Fraport administra Pinto Martins a partir de hoje


A Fraport passa efetivamente a administrar o aeroporto internacional Pinto Martins a partir de hoje.
Há uma linha de crédito no Banco do Nordeste do Brasil (BNB), do Fundo Constititucional de Financiamento do Nordeste (FNE), na categoria Logística, com taxas de juros competitivas, que o BNB está negociando com a Frafort. O aporte do FNE para 2018 deve girar em torno de R$ 27 bilhões.
A princípio, a Fraport aguarda a autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para retomar as obras de ampliação do Pinto Martins. As obras devem ser recomeçadas ainda neste primeiro semestre de 2018 com o aumento em 500 metros da pista de pouso e decolagem e a construção de um novo terminal de passageiros.
Sobre o Hub Air France-KLM-Gol, que começa em maio de 2018, o diretor da Fraport, Klaus Jeschke, garante que a concessionária alemã sabe operar: "Nós sabemos como operar um HUB, e as companhias aéreas estão cientes de que a Fraport sabe operar um centro de conexões. Nós entendemos o que é necessário para desenvolver o serviço e vamos oferecer toda a estrutura para isso", diz Klaus Jeschcke (foto Divulgação).
Desde 28 de julho de 2017, a Fraport administra o Pinto Martins em parceria com a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). A Fraport arrematou o aeroporto de Fortaleza por R$ 1,5 bilhão no leilão realizado em março de 2017, em São Paulo. A concessionparia promete ivestir cerca de R$ 2 bilhões na modernização e na ampliação do Pinto Martins.
O governador do Ceará, Camilo Santana (PT) destaca que "esse primeiro momento da Fraport foi essencial para que se desenvolvesse da melhor forma o processo de transição entre a Infraero e a Fraport".
Segundo Camilo, "nós colocamos aqui toda a nossa ansiedade sobre o benefício que a parceria com a Fraport trará para o Ceará. É uma empresa que tem uma expertise e um know-how no mundo inteiro neste setor (aeroportuário). Temos a expectativa de Fortaleza se tornar um centro de conexões aéreas. A nossa luta, que começou em 2015, quando foi anunciado o interesse da Latam de construir um HUB de conexões aéreas aqui no Nordeste brasileiro. A concessão do aeroporto foi fruto dessa luta do Estado e da Prefeitura de concretizar a concessão. Ficamos muito felizes porque a Fraport é hoje concessionária do aeroporto de Fortaleza".
Funciona desde julho de 2017 um grupo de trabalho formado por representantes do Governo do Estado e da Prefeitura de Fortaleza, com o objetivo de manter o constante diálogo com a empresa alemã durante todo o período de mudanças a serem feitas no Pinto Martins. "Vamos estar sempre à disposição para ajudar no que for possível e garantir toda a tranquilidade para que sejam feitas as melhorias", afirma Camilo.
O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT), explica que o interesse das três partes é única em busca do progresso através de mudanças no Aeroporto Internacional Pinto Martins.
"Muito mais importante do que terminar a obra do aeroporto, ou tão importante quanto qualificar a operação do aeroporto, é a compreensão compartilhada entre Governo, Prefeitura e a própria Fraport que isso representa a geração de oportunidades para a cidade. Um aeroporto moderno, operado por uma empresa com alto padrão de qualidade como a Fraport, pode nos trazer benefícios práticos como o aumento no fluxo de passageiros circulando e o valor econômico de cargas. Esses dois fatores trarão grande desenvolvimento para Fortaleza", observa Roberto Cláudio.
LATAM - Com a Fraport, o Governo do Ceará e a Prefeitura de Fortaleza esperam subir o patamar da Capital cearense na disputa pelo HUB da Latam no Nordeste com Natal e Recife. A expectativa se justifica pelo histórico representativo da empresa alemã na administração de aeroportos. Responsável por 24 unidades, distribuídos por Europa, Ásia e América do Sul (Peru), a gestora é responsável por um dos melhores equipamentos para aviação no mundo - aeroporto de Frankfurt, o 10º no ranking geral.
Segundo Klaus Jeschcke, a localização geográfica estratégica é algo que Fortaleza já conta como vantagem importante. Agora, segundo ele, resta atrair as companhias aéreas através da implementação de uma estrutura moderna e eficaz nos serviços do aeroporto da cidade. "O que nós podermos fazer, nós faremos tudo possível. Ofertar alta qualidade de serviços, alta qualidade em termos de transferências, vamos oferecer ótimos processos operacionais e também aqueles que tem a ver com imigração. Todos fatores serão incluídos".
Potencial ponto de ligação entre a América do Sul e a Europa, se Fortaleza receber o HUB, a instalação do centro de conexão significará um investimento de R$ 4 bilhões e deve promover a geração de 10 mil empregos diretos e indiretos.
Em março de 2017, Camilo Santana se reuniu com diretores da Fraport em Frankfurt, na Alemanha. Ele visitou algumas dependências do aeroporto de Frankfurt - hangares, terminal 3 e as estruturas operacionais de empresas de carga, como DB e Palapina. O equipamento alemão, administrado pela Fraport, é o principal hub de conexões da Europa.
Durante o encontro, Camilo se comprometeu que vai intermediar uma reunião da Fraport com a Latam, que tem interesse em instalar um HUB de conexões no Nordeste.

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