Terrorismo em Fortaleza

Sete ônibus foram incendiados em Fortaleza. Os empresários recolheram os veículos. Os primeiros ataques aconteceram na Praça do Coração de Jesus, no Centro da Cidade. Bandidos invadiram dois ônibus, mandaram os passageiros descer e atearam fogo.
Um outro ataque aconteceu na Avenida Leste-Oeste. Também foram registrados ataques a coletivos no cruzamento da Rua Padre Mororó com Castro e Silva; na Avenida do Imperador; e no bairro Vila Velha.
De acordo com nota da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social, duas torres de telefonia móvel (Sapiranga e Jardim Iracema foram atacadas e pneus incendiados nos bairros Vila Velha e Quintino Cunha. Três suspeitos foram detidos no Centro, portando galões de gasolina.
De madrugada, a sede da Secretaria de Justiça foi alvejada. Mas o serviço de inteligência da Polícia tinha sido avisado e policiais revidaram. Três bandidos morreram no confronto com policiais. Uma granada foi apreendida com os criminosos.
Na quinta-feira, uma unidade dos Correios, localizada no bairro Padre Andrade, também foi alvo de bandidos, que tentaram por fogo no prédio. Um bilhete com ameaças ao governador Camilo Santana e ao presidente do Senado, Eunício Oliveira, foi deixado no local pelos criminosos. A Polícia Federal está apurando este último caso.
Não se sabe se os episódios de violência estão interligados. A suspeita é que sejam formas de intimidação para que o governo cearense não cumpra uma determinação da Justiça para implantação de bloqueadores de celulares nos presídios.
Pela manhã, durante inauguração da Unidade de Segurança Integrada do Antônio Bezerra, Camilo Santana afirmou que não se intimidará. "Nem a Polícia e nem o Estado vão aceitar qualquer afronta", disse.
Em seu discurso, Camilo culpou o tráfico de drogas pelo aumento da violência. E reafirmou ser este um problema de todo o Brasil. Ao lado do deputado federal, Cabo Sabino, o governador cobrou responsabilidade do Congresso Nacional. "É preciso rever as leis frouxas da segurança pública neste país para botar a bandidagem maior na cadeia. É impossível imaginar que ainda tenha progressão de pena para quem mata neste país. Para quem tira vida de pessoas, não pode ter progressão de pena. Tem que ter a pena máxima", defendeu o governador.
Veja a nota da SSPDS sobre os atentados deste sábado:
"A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE) informa que a Polícia Militar do Ceará (PMCE) realizou a prisão de três indivíduos suspeitos de atear fogo em coletivos. As prisões aconteceram na noite deste sábado (24), no Centro de Fortaleza. Dois dos suspeitos estavam com um galão de gasolina, Rua Castro e Silva, próximo à Praça da Estação.
Os indivíduos foram identificados como Daniel Vanderlei de Freitas Costa (24) e Antônio Elton Lopes Cassiano (29), que tem três passagens por roubo, por porte de arma de fogo e identidade falsa. Um terceiro homem – Igor Victor da Silva Fernandes (18) – foi preso na Rua Padre Mororó, também no Centro, com outro galão de gasolina.
A SSPDS determinou o reforço no policiamento, inclusive com apoio de helicópteros da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer).
Uma reunião entre a cúpula da Segurança Pública e representantes da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) e do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus) está sendo realizada para traçar as ações para a segurança dos veículos, trabalhadores e passageiros.
Em todas as ocorrências, composições do Corpo de Bombeiros do Estado do Ceará (CBMCE) atuaram para combater os incêndios. A Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) ficará responsável pelas investigações.”

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tidy Odonto

Futricas Fortalezenses