Parlamento Metropolitano

Com o objetivo de debater e promover parcerias para a solução de questões comuns em áreas como saneamento, saúde, mobilidade urbana e geração de emprego e renda, foi que na noite de ontem, a Câmara Municipal de Fortaleza realizou o 3° Encontro do Fórum Parlamentar Metropolitano-FPM (foto Erika Fonseca).
O debate ocorreu na Câmara Municipal de Maranguape, com a participação do presidente Salmito Filho (PDT), do Coordenador do FPM, professor Eduardo Neto, dos 19 vereadores que compõem o Legislativo local e da população maranguapense.
Durante o pronunciamento dos vereadores, eles destacaram diversos problemas, como o preço elevado da passagem de ônibus; os limites territoriais; a ausência de um Hospital Metropolitano; a péssima qualidade da água; a necessidade de saneamento básico e de obras estruturantes.
O presidente Salmito ouviu todas as demandas e reforçou que a união entre as Câmara Municipais, por meio da criação do Parlamento Metropolitano, é que permitirá pautar esses problemas com articulação e planejamento.
“O Parlamento Metropolitano terá o objetivo de servir a população da Região Metropolitana naqueles pontos que são intercessões, que são problemas ou desafios comuns. Isso significa ter um fórum, um espaço a mais para debater problemas e sugerir soluções.”
O presidente da Câmara Municipal de Maranguape, Evaldo Batista (PMB), ainda ressaltou que esse envolvimento entre os Legislativos Municipais deve se tornar mais forte. O parlamentar afirmou que essa experiência é única e que tem o empenho de todos os municípios da Região Metropolitana na busca de soluções conjuntas.
Para a população, que também esteve presente nesse debate, a integração entre os municípios só irá favorecer o desenvolvimento das cidades.
“Fico muito feliz com essa iniciativa porque demonstra a preocupação dos municípios (da Região Metropolitana). No momento que a gente vive uma grande dificuldade no país, tanto politica como financeira, essa união para Maranguape seria interessante”, disse Cícero Lira.
O Fórum do Parlamento Metropolitano já aconteceu em outros dois municípios, Horizonte e São Gonçalo do Amarante. Outras seis cidades serão visitadas, mas o objetivo é envolver os 19 municípios da Região Metropolitana, sobretudo os vereadores.
O processo de criação do Parlamento Metropolitano se dará a partir da decisão de cada Câmara Municipal, de se colocar como membro participante. Após o ato, será montado uma agenda propositiva, que será discutida e compartilhada. O formato está em aberto e será construído em conjunto. A expectativa é que essa política institucional comece a funcionar ainda este ano.
“O Parlamento Metropolitano já é uma experiência em vigência no Brasil. São onze existentes, e há algum tempo, que o presidente Salmito vem liderando esse movimento de criar um Parlamento Metropolitano aqui no Ceará. O presidente tem uma visão republicana e busca fomentar essa integração entre os Legislativos Municipais, na perspectiva de integrar melhor essas Casas, buscar soluções comuns a partir da vivência, da experiência, e da percepção dos vereadores que estão mais próximos da população”, explicou o coordenador do Fórum, Eduardo Neto.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tidy Odonto

Futricas Fortalezenses

II Festival Zepelim