Greve dos caminhoneiros afeta Fortaleza

A greve dos caminhoneiros afeta diretamente o abastecimento dos supermercados de Fortaleza. "Estamos vivendo o dia em que a Terra parou", disse o presidente da Associação Cearense de Supermercados (Acesu), Gerardo Vieira.
O Ceará tem tem 400 supermercados filiados à Acesu. "Todos foram afetados. Os fornecedores não estão entregando. Temos cerca de trinta caminhões de entrega e nenhum chega e nem sai por conta do bloqueio dos caminhoneiros. 
Já está faltando carnes nos supermercados. "O risco de desabastecimento é real nos frigoríficos que nos fornecem carnes", disse Vieira.
Segundo ele os supermercados deverão fechar no final de semana, caso a greve não termine. "Leite, frutas, verduras e carnes começaram a faltar hoje", alerta Gerardo Vieira.
O governador Camilo Santana (PT) lançou nota sobre a greve dos caminhoneiros: "Governo do Ceará tem adotado as medidas necessárias para reduzir os transtornos ocasionados pela paralisação nacional dos caminhoneiros. Ao mesmo tempo em que acompanha atentamente as negociações do Governo Federal com os grevistas, o Governo do Ceará trabalha para garantir os serviços públicos essenciais. Reuniões com setores estratégicos da administração estão sendo realizadas no sentido de monitorar eventuais problemas e otimizar soluções".
A Câmara Municipal de Fortaleza cancelou sua sua agenda de solenidades prevista para hoje devido a greve dos caminhoneiros.
Após parecer favorável emitido pelo Ministério Público Federal, uma ação popular – de autoria do vereador Célio Studart (PV-Fortaleza) - contra o aumento de combustíveis no País, seguirá para julgamento em Brasília.]
A decisão foi emitida pela Terceira Turma do Tribunal Regional Federal da 5ª Região. A previsão é que o processo seja distribuído até próxima semana no Tribunal Regional Federal da 1ª Região.
A ação questiona os aumentos das alíquotas das contribuições para o PIS/PASEP e da COFINS sobre combustíveis (Decreto 9.101/2017, do presidente Michel Temer) e passará a tramitar por conexão na 20ª Vara Federal de Brasília-DF, vinculada ao Tribunal Regional Federal da 1ª Região. O despacho foi feito pelo Desembargador Relator, Emiliano Zapata Leitão.
Sobre a decisão, Célio Studart declarou que “essa ação é de extrema importância, pois é um meio jurídico para o exercício da soberania popular. Apesar de ser o autor da ação, atuo como um representante da coletividade, pois o brasileiro não aceita mais os constantes aumentos abusivos no preço dos combustíveis”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Fortalezenses

Tidy Odonto

Futricas Fortalezenses