Futricas Cearenses

  • A Câmara Municipal de Fortaleza realizou Sessão Solene, nesta segunda-feira (27) para a concessão da Medalha Boticário Ferreira ao jornalista Fernando Maia de Mendonça.
  • A comenda foi proposta, através do requerimento 1815/2018, de autoria do vereador Acrísio Sena (PT) subscrito pelo vereador Benigno Júnior (PSD), aprovado por unanimidade pelo plenário da Casa Legislativa.
  • A Sessão foi presidida pelo vereador Acrísio Sena (PT), no ato representando o presidente do Poder Legislativo, vereador Salmito Filho (PDT)
  • A mesa solene foi composta pelas seguintes personalidades: Mauro Benevides, ex-presidente do Congresso Nacional; Eudoro Santana, presidente do Instituto de Planejamento de Fortaleza; o presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região, desembargador Durval César Maia; Valdomiro Távora, conselheiro do Tribunal de Contas do Esrtado; e a promotora de Justiça, Fernanda Mendonça.
  • Em sua saudação ao homenageado e aos presentes, o vereador Acrísio Sena disse ser esse um momento histórico, “pelo menos para mim, pois conheci Fernando Maia, ainda quando era representante sindical. Tive muitos debates com Fernando Maia, e até hoje ele segue com um microfone aberto plural, principalmente para os movimentos sindicais. Sou reconhecedor do seu trabalho de bem informar o povo de Fortaleza. O acompanho da luta pelas diretas. Ele é uma das vozes mais marcantes da rádio cearense, marcou época pelos vários cantos que trabalho conhecido por seu espírito crítico e de elogiar ou criticar quando necessário. Sua marca sempre manteve uma linha editorial de independência, isenção e objetividade jornalística, o que lhe deu credibilidade e audiência, essa homenagem az justiça ao homem e profissional que conheci tive o prazer por tantos anos, e alguém que ama o que faz no meio radiofônico, as vezes discriminado mas tão querido pelo povo cearense. Fernando receba o apoio desse admirador do seu trabalho.”
  • O ex-senador Mauro Benevides destacou que Fernando recebe essa noite os aplausos de Fortaleza por ser uma das figuras estelares do jornalismo do nosso Estado. Mauro saudou a Câmara pela homenagem, “ao jornalista brilhante que defendeu o legislativo, implicitamente estava defendendo a democracia em nosso país”. Lembrou que seu primeiro mandato foi na Câmara integrando a bancada pelo PSD, ao lado de Dorian Sampaio e outros. “Sou detentor de 14 mandatos inclusive chefe do Congresso Nacional, com a graça de Deus. Ele presidiu o Comitê de Imprensa, no período de exceção quando defendeu o Legislativo contra as injustiças. Minha experiência de 50 anos de jornalista, fez com que eu aprendesse que um pronunciamento não deve ser maior que 20 minutos, e o modelo que está no discurso de 272 palavras pronunciadas pelo ex-presidente Abraão Lincoln. Eu não tenho essa mesma capacidade para resumir 50 anos de jornalismo em 2 minutos. Eu agradeço aos vereadores, meus familiares que estão presentes aqui. Queria dizer que viver é um acontecimento politico. e de fato, a política está presentes em todos os momentos de nossa vida! Me sinto honrado e muito feliz de receber essa medalha. Tenho certeza Acrísio, que essa comenda, é mais por minha classe de jornalista do que por mim mesmo. Talvez por minha paciência do início de sua caminhada politica. Você fazia todo dia uma caminhada. Foi um dos primeiros ativistas do Ceará. Hoje está ai como representante do povo. Veio das classes menos favorecidas, filho de um pedreiro e uma lavadeira. Hoje é professor escolar, bancário e tem nível superior hoje. É um vitorioso. Benigno continua nas lides do Direito. “Eu nunca fui petista, sempre critiquei o Partido dos Trabalhadores, talvez tenha sido até injusto, mas tenho uma grande admiração do seu fundador. Ninguém pode deixar de lado que Lula colocou o proletariado no Poder”.
  • Perfil - Fernando Maia de Mendonça, filho de Belarmino e Lucíola Maia. Casado com Marinalva Gomes, tem três filhos: Lucila, Fernanda e Gerardo Maia Mendonça (Louro Maia). É de família genuinamente cearense, mas nasceu no Amazonas, em Manaus, quando seus pais vinham de Cruzeiro do Sul para o Ceará. Estudou na Escola Nossa Senhora da conceição, e no Salesiano Domingos Sávio, em Baturité, por três anos estudou como internato e fez o exame de admissão. Em Fortaleza estudava a noite, pois durante o dia trabalhava. Passou a conviver com pessoas adultas que o orientaram sobre a vida. Entre eles o ex-deputado Castelo de Castro, seu eterno amigo. Estudava a noite no colégio São José, depois foi para o Colégio Liceu. Serviu na primeira companhia do exército, cujo período foi importante para sua formação. Após período em quartel foi para Brasília, chegando em 1959. Até que a saudade o fez voltar para o Ceará. Bacharel em Ciências Jurídicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC) na turma 1976, jornalista desde 1967, cursou Filosofia na Universidade Estadual do Ceará (Uece), mas não terminou. Na área de Direito, foi juiz classista do trabalho, representando o Sindicato dos Jornalistas e procurador lotado na Junta Comercial do Ceará. Entrou por concurso na Rádio Dragão do Mar em 1967, como locutor e rádio repórter até 1969. A convite de Edilmar Norões foi para a Rádio Verdes Mares, onde ficou até 1975. Assumiu a Secretaria de Imprensa, da Prefeitura de Fortaleza (1975 a 1979). A convite de Patriolino Ribeiro e José Pessoa de Araújo passou pela Rádio Uirapuru e tem na radiofonia, uma e suas grandes paixões. Ainda no jornalismo trabalhou no jornal O Povo e durante oito anos esteve a frente da Coluna Politica. Atuou no Tribuna do Ceará, na Rádio Clube, Rádio Assunção e em duas oportunidades foi presidente do Comitê Imprensa da Assembleia Legislativa do Ceará (AL-CE).
  • Por duas vezes assumiu secretarias na área de Comunicação, nas gestões municipais de Fortaleza de Luis Marques e José Maria de Barros Pinho. Atualmente tem coluna jornal o Estado e programa na Rádio Assunção.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hidrogênio Verde

Tidy Odonto

Futricas Fortalezenses