o casamento civil, separou a igreja do estado, estabeleceu normas para o uso de símbolos nacionais como selos, hino, bandeira e armas. O presidente já não contava mais com o apoio político e sofria pressão para deixar o cargo. Assim, em 23 de novembro de 1891, marechal Deodoro renunciou ao poder e se aposentou no Exército Brasileiro. 
Em 1930, Júlio Prestes, do Partido Republicano Paulista, foi eleito presidente, mas não assumiu. Entre três e 24 de outubro daquele ano, ocorreu a Revolução de 1930, que depôs Washington Luís e impediu a posse do sucessor, levando ao poder o político gaúcho que ficou 15 anos no poder. Getúlio Vargas foi o responsável pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), mas também foi, a partir de 1937, um ditador, no período conhecido como Estado Novo. 
Desde 1990, o Brasil teve seis presidentes. De 2003 a 2011 o presidente foi Lula, do Partido dos Trabalhadores. O seu governo, especialmente o primeiro mandato, foi marcado por crescimento econômico e, entretanto, teve também escândalos de corrupção, como o Mensalão. Realizou ações nas áreas sociais, ampliando os programas de distribuição de renda. Dilma Rousseff, também do PT, assumiu em 2012 e, novamente, em 2016, mas ficou apenas um ano e 243 dias até sofrer impeachment. O vice Michel Temer (MDB) assumiu e vai entregar a faixa, no dia primeiro de janeiro de 2019, ao presidente eleito, o capitão reformado Jair Bolsonaro (PSL).
Em um pronunciamento em comemoração aos 129 anos da Proclamação da República, o presidente Michel Temer defendeu, que a partir do ano que vem, quando o presidente eleito Jair Bolsonaro assumir o cargo, que se trabalhe pela manutenção de um país "unido e pacificado". O emedebista afirmou ainda que torce pelo sucesso da gestão de Bolsonaro e reforçou a força das instituições democráticas".
Estudante de Práticas de Jornalismo Multimídia do Centro Universitário Estádio do Ceará, Elizabeth Mendes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tidy Odonto

Futricas Fortalezenses