Futricas Cearenses

Eis a nota do Centro Acadêmico Tristão de Athayde, sobre a atual situação do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Ceará (UFC):
"Imagina-se que o curso de Jornalismo da Universidade Federal do Ceará tenha a estrutura e valorização necessária para a formação desses estudantes, certo? Errado. A graduação em Jornalismo da UFC passa por problemas estruturais que impossibilitam o máximo nível de aprendizado dos alunos. Além de sofrermos, há bastante tempo, com o problema de locação.
O curso de Jornalismo da UFC é tradicional. Completa, em 2018, 53 anos. A escola de comunicação, sempre bastante concorrida no vestibular, já formou inúmeros profissionais ao longo destas cinco décadas, que atuam em diferentes partes do mundo.
Dito isto, é importante salientar que conceitos como tradição, longos anos de formação, e prestígio não são diferenciais necessários para influenciar na qualidade da formação dentro da Universidade. Todos, TODOS, os cursos merecem o apoio suficiente para o funcionamento digno de uma graduação.
Fazemos parte do Instituto de Cultura e Arte, localizado no Campus do Pici, mas estudamos no Centro de Humanidades, que faz parte do Campus do Benfica. Isto porque não possuímos estrutura básica para funcionar no ICA. Já no Centro de Humanidades, vivemos quase como “de favor” e somos ameaçados constantemente de expulsão pela diretora do Centro de Humanidades.
Turmas de graduandos entram e saem, e a promessa de estudar no ICA – cuja conclusão era prevista para 2011, mas até o momento não está nem perto de ser terminado – continua. Para além disto, “nosso prédio” no Benfica, onde encontra-se a coordenação do curso, as salas audiovisuais, os laboratórios de informática etc, sofre com problemas grotescos de infraestrutura.
No terceiro andar do prédio, encontram-se os estúdios de Fotografia e Televisão, além do estúdio da UFCTV e as ilhas de edição de vídeo, áudio e imagem. O teto deste andar está ameaçado, o chroma key (aquele fundo verde de estúdios) do nosso estúdio de TV está inutilizável por conta das chuvas. O mofo toma conta do estúdio de Fotografia e estúdio de Rádio. E estes problemas são históricos. Mas a situação chegou a um ponto onde tudo precisa ser divulgado, para que se torne público, e a comunidade acadêmica empatize com o caso. E a administração da Universidade tome providências.
Para além destes problemas estruturais, o Jornalismo da UFC, neste semestre, sofre com a ausência de professores para oito disciplinas. Isso mesmo, estudantes de oito cadeiras estão atualmente sem aula porque a seleção e os editais para contratação de professores substitutos ainda não foram concluídos. E em um dos casos, nem foi lançado e nem existe data prevista.
As disciplinas de Telejornalismo I, Telejornalismo II, Laboratório Multimídia, Laboratório de Telejornalismo, Cibercultura, Teorias da Comunicação II, além do módulo de Telejornalismo da cadeira de Introdução às Técnicas Jornalísticas estão com as aulas paradas. Essa situação prejudica tanto alunos que estão nos semestres iniciais, quanto alunos veteranos próximos ao fim da graduação.
A Coordenação de Jornalismo já recorreu à Direção do Instituto de Cultura e Arte e à Reitoria da Universidade. Porém, as respostas aos nossos problemas têm demorado a chegar, e quando chegam, são muito vagas e até mesmo ineficazes (para a solução dos problemas). Não sabemos quais medidas serão tomadas em relação ao conserto da nossa estrutura. Também não sabemos quando as aulas das disciplinas suspensas retornarão.
Por estes motivos, o Diretório Acadêmico Tristão de Athayde, representação estudantil dos Cursos de Comunicação (Jornalismo e Publicidade e Propaganda) da UFC, junto à Coordenação do Curso de Jornalismo, lançam esta nota, para tornar pública a situação lamentável que professores e alunos têm de enfrentar diariamente, e convocar uma Assembleia de Curso, com a presença do corpo discente e docente, hoje (8), às 16 horas, no “Ventão”, Campus do Benfica. No espaço, as questões apresentadas nesta nota serão discutidas e pensaremos também em medidas e atividades pontuais para pressionar a administração da Universidade para a solução de nossos problemas em um tempo razoável.
Diretório Acadêmico de Comunicação Tristão de Athayde".

Providências

O reitor da UFC, Henry Campos, disse que há problemas pontuais, mas que estão sendo resolvidos. Também professores substitutos estão sendo contratados.

Já a coordenação do curso de Jornalismo da UFC diz que está subordinada ao Instituto de Cultura e Arte e que não se pronunciará.



8 MAR, 2018 10H22

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Fortalezenses

Tidy Odonto

Futricas Fortalezenses