Fortaleza já conta CRLVe digital

O ministro das Cidades, Alexandre Baldy (foto Ministério das Cidades), participou, nesta segunda-feira (primeiro), em Fortaleza, da apresentação da versão digital do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLVe) no Ceará. Depois do Distrito Federal, o Ceará é a segunda unidade da federação a contar com o CRLVe. 



Segundo Baldy, hoje, é possível carregar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o CRLVe na palma da mão.

Uma ferramenta que facilita muito a vida do usuário e beneficia de forma significativa a questão da segurança pública, em relação aos dados e à integração dos sistemas”, afirmou o ministro das Cidades.

É o governo federal, estadual, a secretaria das Cidades, o Serpro e o Denatran se interagindo para que possamos simplificar a vida dos cidadãos cearenses, sem custo adicional para os usuários. Parabenizamos o estado por aderir ao projeto”, disse. 
O diretor do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Maurício Alves, completou: “Um Estado que está na vanguarda tecnológica e como membro do Sistema Nacional de Trânsito por mais de dezoito anos.” 
Para o superintendente do Detran-CE, Pablo Ximenes, trata-se de um grande exemplo de parceria entre o Denatran, Serpro e os Detrans.
No Ceará, temos uma ponta tecnológica em vários aspectos. Com o trânsito não poderia ser diferente”, resumiu.
A partir desta segunda-feira (primeiro), o Detran do Ceará oferece a versão digital do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV).
Com a tecnologia, os motoristas do estado vão poder levar todos os documentos de porte obrigatório em seus smartphones. A versão eletrônica do documento do veículo ficará disponível, juntamente com a CNH Digital, no aplicativo “Carteira Digital de Trânsito”, que pode ser baixado nas lojas para dispositivos iOS e Android. Até o fim do ano, todos os Detrans do país vão oferecer o CRLV digital. A cerimônia de lançamento reuniu autoridades nacionais e locais.



Vanguarda - A ferramenta foi apresentada pelo ministro das Cidades, Alexandre Baldy, que lembrou que a CNH e o CRLV digitais são “fruto de uma aliança entre o governo federal e os estados para simplificar a vida do cidadão”. Baldy anunciou uma próxima inovação, que trará a possibilidade de compartilhamento do documento veicular eletrônico.
Já o diretor do Denatran, Maurício Alves, afirmou que “o Ceará agora faz parte de uma vanguarda tecnológica”. O diretor relatou que, na última semana, a Carteira Digital recebeu aplausos em Genebra, onde foi apresentada no Fórum Mundial de Segurança Viária.

O superintende do Serpro, Brenno Bello, avaliou que a carteira é “mais um passo rumo à desburocratização, com cada vez mais documentos e serviços digitais na palma da mão do cidadão brasileiro”.
Assim como a CNH Digital, o CRLV traz todas as informações do documento impresso e um QR Code que pode ser lido facilmente para verificar sua autenticidade. Além disso, há a possibilidade de exportação em arquivo pdf, com assinatura digital, para ser utilizado em alguma situação que exija um documento autenticado. Uma das vantagens do documento veicular digital é que o cadastro do veículo pode ser feito no próprio aplicativo, não exigindo que o proprietário compareça ao Detran. Basta o usuário informar o número do Renavam e o código de segurança impresso no Certificado de Registro de Veículo – CRV (antigo DUT).
Quem já possui instalado o aplicativo CNH Digital, não precisa realizar o download da Carteira Digital de Trânsito. O aplicativo será atualizado de forma automática para a CDT, desde que a opção de atualização automática para APPs esteja acionada no dispositivo móvel. Os que ainda não possuem a CNH Digital devem realizar o download do aplicativo “Carteira Digital de Trânsito”, já disponível na APP Store e Google Play.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hidrogênio Verde

Tidy Odonto